Série especial Fox Run entrega mais, por menos
Visual mais esportivo e melhor conjunto de equipamentos são os destaques dessa série
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As séries especiais em automóveis são sempre uma boa opção, para o cliente que valoriza o visual e um pacote de equipamentos com melhor custo-benefício. E é exatamente essa a estratégia da Volkswagen com o Fox na série especial Run, que tem como foco consumidores que valorizam uma imagem esportiva, porém não têm interesse em investir em motorizações mais potentes.
O Fox Run vem equipado com o já conhecido motor 1.6 litro – 8 válvulas com potência máxima de 104 cv no etanol. A transmissão é manual de cinco marchas.
Estilo diferente
Baseada na configuração intermediária do Fox Comfortline 1.6, ela acrescenta itens estéticos esportivos diferenciados. Externamente, se diferencia por faixas laterais com a inscrição “Run”, grade dianteira tipo “colmeia” em preto brilhante, faróis e lanternas escurecidos, adesivo preto na região da placa traseira, retrovisores pintados em preto e rodas de liga leve de 15 polegadas. Por dentro, a cabine tem revestimento do teto e painel escurecidos, volante e alavanca de câmbio revestidos de couro e tapetes de carpete. Os bancos também trazem revestimento exclusivo, com apliques nas laterais e faixa central com material refletivo, além da inscrição “Run” nos encostos dianteiros.
A lista de itens de série é interessante. Inclui ar-condicionado manual, alarme, vidros, travas e retrovisores elétricos, computador de bordo, faróis e lanternas de neblina, sistema de alarme com comando remoto, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, chave tipo\\\"canivete\\\" com comando remoto, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, retrovisores externos elétricos com função til-down no lado direito, gaveta sob o banco do motorista, porta-malas com abertura por controle remoto, banco traseiro rebatível (encosto e assento), volante multifuncional revestido em couro, aerofólio traseiro na cor do veículo, rodas de liga leve aro 15\\\" e sistema de entretenimento com espelhamento de celulares.
Desempenho
O motor 1.6 do Fox Run não chega a expressar esportividade, mas garante um desempenho satisfatório, sendo melhor em circuito urbano. Os 15,6 kgfm de torque máximo com etanol surgem já em 2.500 giros, proporcionando alguma agilidade no trânsito. O câmbio manual de cinco marchas tem engates precisos e suaves (característica tradicional de todos veículos da Volkswagen).
Conforto e interior
O interior segue a linha racional dos modelos de entrada da Volkswagen. Conta com qualidade de montagem e de materiais.
O espaço interno é favorecido pela boa altura do Fox. Quatro adultos conseguem se acomodar no interior sem apertos. O isolamento acústico é eficiente em velocidades de cruzeiro na casa dos 110 km/h e condiz com a proposta do carro. A suspensão, apesar de ser um pouco mais firme, consegue absorver boa parte das irregularidades do asfalto.
É bem fácil encontrar a melhor posição para o motorista, graças ao eficiente ajuste de altura do banco além do ajuste de altura e profundidade do volante. Nas manobras de estacionamento, a direção elétrica é outro trunfo do carro: extremamente leve em baixa velocidade e, conforme o velocímetro sobe, ganha a firmeza necessária para transmitir segurança.
A cabine tem bons porta-objetos que facilitam o dia a dia. Há também uma gaveta sob o banco do motorista, boa para esconder itens mais valiosos. O porta-malas leva 270 litros.
Tecnologia
O modelo já traz de série central multimídia com espelhamento de celulares. Trata-se da central Composition Media.
Essa nova central traz a tecnologia Volkswagen App Connect, que reúne os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. Com essa tecnologia, a tela da central pode repetir o que está sendo exibido na tela do celular, e é possível comandar o sistema de infotaiment pelo celular ou comandar o celular pelo sistema de infotainment.
A “Composition Media” traz tela de 6,3 polegadas sensível ao toque, colorida, com alta resolução e conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect. Outro destaque é o sensor de aproximação. Assim que o motorista ou o passageiro da frente movimentam a mão próximo à tela, o sistema automaticamente apresenta comandos e funcionalidades na tela.
No modo display o sistema de infotainment mostra apenas o essencial. No modo operacional, novos elementos aparecem, podendo ativar funções através de toques que são destacados para simplificar a utilização intuitiva.
Também existe a função que permite que as listagens sejam roladas ou que as capas dos CDs na biblioteca de mídia sejam selecionadas rapidamente. Conta ainda com leitor de CD, entrada para SD-Card, Aux in e porta USB.
É possível parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente, mas com funções diferentes. Enquanto um está no modo viva-voz, o outro pode estar conectado como reprodutor de música (Streaming de áudio).
Ambas centrais de infotainment permitem a leitura de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. Também é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, que é enviada em formato SMS. Esse recurso nem sempre funciona corretamente. Ruídos na cabine ou uma fala não muito clara, podem dificultar o funcionamento.
Essa central está habilitada para operar junto com o Apple CarPlay, MirrorLink e Android Auto. Vale lembrar que só podem ser “espelhados” aplicativos certificados por cada um dos sistemas, e que algumas funções estão disponíveis para determinados modelos de aparelhos celular.
MirrorLink
Essa tecnologia possibilita mostrar conteúdos e operar funções do telefone celular por meio da tela do sistema de infotainment. Para evitar distrair o motorista, apenas aplicativos desenvolvidos especialmente para isso, podem ser utilizados com o carro em movimento.
O usuário conecta o smartphone ao carro via porta USB, e passa a usar o aplicativo por meio da tela do sistema de infotainment. Entre os aplicativos disponíveis estão My Guide, Shared Audio, Glympse, Aupeo!, miRoamer, Parkopedia e Sygic – aplicativo de navegação offline, que permite baixar os mapas localmente e utilizar a navegação mesmo sem sinal GSM. A lista completa de apps está disponível AQUI!
O MirrorLink foi desenvolvido por um consórcio industrial de fabricantes de automóveis e smartphones (Samsung, HTC, Sony e LG). Aparelhos da Motorola e demais marcas, ficam de fora dessa compatibilidade. A lista completa de aparelhos suportados pode ser vista AQUI!
Google Android Auto
O Android Auto foi desenvolvido pelo Google para smartphones que utilizam a plataforma Android. Similar ao MirrorLink, apenas aplicativos selecionados são mostrados na tela do sistema de infotainment do carro, como o Maps da Google.
Os aplicativos do Android Auto podem ser utilizados tanto por meio da central multimídia do veículo, como pelo controle de voz Google Voice. Eles podem ser ativados por um botão no volante multifuncional do Fox Run.
Ele também utiliza a conexão USB por cabo. Os aplicativos que podem ser incorporados por meio do Android Auto incluem Google Maps, Google Play Music, WhatsApp e Spotify. A lista completa pode ser vista AQUI!
Apple CarPlay
O Apple CarPlay é a tecnologia de espelhamento desenvolvida pela Apple. Ele incorpora o controle por voz “Siri”, e também funciona com os controles do carro, como botões ou tela sensível ao toque. Assim como os demais sistemas, o Apple CarPlay permite utilizar alguns recursos do telefone enquanto estiver dirigindo, sem que o motorista precise tirar as mãos do volante.
Com o telefone conectado na entrada USB, a interface pode ser feita por meio de comandos de voz, com a ajuda da tecnologia Siri. É possível realizar chamadas telefônicas, retorne ligações e escutar mensagens de voz por meio dos alto-falantes do veículo. O sistema também é capaz de ler, enviar e responder mensagens de texto.
O Apple CarPlay permite ouvir as músicas e podcasts armazenados no telefone, controle de mensagens, controle do telefone e alguns outros aplicativos a serem disponibilizados pela Apple como: Spotify, Podcasts, Stitcher, Overcast, entre outros. A lista completa está disponível AQUI!
Ficha técnica
Motor: Flex 1.598 cm³ transversal, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindro.
Injeção: multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Taxa de compressão: 12,1:1
Potência: 101 cv e 104 cv a 5.250 rpm com gasolina e etanol.
Torque: 15,4 kgfm e 15,6 kgfm a 2.500 rpm com gasolina e etanol.
Aceleração: de 0 a 100 km/h 10,6 segundos
Velocidade máxima: 181 km/h
Peso: 1.094 kg
Transmissão: Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré.
Tração: dianteira
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com barra estabilizadora. Traseira por barra de torção e amortecedores hidráulicos
Porta-malas: 270 litros
Tanque de combustível: 50 litros
Produção: São José dos Pinhais, Paraná
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Revista Comprecar
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