Stellantis constrói liderança em seu primeiro ano de operações na América do Sul
Ao completar o primeiro ano de operação hoje, 19 de janeiro, a Stellantis celebra a liderança de mercado no Brasil, na Argentina e na América do Sul
“Ao longo deste ano, nós criamos uma organização global e regionalmente forte, que tem uma estratégia de crescimento, com propósito e valores claros e, sobretudo, com um time valioso de 24 mil colegas, que se destacam por seu talento e comprometimento”, disse Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América Latina.
Ele celebrou a data agradecendo a contribuição decisiva de fornecedores, concessionários e outros parceiros, que deram respostas rápidas aos desafios decorrentes da constituição e consolidação de Stellantis.
Filosa enfatizou também o esforço decisivo das pessoas que construíram a liderança da empresa. “Sabemos que podemos contar com as brasileiras e brasileiros, argentinas e argentinos, chilenas e chilenos, enfim, com as pessoas de todas as nacionalidades desse fantástico continente que trabalham na Stellantis. São os protagonistas de nossa história de sucesso”, acrescentou.
Ao longo de seu primeiro ano de operação, a Stellantis integrou equipes, fábricas e outras instalações usando um símbolo bem regional: uma gigantesca camisa com as cores da Stellantis, azul e branco, medindo 15 metros de comprimento e 11 metros de largura e ostentando o logotipo da empresa, que percorreu as fábricas do grupo e foi assinada pelos colaboradores. O CEO Carlos Tavares fez questão de deixar seu autógrafo na grande peça, que simboliza o espírito de equipe.
A construção da liderança
A Stellantis encerrou seu primeiro ano de operações com o saldo de 811,6 mil veículos comercializados no mercado sul-americano, o que garantiu a liderança com 22,9% de participação no mercado regional. Deste total, 635,5 mil veículos foram comercializados no Brasil, com 32% de participação de mercado, e outros 103,3 mil na Argentina, o equivalente a 29,1% do mercado local. Estes resultados asseguraram a liderança da Stellantis no Brasil, Argentina e América do Sul, consolidando a empresa como o maior fabricante regional de automóveis e comerciais leves.
A liderança foi construída com base em uma estratégia consistente de lançamento de produtos e de sinergia entre as marcas que constituem o portfólio do grupo. Foram 11 lançamentos no Brasil:
Os novos SUVs Fiat Pulse e Jeep Commander, Nova Toro, Novo Compass, Nova Fiorino, Strada automática e Peugeot 3008,Os elétricos Fiat 500e, Novo Peugeot e-208 GT, Peugeot e-Expert e o novo Citroën Ë-Jumpy, além da apresentação novo Citroën C3.
Na Argentina, foram oito lançamentos, com destaque para o DS 7 Crossback E-Tense, modelo líder do segmento. O Chile recebeu seis novos modelos, com destaque para a picape Peugeot Landtrek e para o Opel Mokka.
Todas as marcas da Stellantis cresceram acima do mercado. A Fiat, que liderou o mercado brasileiro, cresceu 34% em relação ao ano anterior, enquanto o mercado nacional de automóveis e comerciais leves expandiu-se 1,7% no período. Jeep cresceu 35,1% e liderou o segmento de SUVs, enquanto Ram atingiu seu recorde de vendas e cresceu 87%. A Citroën demonstrou o mesmo vigor, com uma expansão de 73,2%. Mas foi a marca Peugeot a que mais cresceu no ano: 118,9% na comparação com o ano anterior.
A Stellantis e a Fiat também celebraram os carros mais vendidos nos dois mercados mais importantes da região. A Fiat Strada liderou o mercado brasileiro, sendo a primeira picape a ocupar o topo das vendas entre todos os modelos de automóveis e comerciais leves no país, enquanto o Fiat Cronos foi o mais vendido na Argentina.
Inovação como estratégia
“A Stellantis nasceu para ajudar a construir o futuro da mobilidade. E está avançando nesta direção com iniciativas concretas de desenvolvimento de novos processos e produtos, dentro de uma estratégia de inovação que envolve todo um ecossistema”, enfatizou Antonio Filosa.
Neste esforço, o Tech Center Stellantis para América do Sul, centro de desenvolvimento de veículos do grupo, investiu em novas instalações e equipamentos, consolidando uma estrutura de 60 laboratórios e reforçando sua capacidade de projetar, desenvolver e testar veículos de classe mundial na América do Sul.
Os serviços conectados a bordo tornaram-se realidade através dos sistemas Fiat Connect Me, Jeep Adventure Intelligence e Cart, plataforma de e-commerce do grupo, que agrega novas experiências ao longo da jornada de utilização do veículo, facilitando o acesso aos mais diversos serviços, como alimentação, abastecimento, pagamento, estacionamento, através da central multimídia do carro.
Para avançar mais e mais rápido, o Polo Automotivo Stellantis de Goiana tornou-se a primeira planta industrial a utilizar tecnologia 5G em rede na América do Sul. O projeto piloto foi implantado em outubro e novas funcionalidades estão sendo desenvolvidas, envolvendo Inteligência Artificial, Visão Computacional, Cloud Computing, Internet das Coisas, entre outras tecnologias.
“Esta é uma conquista que confirma a vocação da Stellantis para a inovação com foco na satisfação do cliente. Queremos estar na vanguarda das novas tecnologias, na perspectiva de sermos protagonistas da nova era de mobilidade sustentável”, destacou Antonio Filosa.
Stellantis N.V.
Nascida do espírito visionário de suas empresas fundadoras, a Stellantis N.V. foi criada para moldar o futuro da mobilidade com soluções inovadoras e sustentáveis. Hoje, a Stellantis marca seu primeiro aniversário com uma análise das principais etapas realizadas durante os últimos 12 meses.
“Nosso setor está entrando em uma nova era, impulsionado pelo estilo de vida cada vez mais digital dos clientes”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Não é por acaso que a Stellantis nasceu exatamente quando o mundo precisa de um novo tipo de espírito, que apoie essa necessidade humana, fornecendo liberdade de mobilidade limpa, conectada, econômica e segura para todos. Estou grato a todos os empregados da Stellantis por sua contribuição diária para construir nossa base comum e alcançar a grandeza e os resultados que pavimentam o caminho para um futuro brilhante”.
Planejando investimentos de mais de €30 bilhões até 2025 para executar estratégias de eletrificação e software para apoiar as 14 marcas icônicas e duas marcas de mobilidade, bem como a transformação da companhia para se tornar uma empresa tecnológica de mobilidade sustentável, enquanto constrói um ecossistema inovador e poderoso com parcerias estratégicas
Revelando uma estratégia de eletrificação ambiciosa com 33 veículos elétricos disponíveis, incluindo vans com células de combustível, e mais oito veículos elétricos a bateria, que entrarão no mercado nos próximos 18 meses, além de parcerias com Automotive Cells Company, Factorial Energy, LG Energy Solution, Samsung SDI e Vulcan Energy Acelerando sua transformação de software por meio de colaborações inovadoras com Amazon, BMW, Foxconn e Waymo
Fortalecendo as operações financeiras globais nos Estados Unidos, adquirindo First Investors Financial Services e desenvolvendo parcerias na Europa com Europe with BNP Paribas Personal Finance, Crédit Agricole Consumer Finance e Santander Consumer Finance
Preparando o plano estratégico de longo prazo a ser apresentado em 1º de março
Um futuro brilhante à frente
“Ainda temos muito trabalho pela frente, mas a comunidade Stellantis está no caminho certo. A corrida já começou”, disse Tavares. “A Stellantis fará a diferença no ambiente exigente em que trabalha. É nossa missão e, graças ao nosso espírito competitivo, estou confiante de que nossas estrelas continuarão a brilhar”.
A jornada da Stellantis começou há apenas 12 meses com uma presença bem-estabelecida em três regiões poderosas – Europa, América do Norte e América do Sul – além de um potencial não explorado em mercados importantes, como China, África, Oriente Médio, Oceania e Índia. Com as operações industriais em mais de 30 países, a empresa tem a capacidade de cumprir com eficiência e exceder as expectativas do consumidor, além de fornecer veículos e serviços de qualidade inigualável em mais de 130 mercados.
A jornada da Stellantis
18 de dezembro de 2019: Groupe PSA e FCA assinaram um contrato de fusão de 50/50 15 de julho de 2020: PSA e FCA revelaram o nome da futura empresa: Stellantis 14 de setembro de 2020: Assinatura de uma alteração no acordo de fusão, considerando o impacto econômico da pandemia de COVID-19 29 de setembro de 2020: FCA e PSA anunciam a composição dos membros do Conselho da Stellantis 9 de novembro de 2020: Revelação do logotipo da Stellantis 4 de janeiro de 2021: Assembleias Gerais de acionistas da PSA e FCA aprovam a fusão das empresas 16 de janeiro de 2021: Fusão concluída da Peugeot S.A. e Fiat Chrysler Automobiles N.V. 17 de janeiro de 2021: A fusão de empresas é chamada Stellantis N.V. (Stellantis) 18 de janeiro de 2021: cerimônias de Abertura da Stellantis na Euronext Paris, França e Borsa Italiana Milan, Itália 19 de janeiro de 2021: Cerimônia de Abertura da Stellantis na New York Stock Exchange
Primeiro aniversário da Stellantis: Confira o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Fn5zvfvTcIs
Revista Comprecar
- Notícias 29/11/2024 Volvo Cars apresenta a melhor XC90 de todos os tempos Nova e aprimorada
- Notícias 29/11/2024 GWM oferece inspeção e lavagem grátis em campanha de férias Para todos os seus clientes
- Notícias 27/11/2024 Audi do Brasil e LATAM Pass iniciam campanha inédita Para oferecer 500 mil pontos aos clientes que comprarem o Audi Q5 híbrido no Brasil
- Notícias 26/11/2024 Hyundai Tucson fabricado no Brasil Volta a ser comercializado em versão atualizada
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca