Toyota Corolla chega ao modelo 2018
Além do novo visual, todas as versões passam a ser equipadas com controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e sete airbags
A Toyota acaba de oficializar a chegada ao mercado brasileiro da linha 2018 do Corolla. Como principal destaque, o sedan chega com design renovado e mais itens de conforto e segurança. Outra novidade que chega com o novo visual é a volta da versão XRS, com apelo visual mais esportivo. Essa versão traz itens como aerofólio traseiro, saias esportivas, ponteira de escapamento cromada e interior na cor preta.
Outra importante e necessária alteração, é o controle de estabilidade, tração, assistente de subida e sete airbags para toda a linha. Cabe destacar que o Corolla era o único sedan na categoria a não oferecer esse recurso. Ainda sim, o Corolla mantém as cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCap.
O Corolla 2018 chega disponível em seis versões: GLi 1.8 com transmissão manual de seis marchas; GLi 1.8L e GLi 1.8L Upper com transmissão automática Multi-Drive CVT; XEi, XRS e Altis, todas com motor 2.0 e equipadas com a transmissão automática Multi-Drive CVT. O novo Corolla estará disponível a partir de 17 de março.
Novo Design
O novo desenho do Corolla deixa sua presença mais marcante. As alterações tem maior destaque na parte dianteira, com um conjunto de faróis e grade reestilizados e mais afilados, mantendo o conceito de design Keen Look da Toyota.
O conjunto óptico dianteiro do Corolla 2018 possui faróis de halogênio nas versões GLi e XEi, e de LED, com nivelamento automático, nas versões XRS e Altis. As lanternas com luzes diurnas (DRL –Daytime Running Lights) estão disponíveis a partir da versão XEi, e todas contam com lanternas dianteiras com luz de posicionamento em LED.
Na traseira, as mudanças limitam-se as lanternas, que agora são de LED em toda a linha, e com nova disposição das luzes. Somam-se a essas novidades, as luzes de ré e de seta em tom escurecido.
Na lateral, a mudança é muito sutil. É possível notar uma linha de cintura mais elevada. A partir da versão XEi, o Corolla ganhou também uma antena no estilo shark fin (barbatana de tubarão) e rodas de liga leve de 17 polegadas.
A versão XRS chega com itens como aerofólio traseiro, saias esportivas (frontal, lateral e traseira), ponteira do escapamento cromado e o exclusivo emblema XRS no canto inferior direito da tampa do porta-malas.
Interior
O interior do Corolla 2018 evoluiu pouco. Agora, em todas as versões, o painel mantém o tema horizontal. As zonas de informação (instrumentos) e operação (Áudio/Multimídia e controles do ar-condicionado) estão posicionadas de forma mais intuitiva.
Desde a versão de entrada GLi, o acabamento traz partes revestidas de couro na cor preta, como no volante e detalhes da manopla de transmissão, e cinza, na parte anterior dos bancos dianteiros e traseiros.
As versões GLi Upper e XEi possuem acabamento em couro na cor cinza; a XRS, em couro exclusivo na cor preta; e a topo de linha Altis, na nova cor linho claro. A partir da XEi, todas têm acabamento cromado nos difusores do ar-condicionado, que ganharam formato arredondado. Além destes itens, o botão da alavanca do freio de estacionamento e as maçanetas das quatro portas do Corolla Altis também são cromados.
Os dois tipos de painel de instrumentos disponíveis no Corolla receberam alterações gráficas. Na versão GLi, a zona de informação é composta por um grande círculo central que indica a velocidade, ladeado por dois menores: conta-giros à esquerda, e indicador de combustível e temperatura à direita. Um display de cristal líquido, localizado abaixo do mostrador de velocidade, reúne as informações do computador de bordo.
Na zona de operação do Corolla GLi, os comandos do ar-condicionado são manuais, e há um moderno sistema de som, com conexão Bluetooth® e entradas auxiliares tipo USB, para iPod® e similares.
Nas versões XEi, XRS e Altis, o painel de instrumentos mostra dois grandes círculos em suas extremidades: o esquerdo reúne o conta-giros e o termômetro do motor; o direito, o velocímetro e o indicador de combustível. No centro uma tela de TFT de 4,2”, agora colorida, exibe diversas informações sobre a condução, em projeção tridimensional.
A zona de operação dos modelos XEi, XRS e Altis também apresenta novidades. O sistema multimídia Toyota Play ganhou tela de LCD de 7 polegadas sensível ao toque.
Chama a atenção no painel a iluminação clear blue, comum a todas as versões, para os indicadores no painel de instrumentos, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado. A intensidade da luz pode ser regulada conforme a preferência do motorista.
Equipamentos
O Corolla 2018 mantém o pacote tradicional de equipamentos. Desde a versão GLi, está equipado com direção eletroassistida progressiva; ar-condicionado com controle manual; chave do tipo canivete com comandos do alarme integrados; computador de bordo com seis funções (consumo médio e instantâneo, indicador Eco Drive, autonomia, velocidade média, tempo percorrido, controle de iluminação do painel e da temperatura externa); coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; hodômetro e relógio digital; sistema de som com conectividade USB, para iPod® e similares, e dispositivo Bluetooth; vidros e retrovisores com acionamento elétrico; volante multifuncional; entre outros.
A versão XEi também possui ar-condicionado digital; Smart Entry – sistema de destravamento das portas por sensores na chave; Push Start – sistema de partida sem chave (estes dois últimos são novidades para a versão); espelho retrovisor interno eletrocrômico; controle de velocidade de cruzeiro; rodas de liga leve aro 17”; antena shark fin; faróis de neblina dianteiros; acendimento automático dos faróis; painel de instrumentos com tela TFT colorida de 4,2”; sistema multimídia Toyota Play com tela LCD de 7” sensível ao toque e áudio compatível com DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC e rádio AM/FM; sistema de navegação GPS; TV digital e câmera de ré; Bluetooth®; quatro alto-falantes e dois tweeters; entre outros.
A versão XRS se diferencia da XEi pelo acabamento interno na cor preta; aerofólio traseiro com luz de freio em LED; saias esportivas laterais, frontal e traseira; ponteira do escapamento cromada; faróis dianteiros em LED; ajuste de altura do farol; e rodas diamantadas aro 17”, com acabamento em preto brilhante.
O Corolla Altis acrescenta ar-condicionado dual zone (novidade); limpador do para-brisa com sensor de chuva; banco do motorista com regulagem elétrica de oito posições; espelhos retrovisores externos eletrorretráteis automáticos; e rodas diamantadas aro 17 polegadas, com acabamento na cor cinza.
Outras mudanças
A Toyota informa que desenvolveu nova calibração dos amortecedores dianteiros e traseiros e elevaram a suspensão em 5 mm, para que o balanço entre conforto e estabilidade fosse mantido. Com a alteração na suspensão, o software do módulo de controle da direção elétrica também foi recalibrado. Algumas mudanças, como a adição de uma camada de borracha no revestimento do painel corta-fogo e colocação de feltros nos painéis das portas, contribuíram para a redução do nível de ruído na cabine.
Motor e Transmissão
O Corolla 2018 não teve qualquer mudança na motorização e sistema de câmbio. Ele continua equipado com o conjunto já conhecido:
Motor 1.8 litro Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 144 cv a 6.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 139 cv a 6.000 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 18,6 kgfm (com etanol) e 17,7 kgfm (com gasolina), sempre a 4.800 rpm.
Motor 2.0 Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 154 cv a 5.800 rpm, quando abastecido com etanol, e 143 cv de potência a 5.800 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 20,7 kgfm a 4.800 giros (com etanol) e 19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina).
As transmissões que equipam a linha 2018 são as já conhecidas, manual de seis velocidades, para a versão de entrada GLi, e a consagrada automática Multi-Drive, disponível nas outras versões. A transmissão Multi-Drive deriva da tecnologia CVT, que privilegia a economia. Como diferencial, o software de gerenciamento, que simula sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive. A transmissão Multi-Drive da Toyota oferece, em todas as versões, a possibilidade de trocas manuais sequenciais. Na GLi, exclusivamente na alavanca de câmbio. Nas versões XEi, XRS e Altis, as trocas sequenciais também podem ser feitas por meio das borboletas localizadas atrás do volante.
Segurança
A segurança foi melhorada. Finalmente, todas as versões do Corolla 2018 passam a contar com Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Controle Eletrônico de Tração (TRC) e Assistente de Subida (HAC). Além disso, os dois airbags do tipo cortina, antes disponíveis apenas na Altis, tornaram-se itens de série para toda a linha. Com o aprimoramento, o modelo soma sete airbags – dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista.
Dentre outros equipamentos de segurança, estão o sistema de ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis nos bancos traseiros; travamento automático das quatro portas a 20 km/h; cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força; freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem; luz de frenagem emergencial automática; acendimento automático dos faróis, nas versões XEi, XRS e Altis; e sensor de chuva, na Altis.
Cores
O Corolla 2018 está disponível na rede de concessionárias Toyota nas cores: branco perolizado, prata supernova, cinza granito, preto eclipse, vermelho granada e na nova cor marrom urban. O Corolla XRS, apenas nas cores branco polar e preto eclipse.
Preços
Os preços do Corolla 2018 são:
1.8 GLi manual - R$ 69.690,00
1.8 GLi Multi-Drive - R$ 69.990,00
1.8 GLi Upper Multi-Drive - R$ 90.990,00
2.0 XEi Multi-Drive - R$ 99.990,00
2.0 XRS Multi-Drive - R$ 108.990,00
2.0 Altis Multi-Drive - R$ 114.990,00
Conclusão
Fica claro que a Toyota está se valando da posição de líder de vendas, pelas poucas mudanças feitas no Corolla 2018. Enquanto vários concorrentes apostam em motores turbo, a Toyota não fez qualquer mudança no powertrain. Aliás, a plataforma é exatamente a mesma. As mudanças são basicamente cosméticas, e sem alterações expressivas. E a chegada do ESP, era uma necessidade, pois o Corolla era o único sedan da categoria que não tinha a função. Mas outas alterações como saída de ar-condicionado para o banco traseiro e suspensão multi-link na traseira não foram sequer consideradas. Assim, a Toyota pode agradar um pouco mais o seu atual cliente, mas certamente não deve surpreender muito o cliente típico dessa categoria de sedans médios.
Revista Comprecar
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