Volkswagen Jetta GLI 2022 chega mais potente e tecnológico
Volkswagen Jetta GLI 2022 chega mais potente e tecnológico
O novo Jetta GLI 2022 acaba de chegar ao mercado ainda mais dinâmico, com linhas de design mais marcantes e esportivas. O modelo, produzido no México, mantém a já conhecida plataforma porém com novidades em tecnologia, performance e segurança, elevando a experiência ao volante do sedã.
O GLI é equipado com o reconhecido motor 350 TSI de quatro cilindros, 2.0 litros, com turbocompressor e duplo sistema de injeção (direta + indireta), com comando de válvulas variável para admissão e escape. Com nova calibração, o motor EA888 produz agora 231 cv de potência (1 cavalo à mais) e mantém os 35,7 kgfm de torque, já a 1.500 rpm. Novidade é a caixa de transmissão automática de dupla embreagem DSG agora é de sete marchas (antes eram seis marchas). Isso leva o Jetta de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos e alcança a impressionante velocidade máxima de 249 km/h.
O Jetta GLI 2022 também oferece um comportamento dinâmico acima da média do segmento. Ele conta com um subchassi de aço leve, a suspensão traseira multilink totalmente independente, e possui barra estabilizadora e amortecedores com ajuste esportivo. Com molas mais rígidas e uma postura mais baixa, a suspensão oferece uma dinâmica focada no desempenho, sem sacrificar o conforto.
Dinâmica mais eficiente
No conjunto de tração, o carro traz o diferencial de deslizamento limitado com sensor de torque controlado eletronicamente (VAQ). Como já acontecia na versão anterior lançada aqui em 2019, esse diferencial conta com pacote de embreagem aplicado diretamente na caixa de satélites, de atuação hidráulica por bomba dedicada sob controle eletrônico, e que inclui vetorização por torque. A principal diferença em relação à outros modelos é que, em vez do sistema ESP (programa de estabilidade eletrônico) aplicar o freio individualmente na roda que está patinando (geralmente na parte interna da curva), o sistema transfere o torque para a roda que está melhor apoiada na parte externa da curva, sem o desperdício de energia da frenagem. O modelo de tração dianteira, vem calçado com rodas de 18 polegadas e pneus 225/45R18Y.
O motorista ainda pode configurar o comportamento utilizando os quatro modos de condução disponíveis (Eco, Comfort, Sport e Individual), que influenciam na resposta de aceleração e na velocidade das trocas de marcha. O sistema de direção tem assistida elétrica e relação variável progressiva, capaz de modular a assistência em função da velocidade e do ângulo de esterço. Os dentes da cremalheira de direção se mantêm mais espaçados em relação ao centro, comparado a um conjunto comum, respondendo rapidamente ao entrar em uma curva ou ajudando a reduzir o esforço para rotação total da direção, como em uma baliza. Em velocidades mais altas, a direção ajuste a relação, para entregar uma reação direta e precisa de condução.
O sistema de freios também é muito eficiente, com disco nas quatro rodas, o GLI vem equipado com discos ventilados de 312 mm na dianteira e discos de 300 mm na traseira.
Segurança
Baseado na plataforma modular MQB da Volkswagen, tanto carroceria como chassi foram construídos em parte com aços moldados a quente, de alta e ultra-alta resistência, permitindo o uso de peças mais finas e leves, sem comprometer a rigidez da carroceria. Historicamente o Jetta sempre teve ótimo desempenho em testes de colisão.
Além dos seis airbags de série (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), o sedã conta com Controle adaptativo de velocidade e distância (ACC) com função Stop&Go, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Sistema de Frenagem Pós-Colisão, Detector de Fadiga e ISOFIX com top-tether para fixação de cadeirinhas de crianças no banco traseiro.
Interior
Na cabine, o Jetta GLI 2022 conta com interior sofisticado. O entre-eixos de 2,68 metros entrega conforto para passageiros no banco traseiro. O porta-malas tem capacidade para 510 litros, enquanto o tanque de combustível abriga 50 litros.
O cockpit foi renovado com tonalidades escurecidas, que contrastam com os novos detalhes horizontais em vermelho no painel, feito de material “soft-touch”. Outros destaques são os acabamentos de portas com costuras vermelhas, seguindo a tendência de costuras nos bancos e no volante, características únicas do GLI. A cabine ainda recebe uma iluminação ambiente, que pode ser configurada entre dez cores disponíveis. O volante vem revestido em couro.
Outra novidade são os inéditos botões “touch”, mesma tecnologia presente em modelos como os 100% elétricos ID.3 e ID.4. Eles apresentam nova configuração de controles para a central multimídia e painel de instrumentos. Também estão presentes no volante, as aletas para trocas de marcha mais esportivas.
Volkswagen Play
Outra novidade é a inclusão do VW Play. Trata-se da central multimídia de 10,1 polegadas, 100% desenvolvida no Brasil e já comercializada em mais de 70 países. Além da conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, essa central conta com diversos aplicativos disponíveis para download, modo valet e conexão Wi-Fi via smartphone. O VW Play também vem com um HD interno de 10 GB, para armazenar apps. Além disso, todas as configurações do carro e cabine são feitas diretamente no VW Play, integrando os controles em um só lugar.
A central está integrada ao Active Info Display, painel de instrumentos digital configurável com 10,25 polegadas. Os grafismos na cor vermelha são exclusivos do GLI e apresentam diferentes modos de visualização dos mostradores e informações do veículo. O Jetta conta com uma variedade de recursos de conforto e conveniência como faróis automáticos, espelhos laterais com desembaçador, espelho retrovisor interno fotocrômico, sensor de chuva, carregador por indução para smartphone, duas entradas USB-C, ar-condicionado digital automático Climatronic de duas zonas e acesso sem chave KESSY com partida por botão.
Evolução do design
No exterior, o GLI recebeu para-choques dianteiro e traseiro novos. Na frente, faróis em full LED e grade redesenhada com detalhes em “colmeia” na cor preta e a faixa de destaque vermelha característica, que traça a conexão com a linha de esportivos da VW.
Na lateral as molduras das janelas são pretas, seguindo o tom esportivo do modelo. Na traseira, o novo difusor em “colmeia”, cerca o novo sistema de escape, agora com ponteiras mais ovaladas. A iluminação traseira segue em full LED, assim como na dianteira.
O Jetta GLi conta com duas cores novas exclusivas, o Vermelho Kings e o Azul Rising, ambas metálicas. A paleta ainda oferece o Branco Puro e o Cinza Puro como opções sólidas e o Preto Mystic como oferta personalizada. O novo Jetta GLI chega ao mercado em versão única, que já conta com teto solar panorâmico exclusivo, e estará disponível a partir de maio. Também conta com três anos de garantia total sem limite de quilometragem, além do Programa Revisão de Série, que oferece as três primeiras manutenções sem custos ao cliente.
O novo modelo já pode ser reservado nas concessionárias Vecol pelo valor de R$ 216.990,00.
Mais informações: http://vecol.com.br/
Revista Comprecar
- Notícias 29/11/2024 Volvo Cars apresenta a melhor XC90 de todos os tempos Nova e aprimorada
- Notícias 29/11/2024 GWM oferece inspeção e lavagem grátis em campanha de férias Para todos os seus clientes
- Notícias 27/11/2024 Audi do Brasil e LATAM Pass iniciam campanha inédita Para oferecer 500 mil pontos aos clientes que comprarem o Audi Q5 híbrido no Brasil
- Notícias 26/11/2024 Hyundai Tucson fabricado no Brasil Volta a ser comercializado em versão atualizada
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca