Avaliação: Honda HR-V EXL 2016
Topo de linha do crossover campeão da Honda entrega tecnologia e praticidade
Que o HR-V é um sucesso de vendas para a Honda, ninguém dúvida. Com quase um ano de vendas do modelo, em alguns casos, e para algumas versões, ainda existe fila na hora de comprar o HR-V em concessionárias da marca. O segredo do sucesso do HR-V passa por alguns detalhes.
Em primeiro lugar, o veículo é dono de um design que faz sucesso tanto com o público, como com a crítica. Também conta com a qualidade estrutural típica dos modelos da marca japonesa. Mas o que faz a verdadeira diferença para seus usuários é a enorme versatilidade do HR-V. Como um legítimo crossover, o veículo entrega dirigibilidade similar de um sedan, com o espaço interno de um monovolume e a praticidade de um veículo mais alto, apto a enfrentar desafios urbanos como: lombadas, buracos e valetas. Nessa avaliação, trazemos a versão topo de linha do HR-V, que revela boa tecnologia embarcada.
O HR-V concorre na categoria dos “chamados” SUVs compactos, e tem como principais concorrentes: Renault Duster, Peugeot 2008, Chevrolet Tracker, Jeep Renegade e o cansado EcoSport. Assim, o HR-V tem concorrentes de peso. Mas isso parece não ofuscar o brilho do modelo da Honda. Segundo a Honda, o HR-V tem um design que reúne características de um cupê esportivo, combinadas à postura de um SUV e espaço interno de uma minivan.
Interior funcional
O HR-V traz uma série de interessantes atributos em seu interior. O console central é elevado, e junto com o painel de instrumentos, sugerem um cockpit. A coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade, e o banco do moto rista traz ajuste de altura (sempre manuais).
Destaque para o console central que reúne boa oferta de porta-objetos, com um desenho “flutuante”. Na parte de baixo desse painel existem conexões para o sistema de áudio. Em todas as versões, existe prático porta-objetos sob o apoio de braço central (onde a tampa é deslizante). Outro destaque do novo carro é um sistema de saída de ar “triplo” situado bem na frente do passageiro da frente. Uma das saídas pode ser usada para direcionar o ar para o banco traseiro.
Sistema ULT
O espaço interno do HR-V segue a filosofia herdada do Fit. Desenvolvido sob a máxima de “Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina”, traz o tanque de combustível na posição central. Isso melhora o espaço no compartimento de carga, com até 431 litros. Com os bancos traseiros totalmente rebatidos, o espaço de carga passa dos 1.000 litros. Mas o preço do bom espaço é cobrado com o uso de um estepe temporário.
Já a versatilidade é garantida pelo sistema ULT (Utility Long Tall) de arranjo dos assentos visto no Fit. Ele oferece várias possibilidades de acomodação de carga, independente do volume, comprimento ou altura dos objetos.
Motor 1,8 litro FlexOne e câmbio CVT
O HR-V possui exclusivamente tração dianteira. E justamente por isso, não pode ser considerado um SUV autêntico. Ele também traz o i-VTEC 1.8 litros SOHC (o mesmo do Honda Civic da versão de entrada), que inclui o sistema FlexOne. Essa tecnologia dispensa o tanque auxiliar para partida a frio, mesmo em situação de baixa temperatura. Esse moto r gera potência máxima de 139 cv a 6.300 rpm e torque de 17,44 kgfm a 5.000 rpm com a utilização de etanol – quando abastecido com gasolina, são 140 cv a 6.500 rpm e 17,34 kgfm a 4.800 rpm. Com esse conjunto, e pesando 1.265 kg, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em pouco mais de 10 segundos. E a velocidade máxima é de 180 km/h, sempre com etanol.
Freio de estacionamento elétrico
Entre os diferenciais, o HR-V é o primeiro veículo de produção nacional a trazer freio de estacionamento eletrônico (EPB), de série em todas as versões. O modelo também possui o sistema Brake Hold, que garante grande praticidade nas saídas em pisos inclinados. Quando acionado, mantém o carro parado em paradas rápidas sem o moto rista precisar manter o pé no pedal do freio (mesmo em subidas ou descidas), até o moto rista pisar no acelerador. De forma complementar, HR-V também traz de série o assistente de freio em rampa HSA (Hill Start Assist). Isso mantém o carro parado em rampas, por alguns segundos adicionais, dando tempo do moto rista acelerar antes dele escorregar.
Mais tecnologia embarcada
Toda a linha HR-V traz de série, o controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering). Esse dispositivo interpreta o movimento do volante favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo. O sistema de freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem) também é item de série. Também são itens de série os pneus 215/55 R17, e as rodas de liga leve de 17 polegadas. Também de série em todas as versões, o HR-V traz simples toque para abertura e fechamento de todos os vidros.
Central multimedia com tecnologia Android
Exclusivamente na versão EXL, o HR-V traz um dos mais modernos sistemas multimídia do mercado. Para começar, ela permite fazer o espelhamento de um dispositivo móvel (via entrada HDMI) no monitor LCD de 7polegadas multi touch screen. Assim, o usuário pode ver fotos e vídeos no carro, a partir dos smartphones. Mas tudo isso, só com o veículo parado. Porém a Honda limitou muitas funções da tecnologia Android. Não é possível instalar novos Apps como acontece em dispositivos com esse sistema operacional. O usuário fica limitado aos apps instalados de fábrica, que são básicos.
Essa central traz sistema de GPS com software da Garmin integrado, contendo as informações de trânsito das principais capitais do país – inicialmente, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). O moto rista pode traçar rotas com base nas informações de trânsito, e até alterar o caminho para evitar o congestionamento.
O hardware da central possibilita a conexão Wi-Fi (via hotspot) com o uso de browser para acesso à internet (quando o veículo não estiver em movimento), além de Bluetooth com voice tag para a realização de chamadas telefônicas e reprodução de áudio, duas entradas USB e CD player. A reprodução de imagem da câmera de ré possui três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante. O funcionamento dessa câmera é igual ao encontrado no Fit e City das verões EXL.
Essa é uma central multimedia bastante similar à apresentada recentemente no Honda Civic EXR, modelo 2016. A central é baseada no sistema Android 4.0.4 e opera de forma muito semelhante a um tablet. O fornecedor da tecnologia é a Fujitsu.
Todas as versões do HR-V são equipadas com HFT (Hands Free Telephone), acionados por meio de comandos instalados no volante, permitindo ao moto rista iniciar e encerrar chamadas. Na versão EXL existe sistema de reconhecimento de voz para alguns comandos.
Segurança comprovada
O Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe) anunciou recentemente o resultado dos testes de segurança do Honda HR-V. As notas conquistadas colocam ele entre os automóveis mais seguros da América Latina. O HR-V conquistou a classificação máxima no teste, com cinco estrelas em relação à proteção dos ocupantes adultos e também para proteção de crianças, no banco traseiro.
O HR-V traz tecnologia de ponta em relação à segurança, a começar pela estrutura da carroceria com o conceito ACE (Advanced Compatibility Engineering). Essa estrutura foi projetada para distribuir de maneira uniforme a energia de um impacto, reduzindo a força transferida para a cabine e protegendo os ocupantes. Além disso, a estrutura dispersa de maneira mais uniforme a força transferida para outros veículos envolvidos na colisão.
Reforços no subchassi e em vários pontos da carroceria resultaram em maior resistência para preservar a integridade do habitáculo em caso de acidente. O HR-V ainda conta, de série, com VSA (Vehicle Stability Assist – controle de tração e estabilidade), encostos de cabeça que atenuam o impacto nos bancos dianteiros, pontos de ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos ISOFIX e LATCH, e airbags frontais para moto rista e passageiro – a versão top de linha é equipada também com airbags laterais na dianteira.
No banco traseiro, a fixação para assentos do tipo ISOFIX para crianças de 1 ano e 6 meses a 3 anos de idade foi capaz de prevenir um movimento excessivo para frente durante o impacto, oferecendo boa proteção para os dois dummies infantis durante os testes realizados.
Assim, o HR-V na proteção para adultos recebeu 16,70 pontos de um máximo de 17, e 43,30 pontos de um máximo de 49.
Muito completo
Por ser a versão topo de linha, a EXL traz todos os equipamentos possíveis do HR-V. Em relação às versões de entrada LX, acrescenta faróis auxiliares dianteiros, rack no teto, limpador de para-brisa com função intermitente, volante com ajustes do sistema de som e controle de cruzeiro. Exclusivamente no EXL estão presentes o rebatimento elétrico dos retrovisores, a função Tilt Down no retrovisor do lado do passageiro, o ar-condicionado com digital touchscreen e o conjunto de airbags laterais para moto rista e passageiro dianteiro.
A melhor forma de identificar a versão EXL é observar as maçanetas externas do HR-V. Se elas forem cromadas, essa será a versão topo de linha EXL.
Dirigibilidade
Entre todos os concorrentes diretos, o HR-V é de longe o modelo com a melhor dirigibilidade. O moto r 1,8 litro – 16 válvulas mais a transmissão CVT (em todo linha do modelo), foram muito bem escolhidos. Isso deixa o HR-V bastante ágil e prático no dia a dia, sem qualquer viés. Nos outros concorrentes, ou não existe câmbio automático na versão topo de linha, ou quando existe, o desempenho não é convincente. E quando o desempenho é bom, é uma versão diesel bem cara. Além disso, o HR-V é muito econômico. Segundo INMETRO, ele faz 7,1 e 10,5 km/l (com etanol) na cidade e na estrada. Com gasolina, a média sobe para 8,5 e 12,1 km/l, respectivamente. Assim, o HR-V é o mais econômico de toda a categoria recebendo etiqueta “A” no programa.
Preço e mercado
O HR-V chega com três anos de garantia, sem limite de quilometragem e estará disponível nas cores: Branco Taffetá sólido, Prata Global metálico, Cinza Iridium metálico, Cinza Barium metálico, Preto Cristal perolizado, Marrom Júpiter metálico, além da exclusiva Vermelho Mercúrio perolizado (cor de lançamento do carro). O preço público sugerido da versão EXL CVT é de R$ 96,9 mil. Fato que a versão topo de linha do HR-V não é barata. Aliás, a Honda cobra caro pelo sucesso que o modelo tem feito, ainda mais na versão topo de linha. A escolha do HR-V na versão EXL não é ruim. Mas o cliente precisa estar muito disposto a ter essa exclusividade, para pagar esse valor num modelo que não está dentro de uma marca premium.
Revista Comprecar
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