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Avaliação: Peugeot 208 GT

Avaliação: Peugeot 208 GT

Linha 2017 marcou a chegada da versão esportiva, com motor 1.6 turbo de alto desempenho

Em Abril de 2016, a Peugeot fez várias mudanças na família do compacto 208. O momento serviu para a marca realinhar sua grade de versões, lançar novos moto res e versões. Além de pequena mudança no visual, a oportunidade marcou a chegada do esportivo 208 GT.  Como um esportivo de verdade, o compacto está equipado com um poderoso moto r 1,6 litro turbo, dotado de injeção direta e flex! Com uma potência máxima de 173 cavalos, além de um câmbio manual de 6 marchas, diversão é o que não falta atrás do volante desse GT.

Um pouco da história do GT

Em toda a sua história, a Peugeot trouxe pela primeira vez, um esportivo autêntico para a sua grade de produtos no Brasil, com a chegada do 208 GT. Mas a tradição de modelos esportivos, em outros mercados, é longa. Fazem parte desta lista modelos como o 205 GTi (1994), o 206 RC (1999), o 207 RC (2007) e, mais recentemente, o 208 GTi (2013). E agora, chegou a vez do Brasil ter um representante esportivo “de verdade”, rodando em nossas ruas. O 208 GT, é um “hot hatch compacto” e nacional!. Equipado com o moto r turbo THP, esse hot hatch entrega aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos!

Estilo

O novo 208 GT é a síntese de um legítimo hot hatch. De estilo dinâmico e agressivo, esse compacto traz detalhes realçados pela roda de alumínio diamantada de 17 polegadas, novo farol com módulo elíptico com  luz diurna em LED, revestimento do retrovisor e aerofólio em preto brilhante, dupla saída de escamento cromada e nova grade dianteira com detalhes na cor vermelha. Mas tudo isso sem ser exagerado. No geral, apenas os mais atentos notam a versão GT, de longe.

Interior

Por dentro, o GT tem uma personalidade igualmente discreta. No ambiente interno destaca-se o tom escuro do painel, com alguns elementos na cor vermelha, presentes inclusive no painel de instrumentos iluminado em LED, na costura do revestimento dos bancos e de peças como apoio de braço e volante em couro escuro, contrastando com detalhes em vermelho. Esses últimos elementos ainda trazem inserto cromado e placa GT. Outros detalhes que marcam a versão GT são as pedaleiras em alumínio, como também as maçanetas e manopla do câmbio cromadas. Detalhes como soleiras nas portas dianteiras, luz de leitura central e duas luzes de leitura de mapa em LED também se fazem presentes. Os mais atentos vão notar até o painel forrado com revestimento em “soft-touch”.

Exclusivo i-Cockpit

O conceito do i-Cockpit é tão inovador e único que virou uma marca registrada mundial da Peugeot. Presente em toda a linha do Novo 208, ele rompe com o tradicional conceito do posto de condução. Nesta arquitetura, o painel de instrumentos elevado permite que a leitura das informações seja feita por cima do volante de pequeno diâmetro. Com base achatada e em posição mais baixa, o volante reduzido reforça o carácter inovador e divertido de condução. 

Motor Turbo THP

Para a nova versão topo de gama GT, a Peugeot inclui a nova geração do moto r turbo THP 1.6 litro Flex, que produz potência de 173 cavalos a 6.000 rpm (no etanol) e 166 cavalos quando abastecido com gasolina, sempre com o mesmo torque na mesma faixa de rotação (240 Nm a 1400 rpm). Esse moto r turbo está sempre associado a uma caixa manual de 6 marchas. Esse é o mesmo moto r que equipa o Peugeot 2008 THP, e ainda o Citroen C4 Lounge. 

Além da elevada potência (a maior disponível na categoria de carros compactos), destaque também para o torque máximo. Pouco acima da marcha lenta, o moto r está pronto para entregar toda a sua força. Isso garante retomadas de velocidade, muito rápidas.Na 208 GT, o principal apelo é o alto desempenho de moto r turbo THP de 173 cv, que confere uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e velocidade máxima de 220 km/h (no etanol).A receita do 208 GT é praticamente a mesma do primo-irmão Citroën DS3. Mas o 208 GT é ainda melhor. O modelo da Citroën é somente à gasolina, com 165 cavalos. Já o 208 GT é mais potente com moto r flex.

Além disso, o 208 GT recebe uma série de mudanças estruturais, para entregar uma dirigibilidade mais esportiva.Em relação às versões rotineiras do 208, várias mudanças foram feitas na versão GT. As mudanças são as seguintes:

A suspensão foi modificada visando uma condução esportiva;
Inclusão de pneu esportivo com perfil baixo (205/45 R17 88V) Michelin Pilot Sport 3;
Direção com melhor precisão e calibração orientada para altas velocidades;
Freios mais eficientes com disco dianteiro com diâmetro maior em 17mm e em 6mm na espessura e discos sólidos nas rodas traseiras;
Sistema ESP com calibração específica para aumentar o controle em altas velocidades e curvas agressivas;
Hill Assist para manter o veículo parado em rampas durante 2 segundos;
Iluminação estática de interseção (função “cornering” de iluminação em curvas);

Tipicamente, os carros da Peugeot já tem esse lado “esportivo” mais aflorado que os modelos da Citroën. E no caso do 208 GT, esse perfil foi ainda mais pronunciado.

Central multimídia

A central multimídia com tela sensível ao toque, traz uma série de recursos. Entre eles, podemos destacar diferentes fontes de áudio (rádio AM/FM, streaming de áudio e viva voz via Bluetooth, USB e AUX), funções de calculadora, calendário e Jukebox com 16 Gb de memória para armazenagem de música (essa última opcional). Quando equipada com a função Jukebox, está presente também a navegação GPS para acesso de mapas (Brasil, Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Colômbia, Venezuela e Guiana Francesa), limites de velocidade em vias rápidas e pontos de interesse, entre outros.

Na versão GT, faz parte do pacote integrado a central, a câmera traseira, que auxilia nas manobras de estacionamento.Essa central permite ainda o espelhamento de tela de smartphones na tela da central multimídia através da plataforma MirrorScreen. Essa plataforma engloba o MirrorLink para Sony, Samsung e HTC na plataforma Android, e o CarPlay para o Iphone 5 ou superior, no sistema IOS. Assim, funções do smartphone são copiadas diretamente na central do veículo, facilitando o uso, e evitando distrações ao volante.

Equipamentos

O 208 GT vem sempre equipado com teto de vidro panorâmico de 0,66 m² de área útil. Ele ocupa praticamente todo o teto do veículo. Assim, quem viaja no banco traseiro, também desfruta da visão superior. Faz parte do pacote a direção com assistência elétrica variável, além do ajuste de altura e profundidade do volante. Presente também os comandos para controle das funções do rádio, no volante.O 208 GT traz ar-condicionado automático digital bizone; sensor de obstáculos dianteiro e traseiro, computador de bordo com três modos de operação e nove funções integradas à central multimídia; controle de cruzeiro com regulador e limitador de velocidade; sensores de chuva e de luminosidade; airbags laterais e de cortina.

Versões, cores e preços

O novo 208 chega com três anos de garantia total; revisões com preços fixos para toda a rede de concessionárias do país; pacotes de peças e serviços com preços fixos e mão de obra inclusa e três anos de Peugeot Assistance. A gama de cores do novo Peugeot 208 é composta pelas seguintes tonalidades: Branco Blanquise (sólida), Vermelho Aden (sólida), Preto Perla Nera (metálica), Cinza Aluminium (metálica), Azul Bourrasque (metálica), Branco Nacré (perolizada) e Dark Carmin (metálica).São várias opções de escolhas entre as versões disponíveis do Peugeot 208, sendo o 208 GT a versão topo de linha da família. 

Novo 208 2017

Peugeot 208 1.2 Puretech Active: R$ 48.190
Peugeot 208 1.2 Puretech Active Pack: R$ 51.690
Peugeot 208 1.2 Allure: R$ 54.990
Peugeot 208 1.6 Allure Automático: R$ 59.090
Peugeot 208 1.6 Sport: R$ 60.890
Peugeot 208 1.6 Griffe Automático: 64.590
Peugeot 208 GT (1.6 THP): R$ 78.990

Peugeot em Sorocaba

Em Sorocaba, a Peugeot está com algumas novidades. A concessionária Port Andreta foi reestilizada recentemente, e já está com o novo padrão da marca. Assim, o grupo Andreta está investindo na marca. Veja mais ofertas da Peugeot AQUI!