Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Avaliação: Peugeot 408 Business PRO THP 1.6

Avaliação: Peugeot 408 Business PRO THP 1.6

Bom, equipado, potente e muito pouco lembrado na hora da compra

Fato que o sedan médio da Peugeot é muito pouco lembrado na hora da compra. Mas isso deve estar muito mais ligado a instabilidade recente que a marca passou junto à grandes mudanças em sua rede de concessionários, do que necessariamente o produto 408 em si.
 
O modelo em questão tem como principal apelo o excelente custo-benefício, ainda mais quando é a versão destinada ao público PCD. Geralmente, carros destinados a esse segmento são relativamente pelados para não ultrapassar um “teto” pré-estabelecido de preço, e conseguir o máximo possível em isenções.
 
Mas o 408 Business é uma exceção nesse sentido. Relativamente equipado, com um motor bastante potente e um conjunto estrutural interessante, o modelo da Peugeot talvez seja o carro mais equipado da categoria, destinado ao público PCD.
 
Motor muito potente
 
O ponto forte do Peugeot 408 é certamente o motor 1.6 litro THP Flex (turbo de alta pressão) que auxiliado injeção direta, entrega ótimo desempenho ao sedan. Gerando até 173 cavalos de potência (@ 6 mil rpm), e torque máximo de 24,5 kgfm (a partir de apenas 1.400 rpm).
 
O câmbio automático é de 6 marchas, e fornecido pela japonesa AISIN. Tem uma programação automática, esportiva e condução econômica, selecionadas por botões junto a alavanca. Conta também com seleção sequencial das marchas.
 
Esse conjunto entrega aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,1 segundos. Já a velocidade máxima supera os 210 km/h. Isso coloca o Peugeot 408 (junto com o Citroën C4 Lounge), como o veículo mais rápido da categoria, no mercado PCD.  
 
O consumo de combustível também é comedido. O modelo recebe letra “A” na categoria e letra “B” na classificação geral. Ou seja, no etanol, o veículo faz até 7,3 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. Com gasolina a média sobe para 10,6 km/l e 13 km/l, respectivamente.
 
Também é de série o programa de estabilidade eletrônico, que inclui controle de tração e o Hill Assist (sistema que mantém os freios acionados por 2 segundos em subidas e descidas).
 
Muitos equipamentos
 
Outro ponto de destaque são os equipamentos que compõem o modelo. De série, o 408 Business traz: computador de bordo, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, faróis de neblina, volante revestido em couro, ar-condicionado manual, sensor de estacionamento traseiro, 2 airbags, Isofix no banco traseiro para cadeirinhas de crianças e rodas de liga leve de 16 polegadas. Também pode estar presente o controle de cruzeiro (com limitador de velocidade), luzes de posição diurnas em LED e rádio CD Player com comando na coluna de direção. Vale ainda ressaltar que esse rádio traz conectividade bluetooth e entradas USD e auxiliar tipo P2.
 
Amplo espaço interno
 
O Peugeot 408 também é generoso no espaço interno. Com 2,71 metros no entre-eixos (entre os maiores da categoria) o espaço para pernas no banco traseiro é generoso. O porta-malas também não decepciona, com 526 litros e as raras dobradiças pantográficas, que não invadem o porta-malas. Assim, pode-se lotar o porta-malas até sua capacidade máxima, sem o perigo de fechar a tampa, e o sistema de dobradiças bater nas bagagens.
 
Conclusão
 
Com exceção do design pouco estimulante, tanto interno quanto externo, o Peugeot 408 tem um conjunto bastante honesto e muito funcional. E certamente, o custo-benefício do produto é imbatível, na categoria. Se o cliente está mais focado no uso do veículo, do que na sua comercialização posterior, fara uma escolha interessante pelo 408 Business.
 
Preço
 
O Peugeot 408 Business PRO THP 1.6 tem preço sugerido de R$ 69.990 para o público em geral. Já o valor de venda direta para o público PCD é a partir de R$ 47.990.

Em Sorocaba e região, a Port Andreta é a concessionária responsável pela comercialização dos modelos da marca. Para mais informações, acesse: www.andretapeugeot.com.br.