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Chevrolet oficializa novo Cruze 2015

Chevrolet oficializa novo Cruze 2015

Além da mudança estética, calibração no motor deixa o modelo mais econômico

Na figura de modelo global da Chevrolet mais vendido no mundo, o Novo Cruze passa no Brasil por sua primeira mudança. O carro já havia sido mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo. Mas agora, a Chevrolet oficializa o novo produto, com todos os detalhes e informações das mudanças realizadas. Entre os destaques, estão alterações mecânicas e conteúdos inéditos.
 
A Chevrolet informa que o novo Cruze 2015 entrega maior agilidade no trânsito aliado a um menor consumo de combustível. Isso se dá por conta de uma maior disponibilidade de torque (força) em médias rotações e do remapeamento do ponto de troca de marchas do câmbio automático de seis marchas. É importante observar que o moto r Ecotec 1,8 litro – 16 válvulas Flex (com potência máxima de 144 cavalos) permanece estruturalmente o mesmo.
 
Novo desenho só na dianteira
 
As mudanças na carroceria do Cruze estão apenas na parte frontal do veículo. O para-choque foi redesenhado. A grade bipartida traz agora novos elementos e incorpora barras cromadas na versão topo de linha LTZ. Inéditos num carro da Chevrolet no Brasil foram incluídos as luzes de posição diurnas como item de série. Formadas por LEDs brancos, e localizadas sobre os faróis auxiliares, eles facilitam a visualização do veículo por outros moto ristas e pedestres durante o dia. Elas se acendem quando o moto r é ligado. Esse novo estilo deverá ser aplicado em outros modelos da marca, em futuro próximo.
 
Ainda que boa parte dos concorrentes diretos nas versões topo de linha ofereçam faróis com xenon, e até mesmo LED no farol baixo (caso do Novo Corolla), o Cruze continua a vir equipado com sistema de iluminação convencional no farol. Segundo a Chevrolet, o cliente da marca, não sente falta desse equipamento no Cruze.
 
Na lateral, a única novidade são as novas rodas de alumínio de 17 polegadas, com novo desenho, nas versões LT e LTZ. Na traseira, não existem novidades, mantendo o desenho já conhecido.
 
Segundo a Chevrolet, um dos pontos fortes do design do Cruze é justamente a traseira, com linhas ao gosto do consumidor do carro. Por isso a decisão por mudar somente a frente, além de melhorias no interior. Segundo o fabricante, pesquisas realizadas com os próprios clientes, apontaram que havia necessidade de reestilização apenas na frente do carro.
 
Interior aprimorado
 
Na linha 2015, o interior também passou por algumas melhorias. Como já aconteceu em modelos bem mais antigos da Chevrolet (como Vectra), o novo Cruze volta a ter vidros elétricos com levantamento automático, assim que o usuário trava as portas pelo controle re moto . Outra novidade é a possibilidade de acionamento do moto r por meio de uma tecla no chaveiro do veículo. Esse recurso é o mesmo que esta presente na Captiva V6 e Camaro . Este item de partida-remota é um dos novos diferenciais da versão LTZ. A principal utilidade disso é acionar o ar-condicionado do carro, mesmo antes de entrar no carro, estabilizando a temperatura do interior.
 
Assim como aconteceu recentemente na mudança da S10 e da Trailblazer, o novo Cruze 2015 recebeu um novo acabamento interno premium. Dessa forma, os bancos, as laterais de portas e painel passam a ser revestidos em couro bicolor (Brownstone e Jet Black) com costura pespontada.
 
Equipamentos
 
A Chevrolet manteve a configuração dos equipamentos no Cruze. Assim, desde a versão LT de entrada, o Cruze vem equipado com controles eletrônicos de tração e estabilidade (ESP), airbags frontais e laterais, cinto de segurança de três pontos em todos os assentos, sistema isofix para a fixação de cadeirinhas infantis e trava interna antissequestro no porta-malas. Também estão presentes ar-condicionado eletrônico, direção com assistência elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, som com conexão bluetooth e suporte a comando por voz em português e volante ajustável em altura e profundidade.
 
A versão topo de linha LTZ acrescenta sensor de chuva e crepuscular, câmera de ré com gráfico para o auxílio a manobras, navegador com GPS e tela sensível ao toque, airbags laterais do tipo cortina, sistema presencial de abertura das portas e de acionamento do moto r por meio do botão Start/Stop no painel. Mas a Chevrolet perdeu a chance de incluir o recurso de TV digital (de fábrica) em sua central multimedia, como já acontece no novo Corolla. A Chevrolet disponibiliza a TV digital, como acessório, para a versão LT.
 
Melhor Desempenho
 
Além da recalibração do moto r Ecotec 1.8 Flex, o Cruze passa a contar com a nova geração da transmissão de seis marchas, batizada de GF6-2. Podendo equipar tanto o modelo sedan, como o hatch (Sport6), a transmissão entrega maior agilidade, como também mais suavidade nas trocas. Ainda que praticamente todos os concorrentes diretos do Cruze usem moto res 2,0 litros, a Chevrolet preferiu a continuidade do moto r 1,8 litro. Segundo o fabricante, a tendência global é de redução no tamanho dos moto res, utilizando novas tecnologias em busca de melhor performance com maior eficiência. Para o fabricante, o moto r que equipa o Cruze, tem como coletor de admissão variável, duplo comando de válvulas continuamente variáveis, e resfriamento dos pistões por jato de óleo. Assim, o Cruze atende ao desempenho esperado pelos seus clientes.
 
Segundo o fabricante, em comparação com o antecessor, o modelo 2015 com câmbio automático de seis marchas foi até 1,2 segundo mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h, com 10,2 segundos quando abastecido com etanol. Como o moto r também recebeu uma nova calibração, mesmo o Cruze com câmbio manual, também teve pequena melhora.
 
Para informar o moto rista quanto ao momento ideal para a troca das marchas, o Cruze manual passa a trazer uma luz de alerta no quadro de instrumentos, indicando o momento de troca ideal. Esse recurso também já foi utilizado no Vectra, no passado.
 
Outra mudança importante está na melhora do consumo de combustível. Segundo a Chevrolet, a economia varia de 2 à 5%, dependo da forma de condução do moto rista. Como o tempo de troca de marcha está até 50% mais rápido, existe menor perda.
 
A nova caixa de câmbio automática também esta mais inteligente. Ela é capaz de efetuar reduções duplas e triplas, ou seja: Se o carro esta transitando em sexta macha de forma suave, numa forte aceleração, o câmbio pode reduzir de sexta para terceira marcha. A transmissão também aciona automaticamente o freio moto r quando o controle de cruzeiro está acionado, mantendo estável a velocidade selecionada em decidas.
 
Preços e cores
 
No Brasil, mais de 140 mil unidades já foram vendidas, o que o posiciona como um dos líderes do segmento no país. Segundo a própria Chevrolet, as mudanças chegam com o objetivo de manter a participação de mercado do modelo atual. Não existe a expectativa de brigar pela liderança de vendas na categoria.
 
 Duas novas opções de cores também passam a ser ofertadas: Branco Vintage e Cinza Aztec, que se juntam às Azul Macaw, Branco Summit, Bege Desert, Preto Carbon Flash, Prata Switchblade, Cinza Mond e Vermelho Pepper, essa exclusiva para o Sport6.

Revista Comprecar

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