Honda Civic já na linha 2016
Versão EXR retorna ao mercado com inédita central multimedia
A Honda apresentou a linha 2016 do sedan Civic. A principal novidade é o retorno da versão topo de linha EXR, indisponível desde Abril de 2014.Agora, o Civic EXR recebe as mesmas mudanças estéticas que tinha sido implementada na versão LXR na linha 2015, sendo: grade frontal diferenciada, barra cromada na tomada de ar do para-choque, farol de neblina com formato circular, rodas de liga leve aro 17 polegadas, porção superior do painel interior em preto e acabamento em pintura metalizada na moldura do painel de instrumentos. Por fora, a diferença do LXR para o EXR são as maçanetas cromadas e o teto-solar (exclusivos da versão top).
Na versão topo de linha está presente o controle estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção com assistência elétrica adaptativo MA-EPS, que interpreta o movimento do carro, enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva. Outro equipamento presente é a HSA que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em subida. De forma complementar a segurança, a versão EXR passa a contar com airbags de cortina, somado aos frontais e laterais.
Civic LXR 2016 mais equipado
A versão LXR também evoluiu na linha 2016. Agora, essa versão passa a contar também com o VSA, o HSA e a direção com assistência elétrica adaptativo MA-EPS.
Mais inovação
Exclusivamente na versão EXR, a Honda ousou em sua nova central multimedia. Ela traz tela LCD escamoteável de 7 polegadas e navegador integrado ao painel. Na prática, é como se a Honda tivesse colocado um tablet com sistema operacional Android dentro da central. Assim, ela suporta uma série de novas funções como multi-toques com gesto de pinça e rolagem, igual o de um smartphone. Entre os destaques dessa central, está uso de um chipset super avançado da NVIDIA para um processamento realmente rápido. Ainda que a Honda não divulgue, essa central usa o Android 4.0.4. Mas o sistema foi limitado para não permitir a instalação de outros softwares, além dos originais que acompanham o carro de fábrica.
Assim, a central traz software de navegação GPS fornecido pela Garmin. Além disso esta incluído o serviço de monitoramente de trânsito, em tempo real. Dessa forma, a central consegue informar problemas no trajeto, bem como fornecer rotas alternativas. Por enquanto, o serviço só esta presente em: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.
Assim como acontece num tablet, a central tem conexão Wi-Fi que permite liga-lá a um hotspot e permitir navegação através de um browser. Isso pode ser feito via ponto de acesso fixo (como o roteador de casa, quando o carro esta na garagem) ou usando um smartphone que suporte o compartilhamento da internet pelo Wi-Fi. A central também tem conexão Bluetooth para realização de chamadas, e reprodução de áudio sem fios.
Outra novidade na central é a entrada padrão HDMI que permite a reprodução de áudio, vídeo e imagens em alta definição por meio de dispositivos como notebooks, câmeras digitais, tablets e smartphones. Também existem mais duas entradas USB, além do CD player e da entrada auxiliar tipo P2. Não estão disponíveis reprodutor de DVD e TV digital nessa central.
O Civic EXR traz ainda câmera de ré com três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante.
FlexOne para toda a linha
Não existe mudança no Powertrain ( moto r e câmbio) na linha do Civic 2016. Desde a versão de entrada LXS i-VTEC 1.8 SOHC até a top EXR i-VTEC 2.0 SOHC, os moto res contam com sistema FlexOne, que dispensa o tanque auxiliar para partida a frio.
O moto r i-VTEC 1.8 SOHC gera potência máxima de 140 cv a 6.500 rpm com a utilização de etanol – quando abastecido com gasolina, são 139 cv a 6.200 rpm. Além da opção de transmissão manual com seis machas, a versão LXS conta com câmbio automático de cinco marchas.
Nas versões LXR e EXR, o moto r é o i-VTEC 2.0 SOHC que desenvolve 155 cv de potência a 6.300 rpm quando abastecido com etanol e 150 cv com gasolina, na mesma rotação. A transmissão automática é equipada com paddle shift (aletas atrás do volante).
A linha Civic 2016 continua com possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas cores: Azul Denim Metálico; Preto Cristal Perolizado; Cinza Barium Metálico; Cinza Iridium Metálico; Prata Global Metálico; Branco Taffetá Sólido.
Segundo a Honda, o mix de produção da linha 2016, que será de aproximadamente 31 mil carros, em 2015, divide-se em: LXS com 5%; LXR com 84% e EXR com 11%. Não existem opcionais de fábrica em nenhuma das versões do Honda Civic.
Os preços públicos sugeridos para linha Civic 2016 são:
LXS Manual - R$ 70.900
LXS Automático - R$ 73.900
LXR Automático - R$ 78.400
EXR Automático - R$ 88.400
(Acréscimo de R$ 1.200 para pintura metálica/perolizada)
Revista Comprecar
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro
- Notícias 18/11/2024 Executivo da GWM Brasil é eleito um dos 30 mais influentes da tecnologia no Brasil