Anuncie seu veículo já! Saiba mais

JAC J3 Turin visita oficina independente

JAC J3 Turin visita oficina independente

Modelo chinês encara uma oficina independente na cidade de Sorocaba

Nessa parte da nossa matéria de avaliação do JAC J3 Turin S, o carro visitou uma oficina independente na cidade de Sorocaba. A Óleo Express é uma empresa de serviços rápidos que efetua trocas de óleo, manutenção de sistemas de freios e suspensões e até mesmo pequenas manutenções em moto res. Também realiza manutenções preventivas e corretivas em veículos de todas as marcas.
 
A empresa foi escolhida pela ótima bagagem técnica, e longa experiência automotiva, de seus gestores. O proprietário da empresa trabalha há mais de 20 anos com manutenção de automóveis, com passagens por grandes oficinas de concessionárias. E o gerente de serviços da Óleo Express também trabalha no ramo há mais de 15 anos, também com passagens no cargo de gerente de serviços, em concessionárias. Dessa forma, contamos com essa importante experiência na simulação de serviços no carro da JAC.
 
É fato que os carros da JAC Motors têm seis anos de garantia, e a marca tem apenas 4 anos de Brasil. Assim, em teoria, os carros deveriam ainda estar passando por manutenções obrigatórias nas concessionárias. Mas, em algumas cidades, os clientes da JAC Motors ficaram sem a assistência oficial. Esse foi o caso da cidade de Jundiaí, onde a marca fechou a concessionária e deixou os clientes sem representação oficial. Os clientes que compraram carros da JAC na cidade de Jundiaí, agora são obrigados a viajar para Campinas, Sorocaba ou São Paulo, se quiserem realizar a manutenção exigida pela marca em seus carros. Ou procurar uma oficina independente (e ficar sem a garantia).
 
Existem também aqueles carros que perderam direito a garantia oficial, uma vez que deixaram de fazer as revisões nas concessionárias. De qualquer forma, cedo ou tarde, um automóvel (qualquer que seja ele) acaba sendo atendido numa oficina independente. E esse é um dos grandes receios, de qualquer proprietário de carro usado. Por isso é importante ter a certeza que o carro consegue ser consertado, sem ter que pagar um absurdo por isso.
 
Então, fizemos a simulação de alguns serviços corriqueiros como: manutenção básica do sistema de freio, manutenção básica da suspensão e manutenção preventiva no moto r. E confrontamos os valores do carro da JAC Motors, com dois principais concorrentes diretos em sua categoria, sendo um Volkswagen Voyage 1,6 litro e um Renault Logan 1,6 litro.
 
O primeiro fato muito importante a ser observado aqui é que o modelo J3 da JAC Motors não tem a alternativa de abastecimento de peças paralelas. Ainda que as peças paralelas não sejam recomendadas por nenhum fabricante, elas existem e representam uma enorme parcela do mercado de reposição. Geralmente, elas são bem mais baratas que as originais. E sem entrar no mérito de sua confiabilidade ou durabilidade, elas representam uma alternativa para quem quer fazer uma manutenção de baixo custo, em veículos que não estão mais em processo de garantia. Alternativa essa, que o dono de um JAC Motors não tem!
 
As peças levantadas para a manutenção do J3 só são encontradas na concessionária, que informou disponibilidade de pronta entrega, para todas elas.
 
Suspensão
Amortecedor dianteiro: R$ 239,86
Amortecedor traseiro: R$ 425,76
Kit batente do amortecedor: R$ 111,33
 
Freio
Disco de freio: R$ 370,33
Pastilha de freio: R$ 236,38
Lona: R$ 257,25
Tambor: R$ 383,20
 
Motor
Kit corrente de comando: R$ 128,95
Kit Correia de acessórios: R$ 564,08
 
Os mesmos kits de peças nos modelos concorrentes, contam com as peças paralelas, como também as originais. Assim, vamos citar os dois preços nas tabelas abaixo, sendo o primeiro da peça original e o segundo da peça paralela:
 
Volkswagen Voyage 1,6 litro
 
Suspensão
Amortecedor dianteiro: R$ 320,00 / R$ 210,00
Amortecedor traseiro: R$ 230,00 / R$ 155,00
Kit batente do amortecedor: R$ 265,00 / R$ 29,95
 
Freio
Disco de freio: R$ 360,00 / R$ 77,00
Pastilha de freio: R$ 302,00 / R$ 82,00
Lona: R$ 70,00 / R$ 18,00
Tambor: R$ 240,00 / R$ 124,00
 
Motor
Kit correia dentada: R$ 257,00           / R$ 99,80
Correia de acessórios: R$ 102,00 / R$ 48,50
 
Renault Logan 1,6 litro
 
Suspensão
Amortecedor dianteiro: R$ 236,85 / R$ 145,00
Amortecedor traseiro: R$ 211,86 / R$ 108,50
Kit batente do amortecedor: R$ 125,95 / R$ 114,00
 
Freio
Disco de freio: R$ 287,73 / R$ 91,40
Pastilha de freio: R$ 167,61 / R$ 49,16
Lona: R$ 356,05 / R$ 90,00
Tambor: R$ 717,80 / R$ 144,92
 
Motor
Kit correia dentada: R$ 239,05           / R$ 133,00
Correia de acessórios: R$ 508,23 / R$ 47,00
 
Numa análise bem geral, fica claro que em relação as peças originais, a situação do J3 Turin não foge muito a realidade do mercado. Entretanto, os valores são mais altos que concorrentes já consolidados.
 
Mas o principal ponto é que os concorrentes oferecem peças paralelas, bem mais em conta. E isso é um enorme diferencial para quem não tem condição financeira de fazer uma manutenção padrão “concessionária”. Apesar disso não ser o mais correto (e nem recomendado), essa é a grande realidade da maioria dos consumidores brasileiros.
 
Segundo Luiz Carlos, gerente da Óleo Express, o valor da “mão de obra” dos serviços realizados são iguais nos três carros, sem diferença. E o trabalho para realizar o serviço, também é equivalente, sem qualquer dificuldade adicional no carro da JAC.
 
Por fim, também foi feito um levantamento do preço das revisões obrigatórias de cada um dos carros. Os valores são os seguintes:
 
JAC J3 Turin
3.000 - Grátis
10.000 - 4x R$ 89,00 (356,00)
20.000 - 4x R$ 129,00 (516,00)
30.000 - 4x R$ 129,00 (516,00)
 
Logan 1,6 litro
10.000 - R$ 197,00
20.000 - R$ 474,00
30.000 - R$ 360,00
 
Voyage 1,6 litro
10.000 - R$ 236,00
20.000 - R$ 236,00
30.000 - R$ 499,00
 
As revisões do J3 Turin também são mais caras, frente aos dois concorrentes diretos, escolhidos nessa matéria. Isso mostra que os seis anos de garantia oferecidos pela JAC Motors, são cobrados de outra forma do cliente durante, as revisões obrigatórias.
 
Conclusão
 
Nessa matéria ficou claro que o proprietário de um carro da JAC Motors fica completamente “preso” a marca, mesmo que escolha fazer uma manutenção fora da concessionária. E também sempre vai pagar o preço de “concessionária” para realizar qualquer tipo de manutenção, inclusive as mais corriqueiras. Ainda que o carro ofereça uma garantia de 6 anos, que é o dobro da oferecida pela concorrência, isso tem um preço a longo prazo.