Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Jaguar Land Rover e a pesquisa para detectar buracos

Jaguar Land Rover e a pesquisa para detectar buracos

Pesquisa pioneira sobre “Alerta de buracos” pode ajudar a economizar com manutenção

A Jaguar Land Rover anuncia que está trabalhando no desenvolvimento de uma nova tecnologia de conectividade, para permitir a um veículo identificar a localização e a gravidade dos buracos, valetas e tampas de bueiros quebradas em vias públicas. Tais informações poderão ser compartilhadas em tempo real com outros veículos, e com as autoridades locais pela internet. Além de proporcionar mais segurança, e evitar quebras e acidentes, essa tecnologia permitiria às autoridades a execução de reparos nas vias.
 
Se um carro puder receber um aviso de outro veículo sobre buracos de grande proporção ou bueiros quebrados logo à frente, os moto ristas então seriam capazes de diminuir a velocidade e evitar um acidente. Além disso, seria possível que o próprio carro ajustasse rapidamente as configurações de suspensão para reduzir o impacto e proporcionar mais conforto aos ocupantes.
 
A próxima etapa do projeto do Centro de Pesquisa Avançada da Jaguar Land Rover no Reino Unido, é a instalação de nova tecnologia de sensor de superfície de estrada no veículo de pesquisa Range Rover Evoque, incluindo uma avançada câmera estéreo frontal digital.
 
No momento, os dados mais precisos vêm do carro quando ele efetivamente passou sobre o buraco ou bueiro. A empresa está pesquisando como pode melhorar a medição e a precisão de detecção do buraco digitalizando a estrada à frente, de modo que o carro possa prever quão grave ele é antes do veículo se aproximar dele.
 
A pesquisa também serve para o desenvolvimento do carro autônomo. Afinal, sentir a estrada à frente e avaliar os riscos é um alicerce fundamental para o veículo auto pilotado. Para o futuro, a empresa está procurando desenvolver sistemas que permitam orientar automaticamente um carro em torno de buracos, sem o carro sair da pista e causar perigo para os outros condutores. Se a ameaça do buraco for significativa o suficiente, sistemas de segurança poderiam retardar ou até mesmo parar o carro para minimizar o impacto. Isto tudo pode ajudar a tornar a condução autônoma uma realidade segura e agradável no futuro.
 
A equipe de pesquisa da Jaguar Land Rover também estará trabalhando com o Conselho Municipal de Coventry, parceiro de inovação, para entender como a informação do estado das vias poderiam ser compartilhadas com as autoridades rodoviárias, e exatamente quais dados seriam mais úteis para suas equipes de manutenção de estradas identificar e priorizar os reparos.
 
O projeto também vai investigar se uma câmera experimental da Jaguar Land Rover poderia fotografar a imagem do buraco ou bueiro danificados - e compartilhar isso com as autoridades rodoviárias, em conjunto com uma localização GPS.