Anuncie seu veículo já

Novo Audi TT chega a sua terceira geração

Cupê esportivo inova com Virtual Cockpit e motor de 230 cv

O <a href="http://www.comprecar.com.br/busca/?busca=Audi&tipo=1">Audi</a> acaba de oficializar o novo <a href="http://www.comprecar.com.br/busca/?busca=Audi&tipo=1">Audi</a> TT no mercado brasileiro. Modelo que foi o grande destaque da marca no Salão do Automóvel de São Paulo, chega agora oficialmente as ruas na versão Coupé 2015, totalmente renovado. A terceira geração traz um novo design, que sugere mais força e esportividade. Mas o grande destaque do <a href="http://www.comprecar.com.br/carros-usados">carro</a> é certamente as tecnologias inovadoras com novo sistema controles e mostradores do painel no inédito “Virtual Cockpit”.
 
O novo TT, por enquanto, será oferecido em duas versões: Attraction e Ambition. A diferença entre elas é basicamente equipamentos, pois ambas estão equipadas com moto r 2.0 Turbo FSI, agora com 230 cv (19 a mais do que na geração anterior) e o câmbio S tronic de seis marchas e dupla embreagem. A versão Roadster (conversível) e a super esportiva TTS deverão chegar ao Brasil, no final do segundo semestre. Os dois modelos trazem de série o Virtual Cockpit da Audi, uma verdadeira revolução no design do painel de instrumentos.
 
Estilo inovador
 
O primeiro <a href="http://www.comprecar.com.br/busca/?busca=Audi&tipo=1">Audi</a> TT chegou ao Brasil em 1998, com uma revolução no design. Com uma linguagem visual enriquecida por detalhes nostálgicos em diversos pontos da carroceria, o modelo se tornou imediatamente um ícone na categoria. Já na segunda geração lançada em 2006, o TT assumiu estilo mais esportivo com traços mais retos.
 
Agora, na terceira geração, o modelo traz design marcante e futurista, somado a uma inovadora experiência tecnológica. Entre os destaques está a grade dianteira Singleframe mais larga e baixa. Os faróis estão mais afilados. A versão Attraction traz faróis tipo bi-xenon, enquanto na Ambition, os faróis são inteiramente em LEDs.
 
O novo <a href="http://www.comprecar.com.br/busca/?busca=Audi&tipo=1">Audi</a> TT ficou mais baixo. Com 4,18 metros, o Coupé tem, aproximadamente, o mesmo comprimento de seu antecessor. A distância entre eixos aumentou 37 mm, agora com 2.505 mm. Já a largura é 1.832 mm e a altura é a mesma da versão anterior, 1.353 mm.
 
Na traseira, o grande destaque é a na versão Ambition, onde as lanternas traseiras possuem luzes de seta dinâmicas. A terceira luz do freio é extremamente fina, posicionada sob a borda do defletor traseiro.
 
Outro detalhe de estilo funcional é a “asa” traseira. Quando o <a href="http://www.comprecar.com.br/carros-usados">carro</a> atinge 120 km/h, um spoiler se abre automaticamente na tampa do porta-malas. Isso também pode ser operado manualmente pelo moto rista. As duas versões trazem duas ponteiras de escapamento redondas, também inspiradas no TT original.
 
Estruturalmente falando, os engenheiros da <a href="http://www.comprecar.com.br/busca/?busca=Audi&tipo=1">Audi</a> conseguiram, pela segunda vez, reduzir significativamente o peso do <a href="http://www.comprecar.com.br/busca/?busca=Audi&tipo=1">Audi</a> TT. Na primeira mudança, em 2006, foram eliminados até 90 kg. A versão do novo TT com moto r 2.0 TFSI pesa apenas 1.230 kg, o que a torna aproximadamente 50 kg mais leve que o modelo anterior.
 
Interior
 
A <a href="http://www.comprecar.com.br/busca/?busca=Audi&tipo=1">Audi</a> procurou simplificar ainda mais operação no interior do carro, que segue uma linha minimalista. Truques de design, permitiram aos estilistas criar um painel de instrumentos “CLEAN”. O conjunto de instrumentos e a tela MMI foram combinados para formar uma unidade digital central: o invovador <a href="http://www.comprecar.com.br/busca/?busca=Audi&tipo=1">Audi</a> Virtual Cockpit (uma tela única na frente do moto rista que substitui mostradores de ponteiros e a tela central).
 
Outra mudança aconteceu nos controles do sistema de ar-condicionado. Agora eles estão totalmente integrados às saídas de ventilação. As saídas de ar redondas são inspiradas nos moto res a jato, com seu design lembrando turbinas. As aberturas de ar contêm os controles dos sistemas de ar-condicionado. Os controles de temperatura, direção, distribuição e intensidade do fluxo de ar ficam no centro de cada um dos difusores. No sistema de ar-condicionado automático, de série na versão Ambition, o controle selecionado é indicado em pequenos mostradores digitais.
 
Os bancos esportivos do novo <a href="http://www.comprecar.com.br/busca/?busca=Audi&tipo=1">Audi</a> TT têm apoios de cabeça integrados e estão posicionados mais baixos do que no modelo anterior.
 
O novo volante multifuncional, que possibilita operação total do sistema de navegação e configuração do <a href="http://www.comprecar.com.br/carros-usados">carro</a> e é item de série nas duas versões, tem aro de três braços com base plana e raios com detalhes em alumínio, além de oferecer a possibilidade de trocas de marchas pelos shift paddles. Próximo a alavanca de câmbio, está o comando central giratório do MMI, que agora foi simplificado, reduzindo de quatro teclas de controle, para apenas duas.
 
O TT traz a configuração de 2+2 assentos. Na prática, são apenas dois assentos. Os traseiros só servem para levar crianças bem pequenas. O porta-malas tem 305 litros de capacidade (13 litros mais do o anterior), e ainda pode ser ampliado pelo rebatimento dos encostos dos bancos traseiros.
 
Muita tecnologia
 
Certamente, a maior inovação no <a href="http://www.comprecar.com.br/busca/?busca=Audi&tipo=1">Audi</a> TT é a nova tecnologia embarcada, que contempla várias coisas. Pra começar, o novo volante multifuncional permite ativar praticamente todas as funções do cockpit virtual, sem tirar as mãos do volante.
 
A segunda unidade de controle é o novo terminal MMI no console central. Duas teclas ativam os menus, que são: navegação (opcional), telefonia, rádio e mídia. O moto rista ainda pode “escrever” usando o touchpad no topo do botão de pressão rotativo. A estrutura do menu do MMI é semelhante às dos smartphones. Todas as funções importantes podem ser acessadas diretamente.
 
O <a href="http://www.comprecar.com.br/busca/?busca=Audi&tipo=1">Audi</a> Virtual Cockpit é na verdade uma grande tela, no lugar do painel clássico. Assim, ao toque de botões, o moto rista pode optar entre dois modos de exibição: na versão clássica, o velocímetro e o conta-giros ficam em primeiro plano, enquanto no modo progressivo, os instrumentos virtuais são menores. Utilizando este modo, o sistema disponibiliza uma ampla área de tela para outras funções, como o mapa de navegação GPS (opcional na versão Attraction e de série na Ambition).
 
Com resolução de 1.440 x 540 pixels, a tela de 12,3 polegadas gera imagens precisas e brilhantes. Na borda inferior do Virtual Cockpit, os mostradores da temperatura exterior, hora e quilometragem são visíveis permanentemente. Símbolos de advertência ou informação também podem ser mostrados ali.
 
Motor e câmbio
 
O moto r 2.0 TFSI chega com 230 cv de potência. Ele reúne várias tecnologias modernas como: duplo sistema de injeção (indireta e direta), o sistema de acionamento de válvulas (Audi Valvelift System - AVS) para ajustar o curso das válvulas de exaustão e o coletor de escapamento integrado ao cabeçote. Esse moto r turbo entrega torque de 370 Nm entre 1.600 e 4.300 rpm. A transmissão e a S tronic de dupla embreagem com seis marchas. Essa é a mesma transmissão que equipa o esportivo <a href="http://www.comprecar.com.br/busca/?busca=Audi&tipo=1">Audi</a> S3.
 
Com esse conjunto, o <a href="http://www.comprecar.com.br/busca/?busca=Audi&tipo=1">Audi</a> TT acelera de 0 a 100 km/h, em apenas em 5,9 segundos, atingindo velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h.
 
Além de potente, o TT é eficiente. Na estrada, o cupê percorre até 12,7 km/l e, na cidade, são 9,9 km/l. Na avaliação do Inmetro, o TT recebe classificação “A” na sua categoria.
 
Outro sistema disponível que auxilia na dirigibilidade é o <a href="http://www.comprecar.com.br/busca/?busca=Audi&tipo=1">Audi</a> Drive Select, equipa a versão Ambition. Ele controla as características do moto r e a assistência da direção. O moto rista pode optar entre os modos comfort, dynamic e individual. O <a href="http://www.comprecar.com.br/busca/?busca=Audi&tipo=1">Audi</a> Drive Select também intervém em vários módulos, entre eles o câmbio S tronic. O modelo ainda conta com Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), de multiestágios. Ele pode ser desativado tanto parcial como totalmente. Vale destacar que o TT Coupé traz apenas tração dianteira. A versão integral estará disponível apenas nas versões TTS (no segundo semestre).
 
Equipamentos nas versões
 
Tanto a versão Attraction como a Ambition trazem de série o <a href="http://www.comprecar.com.br/busca/?busca=Audi&tipo=1">Audi</a> Sound System, com potência de 155 watts e nove alto-falantes. O sistema de som Bang & Olufsen, oferecido como opcional para a versão Ambition tem amplificador com 14 canais e 12 alto-falantes, cujas bordas possuem um discreto condutor de luz de intensidade ajustável.
 
De série na versão Ambition e disponível como opcional na Attraction, o rádio MMI plus com sistema de navegação é outro item tecnológico. O mapa de navegação é mostrado na grande tela, à frente do moto rista, identificando através da tecnologia 3D pontes, viadutos, túneis e pontos de interesse ao longo da rota. O sistema possui ainda um tocador de DVD, duas entradas para cartões de memória, conexão Bluetooth e disco rígido com mémoria interna (Jukebox) de cerca de 10 GB. Uma novidade importante do rádio MMI plus é o novo comando por voz, que aceita ordens mais complexas, facilitando a operação segura com o <a href="http://www.comprecar.com.br/carros-usados">carro</a> em movimento.
 
Preços
 
O novo esportivo chega ao mercado com os seguintes preços: a versão de entrada Attraction custa exatamente o mesmo valor da anterior (R$ 209.990,00) e a Ambition, por R$ 20 mil a mais, acrescenta Rádio MMI Plus com sistema de navegação, ar condicionado automático integrado nas saídas de ar, <a href="http://www.comprecar.com.br/busca/?busca=Audi&tipo=1">Audi</a> Drive Select, Faróis Full Led, pacote de luzes e rodas de alumínio de 19 polegadas.
 
Os opcionais são Pintura Metálica/Perolizada/Amarelo Vegas por R$ 1,7 mil; radio MMI plus com sistema de navegação (na versão Attraction) por R$ 11,5 mil; o Kit Esportivo S-Line por R$ 7 mil e o Pacote Advanced que engloba Keyless-Go; Sensor de Estacionamento Dianteiro e Sistema de Som Bang & Olufsen por R$ 10 mil.
 
Ficha técnica
 
Motor: 2.0 TFSI
Cilindros / Cilindrada: 4 em linha / 1.984 cm³
Potência (cv em min-1): 230 @4.500 - 6.200
Torque (Nm @ min-1): [email protected] - 4.300
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic 6 marchas
Peso (kg): 1.335
Comprimento (mm): 4.177
Largura (mm): 1.832
Altura (mm): 1.353
Distância entre eixos (mm): 2.505
Capacidade do tanque de combustível (l): 50
Capacidade do porta-malas (l): 305
Aceleração 0-100 km/h (s): 5,9
Velocidade Máxima (km/h): 250 (limitada eletronicamente)