Toyota comemora dez anos do seu primeiro híbrido no Brasil e reforça pioneirismo
Prius, lançado em 2013, colaborou para a popularização de uma tecnologia até então desconhecida no País Modelo.
A Toyota comemora em 2023 os dez anos do lançamento do seu primeiro modelo híbrido no Brasil, o Prius. Tecnologia até então pouco conhecida no mercado nacional, o veículo foi o pioneiro e principal responsável pelo desenvolvimento e popularização de uma das soluções mais amigas do meio ambiente, a híbrida flex.
Com aproximadamente sete mil unidades comercializadas no País até 2021, - o Prius também foi um dos automóveis que auxiliaram a Prefeitura de São Paulo, à época, a oferecer veículos mais limpos e sustentáveis em mobilidade, incentivar a popularização da tecnologia, e a conceder redução de impostos (IPVA) e isenção do rodízio para esse tipo de veículo.
O modelo, importado do Japão, teve sua apresentação oficial para o público no Salão de São Paulo, em 2012. Mas, antes mesmo do evento, o Prius já podia ser visto nas ruas paulistanas pelo fato de ter sido incorporado à frota dos táxis “verdes” do município. No total, foram adicionadas 116 unidades do veículo ao programa como parte dos testes da Toyota no mercado.
O carro, equipado com dois motores, um a combustão e outro elétrico, se destacava por sua grande eficiência energética e de combustível, baixa emissão de CO2, e por ser reciclável: 95% do Prius era reutilizável, 85% totalmente reaproveitado e 95% dos componentes da bateria de longa duração poderia ser reaproveitados. Um avanço até os dias de hoje.
Inovação e pioneirismo
Dois anos após o início das vendas do Prius no Brasil, em 2015, a Toyota iniciou os trabalhos entre engenheiros brasileiros e japoneses para o desenvolvimento da tecnologia que hoje é referência mundial, e exclusiva para o mercado brasileiro, a híbrida flex. O trabalho foi direcionado no sentido de extrair o potencial máximo de cada solução: alta eficiência e baixos níveis de emissões ao utilizar combustível oriundo de fonte 100% renovável.
Com o anúncio, em setembro de 2018, do investimento de R$ 1 bilhão na fábrica de Indaiatuba, a Toyota confirmava o Corolla como o primeiro modelo fabricado no Brasil a oferecer a inédita tecnologia híbrida flex, se tornando referência não só em seu segmento, mas em toda a indústria automotiva nacional. Lançado em setembro de 2019, o modelo é líder absoluto na categoria de sedãs médios, e foi o responsável pela expansão e popularização dos híbridos flex no País.
Dois anos após a apresentação do primeiro modelo híbrido flex do mundo fabricado no Brasil, a Toyota lançava o segundo veículo a utilizar a tecnologia, o Corolla Cross. Com investimento de R$ 1 bilhão na fábrica de Sorocaba, o primeiro SUV da marca levava em consideração quatro pontos importantes: robustez urbana, amplo espaço interno, dirigibilidade, conforto de condução e segurança.
Desde 2019, quando foi lançado o Corolla Sedã, acrescentando o Corolla Cross em 2021, os modelos híbridos flex continuam com o maior market share de eletrificados leves no Brasil, com uma participação de 30% no primeiro trimestre deste ano. No total, foram produzidas no país mais de 60 mil unidades desde o lançamento da tecnologia.
Além disso, o Corolla Cross é exportado para 22 países da América Latina, um recorde para a operação brasileira. Com isso, a Toyota segue pioneira na popularização da tecnologia híbrida e híbrida flex no Brasil. Até o momento, já foram produzidos mais de 105 mil automóveis com ambas as tecnologias.
Somente na última década, a Toyota investiu R$ 6 bilhões no desenvolvimento de tecnologias, na modernização de suas plantas e na produção dos veículos comercializados no Brasil e exportados região a fora.
Recentemente, a Toyota deu mais um passo rumo a neutralidade de carbono no Brasil ao firmar a parceria com a Shell Brasil, Raízen, Hytron, Universidade de São Paulo (USP), Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) e Senai CETIQT, e se tornou a primeira montadora automotiva a cooperar no desenvolvimento de hidrogênio renovável a partir do etanol. Para isso, realizará o empréstimo de um Mirai, primeiro carro de série movido a célula combustível (Fuel Cell Electric Vehicle) para a USP, que irá realizar estudos e aplicações dessa tecnologia “do campo à roda”.
Esse desenvolvimento faz parte de um conjunto de esforços da companhia no cumprimento de metas ambientais ambiciosas, previstas no seu Desafio Ambiental 2050. Adicionalmente, contribui com a ambição da marca em produzir carros cada vez melhores, a fim de colaborar com a redução de impactos ambientais causados pelos automóveis, chegando o mais próximo possível ao nível zero de emissão.
Confira a linha Toyota completa nas concessionárias Toyota Tsusho, (https://www.tsusho.com.br/)
Revista Comprecar
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro
- Notícias 18/11/2024 Executivo da GWM Brasil é eleito um dos 30 mais influentes da tecnologia no Brasil