Audi A3 sedan, agora com motor 1.4 turbo
Versão de entrada inicia em R$ 94,8 mil
por Jorge Augusto
Apresentado no Brasil no início deste ano com moto r 1.8 turbo, o Audi A3 sedan passa a contar com uma versão mais econômica. As 770 unidades vendidas até março desse ano, mostram que mercado aceitou muito bem o produto da Audi. Assim, a nova versão 1.4 turbo deve ampliar ainda mais o interesse pelo sedan compacto da Audi. A nova opção equipada com moto r 1.4 turbo, chega com preço inicial de R$ 94.800. Existe ainda uma opção mais completa, batizada de Attraction, com valor inicial de R$ 99.900. E o Comprecar traz todos os detalhes nessa matéria.
Como principal destaque, o moto r 1.4 turbo que traz injeção direta de combustível, potência máxima de 122 cavalos e torque máximo de 200 Nm. Mas o ponto mais interessante, é que esse torque é obtido a partir de 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. Junto com o moto r 1.4, está o câmbio robotizado Stronic de 7 marchas, que utiliza tecnologia de dupla embreagem.
Ainda que a potência de 122 cavalos não impressione, e considerando que o carro pesa 1.215 kg, o conjunto motriz consegue acelerara o carro até 100 km/h em 9,4 segundos. E a velocidade máxima é de 212 km/h. Para um modelo de entrada, os números são convincentes.
O A3 sedan 1.4 conta também com start-stop, que aumenta a economia de combustível, principalmente em situações de tráfego intenso. Ele desliga o moto r automaticamente sempre que o carro é imobilizado, nos sinais fechados ou em engarrafamentos. Quando o moto rista solta o pedal do freio, a partida é dada imediatamente. Com todos esses recursos, e uma condução moderada, a Audi fala numa redução de consumo de até 20 por cento. Entretanto, o moto r 1.4 vem com correia de acionamento do comando (que precisa ser trocada com 120 mil km). Outro detalhe, é que a versão 1.4 não contempla o Drive Select e o sistema que desengata o câmbio em velocidades de cruzeiro (presentes nas versões 1.8).
Como um carro de categoria “Premium”, o A3 sedan 1.4 vem equipado com direção eletromecânica Servotronic, que não tira potência do moto r. Outro equipamento sempre presente é o ESP (programa de estabilidade eletrônico). Vale destacar que alguns sedans de outras categorias (como o novo Corolla, por exemplo) não oferecem o ESP, nem como opcional. Além dos airbags frontais obrigatórios, o A3 também inclui dois laterais e um de joelho para o moto rista. Outros equipamentos presentes são os faróis bi-xenônio, com ajuste automático de altura e limpador. Na traseira, lanternas em LED e luzes de neblina são de série.
A versão sedan de entrada traz volante de 4 raios, alavanca de câmbio em couro, apoio de braço dianteiro, ar condicionado manual, bancos dianteiros com ajustes de altura e forrados em tecido, computador de bordo, encosto do banco traseiro rebatível, porta-malas com tapete reversível, suporte ISOFIX para banco traseiro, vidros laterais e traseiros com isolante térmico e rádio com MMI.
Os bancos em tecido trazem ajustes de altura na dianteira e apoio de braço; o encosto do banco traseiro é rebatível, permitindo ampliar a capacidade do porta-malas (de 425 litros, para mais de 800 litros) e conta com suporte ISOFIX para cadeirinhas infantis. O porta-malas conta ainda com tapete reversível e mais alguns porta-objetos.
Já a versão Attraction, acrescenta o volante multifuncional com shift paddles para comando do câmbio. O modelo também inclui alguns dispositivos tecnológicos de série, como o Audi Sound System, o Audi Music Interface, o Rádio MMI e conectividade Bluetooth (tanto para viva-voz, como reprodução de música sem fios). O carro vem com preparação para rastreador, alarme antifurto e travamento central com controle re moto à distância. A versão Attraction conta ainda com rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/55 R16.
Como opcionais, a Audi oferece aos clientes pintura metálica/perolizada, o Rádio MMI Plus com sistema de navegação, bancos em couro sintético, controle de cruzeiro e sensor de estacionamento traseiro. Aliás, o sistema MMI Plus com sistema de navegação tem preço sugerido de R$ 9,9 mil. É bem verdade que o sistema contempla vários recursos além da simples navegação, como um disco rígido interno de 10 GB para armazenamento de mídias. Ainda sim, trata-se do GPS mais caro do mercado brasileiro. O comprador também pode optar pelo teto solar panorâmico elétrico Open Sky.
Com a inclusão do A3 sedan 1.4, a Audi passa a oferecer nove versões do modelo no Brasil. A versão de entrada do A3 Sportback 1.4 está sendo vendida por R$ 90.600,00 – aproximadamente 5,5% menos do que a versão Attraction.
A linha completa do Audi A3 fica assim:
A3 Sportback 1.4 - 90.600,00
A3 Sportback Attraction 1.4 - 95.900,00
A3 Sport 1.8 - 115.800,00
A3 Sportback 1.8 - 112.400,00
A3 Sportback Ambition 1.8 - 125.100,00
A3 Sedan 1.4 - 94.800,00
A3 Sedan Attraction 1.4 - 99.900,00
A3 Sedan 1.8 - 113.700,00
A3 Sedan Ambition 1.8 - 126.400,00
Revista Comprecar
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro
- Notícias 18/11/2024 Executivo da GWM Brasil é eleito um dos 30 mais influentes da tecnologia no Brasil
- Notícias 18/11/2024 Volkswagen celebra 65 anos da fábrica Anchieta E mais de 14,7 milhões de veículos produzidos
- Notícias 18/11/2024 BYD comemora 30º aniversário com a marca de 10 milhões De veículos de nova energia produzidos
- Notícias 14/11/2024 Singing Machine e Stingray anunciam microfone em parceria Com a BYD