Avaliação: Audi A3 Sportback Ambition
Um hatchback com estilo e muita eficiência na economia
Em Julho de 2013, a nova geração do Audi A3 chegou às ruas brasileiras. Na oportunidade, o modelo recebeu diversas mudanças em relação a geração anterior, ainda que a maioria do público não tenha notado. Fato indiscutível, é que a Audi nos últimos 5 anos tem sido bastante conservadora ao fazer mudanças de estilo em seus produtos. As evoluções realmente acontecem do ponto de vista tecnológico, mas são suaves no estilo e design. De qualquer forma, a atual geração do A3 é completamente diferente da anterior, do ponto de vista técnico.
Estilo
Pra começar, a geração atual cresceu em relação à anterior. O Audi A3 Sportback mede 4,31 m de comprimento; 1,78 m de largura e 1,42 m altura. A distância entre-eixos é de 2,63m (são 5,8 cm a mais que a anterior). Na frente, o principal destaque está na guia de luz (utilizada na iluminação diurna) dentro do farol. Essa guia de luz desenha um “V” inclinado, em cor branca totalmente homogênea. Detalhe interessante que ela muda para cor laranja, quando o moto rista aciona a seta de direção. Os faróis são do tipo xênon plus, com ajuste automático de altura. Tanto a luz de farol alto, quanto o baixo usam iluminação xênon. Na lateral, outro detalhe interessante. Antes, os retrovisores vinham montados no início da coluna A. Agora, inspirado no Audi TT e R8, eles estão montados sobre a porta, um pouco mais para trás. E na traseira, as luzes são bipartidas divididas entre a tampa do porta-malas e a carroceria do carro. Elas também trazem iluminação com guias de luz e são “Full Led”, ou seja, lanterna, freio e pisca usam Leds. A luz de freio tem tecnologia adaptativa. Ela pisca rapidamente quando o moto rista da uma freada mais forte que o normal, para avisar os moto ristas que vem atrás. Apenas a luz de ré usa lâmpada convencional. E pra fechar o pacote, no A3 com moto r 1.8 litros, as rodas são sempre de 17 polegadas, com desenho exclusivo.
Estrutura mais leve
O A3 Sportback traz uma moderna tecnologia em sua plataforma. Trata-se de um processo de construção de baixo peso, definido por Audi Ultra. Isso faz com que o carro fique até 90 quilos mais leve(em relação ao anterior). O Audi A3 incorpora uma plataforma modular transversal (MQB). Assim, é possível utilizar “módulos” pré-concebidos na construção do carro, exatamente como um acontece no brinquedo Lego. Ou seja, o A3 incorpora soluções tecnológicas herdadas de modelos mais caros da Audi.
Mesmo com redução de peso, a célula de aço (área que compreende a região do carro, onde as pessoas ficam) mantém elevada rigidez. O tipo de material utilizado em cada parte da estrutura é determinado em função das características desejadas. Os componentes da célula são feitos em aço forjado a quente, o que torna a estrutura resistente e leve, ao mesmo tempo, que economiza 37 kg no peso do carro. A tampa do moto r, os para-lamas, a parte de trás dos para-choques e a subestrutura do eixo dianteiro são feitos em alumínio. Além de economizarem cerca de 12 kg, também servem como áreas de deformação e absorção de energia em caso de acidentes. Com isso o carro recebe 5 estrelas no Euro N Cap, com 95% de eficiência na proteção de adultos, e 87% nas crianças.
Interior
O interior do Audi A3 foi completamente redesenhado em relação a geração anterior. Entre os detalhes de estilo, um longo arco que corre abaixo do para-brisa, segue o estilo dos modelos mais caros da marca. O console central é ligeiramente inclinado em direção ao moto rista, e permite melhor acessibilidade aos comandos.
Os bancos dianteiros são muito eficientes. Sem perder conforto, trazem um desenho esportivo. Destaque para o bom apoio das costas, bem como o prolongador do acento para pessoas que tem pernas mais cumpridas. Na atual geração o entre-eixos é maior. Isso permite mais espaço no assento traseiro, principalmente para as pernas.
O porta-malas tem 380 litros de capacidade na configuração normal. Com os bancos traseiros rebatidos, sobe para 1.220 litros. O banco traseiro também pode ser rebatido na proporção 40:60.
O interior ainda conta com acabamento em alumínio “Mistral” e inserções em “3D barvolento” nas portas. Quatro grandes saídas de ar, com design de turbina, conferem mais estilo ao veículo. A forma como distribuem o ar pode variar de um jato mais forte até um fluxo mais uniforme e difuso, com vários níveis de intensidade. Para mudar o fluxo de ar, basta apertar ou puxar o centro do difusor de ar.
Equipamentos
O novo A3 traz a ultima geração da unidade de comando central batizada de MMI Navigation Plus com MMI Touch. Localizada no console central, possui painel de controle táctil integrado e botão de pressão rotativo para acesso dirteto às funções disponíveis.
A tela desse sistema é colorida com sete polegadas e se eleva eletricamente no centro do painel. O monitor de alta resolução de 7 polegadas tem apenas 11 milímetros de espessura e sua carcaça é feita em magnésio, na cor preta. Nela estão todas as informações, com uma nova disposição. As funções do carro estão distribuídas em menus, que são facilmente acessados pelo controle rotativo do console.
O sistema MMI oferece ao moto rista uma maneira prática para controlar as funções de navegação e do telefone, além de permitir “escrever” letras ou números com um simples movimento do dedo. Ou seja, no menu do navegador, ao se inserir um destino (ou na agenda de telefones) basta escrever a letra, com o dedo sobre o botão rotativo. O sistema reconhece a letra e vai sugerindo nomes de ruas, a cada letra inserida. O sistema multimedia do carro inclui ainda rádio, dois slots para cartão SD Card, integração para MP3 Player por cabo (conexão P2) e interface Bluetooth completa. Junto com o sistema de GPS, que utiliza processadores gráficos de alta velocidade e virtualização da topologia do terreno (em modo 3D), ainda existe um HD interno que permite copiar musicas e filmes para o sistema multimedia.
Outra novidade é o botão para o freio de estacionamento eletromecânico, que substitui a alavanca do freio de mão. Isso permite melhor organização no console central. O volante também pode trazer teclas multifuncionais e shift-paddles (para troca de marcha) dependendo da versão do A3. O ar-condicionado é sempre de série, sendo que na versão Ambition é de duas zonas com ajuste digital e automático.
A direção do carro tem assistência elétrica. Isso permite maior leveza no trânsito da cidade, enquanto fica mais firme em alta velocidade. Além disso, a direção esta mais integrada ao demais sistemas dos carros. Com o Audi Drive Select, o moto rista escolhe o modo de condução, alterando características do acelerador, direção assistida e operação do câmbio S tronic. Os modos disponíveis são: Conforto, Auto, Dinâmico, Individual ou Eficiência.
Motores
O A3 Sportback Ambition vem equipado com um novo moto r turbo 1,8 litro. Entre as evoluções está um inovador sistema de dupla injeção. Ele tem injeção direta e indireta de combustível; sobrealimentação por turbo; gestão térmica que permite temperaturas diferentes em partes do moto r e o sistema start-stop. Com tudo isso, o consumo foi reduzido em até 10%, quando comparado à versão anterior.
Esse moto r 1.8 TFSI que combina injeção direta FSI com injeção indireta multiponto, tem 8 bicos injetores, sendo dois para cada cilindro. Ele também incorpora o sistema Valvelift, que varia a elevação das válvulas. O coletor de escape está integrado à cabeça dos cilindros, o que permite um aquecimento mais rápido do conjunto e menor emissão de poluentes. A potência máxima é de 180 cavalos, com torque máximo de 250 Nm.
Transmissão de dupla embreagem S tronic
Outra detalhe do Audi A3 é o câmbio robotizado de dupla embreagem com sete marchas. Batizada de S tronic, essa transmissão é extremamente rápida e com engates quase imperceptíveis. O moto rista pode ainda operar manualmente o câmbio S tronic, por meio de shift-paddles no volante.
Item muito interessante é que o Audi Drive Select, no modo Eficiência, permite uma operação diferenciada no câmbio. Neste caso, o modo de “roda livre” da caixa S tronic é ativado! Significa que a embreagem é automaticamente liberada quando o condutor levanta o pé do pedal de acelerador, quando o carro esta em movimento. Na prática, o sistema coloca o carro na “banguela”, poupando combustível. Mas basta frear ou acelerar, para o câmbio ser engatado automaticamente.
Desempenho
Com o moto r 1,8 litro e a transmissão S tronic, o A3 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e tem velocidade máxima de 232 km/h. O consumo médio é de quase 16 km/litro. A eficiência do novo Audi A3 se dá também por ajustes detalhados, inclusive no compartimento do moto r e na parte inferior da carroceria que otimizam a distribuição de peso, bem como o baixo coeficiente de arrasto, de apenas 0,31.
Segurança
Todas as versões já saem de fábrica com controle eletrônico de estabilidade. O novo Audi A3 Sportback conta ainda com um conjunto de itens de segurança de alto padrão, que inclui airbags frontais e laterais, para o joelho do condutor e de cabeça que protege inclusive os passageiros do banco de trás.
Preço
Audi A3 Sportback Ambition começa em R$ 137 mil. A Audi oferece 12 opções de cores para o novo A3 Sportback: branco amalfi, preto brilhante, vermelho brilhante, marrom beluga, cinza dakota, prata gelo, branco geleira, cinza molção, azul skuba, vermelho shiraz, vermelho misano e preto fantasma. O único opcional é o sistema multimedia que inclui GPS, HD interno e mais conexões, por cerca de R$ 10 mil.
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