Avaliação: Mercedes-Benz GLA 250
Motor de 211 cv e câmbio de dupla embreagem asseguram alto desempenho
No começo de Abril, a Mercedes-Benz apresentou a versão que faltava para completar a família GLA. A GLA 250 tem como principal destaque o moto r 2,0 litros turbo, que gera com 211 cv. Esse é o mesmo moto r que equipa a versão 250 do sedan Classe C. Mas a diferença, é que no GLA à transmissão é a 7G-DCT de dupla embreagem robotizada. A GLA 250 está disponível em duas configurações, sendo a Vision e a Sport.
A GLA é o quarto (e último) integrante a compor a família de carros com plataforma compacta da Mercedes Benz. Os outros produtos dessa plataforma são o Classe A, B e o CLA. Nessa plataforma, todos os modelos tem tração dianteira e câmbio robotizado de dupla embreagem. Justamente por isso, o GLA é um Crossover. Então, a GLA oferece porte um pouco mais avantajado e tem altura maior em relação ao solo. Ainda sim, é um automóvel puramente urbano.
Estilo
Por fora, o GLA 250 apresenta poucas diferenças em relação as outras versões. Na dianteira destaque dos faróis com máscara preta e pelas luzes de uso diurno em LEDs, que criam a assinatura luminosa exclusiva do veículo. O para-choque dianteiro traz proteção inferior e reforços prata escuro contrastantes em toda a volta. Lateralmente, as rodas são maiores e diamantadas, para um visual mais esportivo.
Interior
Os mais atentos vão notar que o encosto de cabeça é integrado nos bancos dianteiros e traseiro. Apenas o encosto central do banco traseiro e ajustável em altura. Isso ajuda bastante na segurança em colisões, pois o encosto esta sempre na posição correta. Além disso, o encosto do banco traseiro pode ser rebatido completamente, elevando a capacidade de carga de 421 para 836 litros.
Outro destaque do interior são as cinco saídas de ar no painel, em forma de turbina. A abertura delas é feita girando o anel externo. A alavanca seletora do câmbio fica atrás do volante, liberando espaço no console central para um grande porta-objetos.
Muita gente vai gostar do sistema de chave presencial democrático. O moto rista pode escolher usar, ou não. Se não usar, a chave funciona como em todos os outros modelos da Mercedes, sendo colocada no painel, e girada normalmente. E se usuário optar por usar o sistema presencial, o encaixe da chave é coberto por um botão, que só precisa ser apertado para a partida.
O visual dos assentos esportivos é ressaltado pela abertura na parte inferior do apoio de cabeça que é iluminada e nos painéis de revestimento das portas. No GLA 250 Sport, a forração é em couro sintético ÁRTICO. As superfícies foscas e macias se estendem desde a linha de cintura até o bolso da porta. Os apoios de braços das portas têm frisos cromados e o acabamento do teto é preto.
Equipamentos
A nova versão do GLA 250 se destaca pela maior quantidade de equipamentos. Ela traz de fábrica itens diferenciados como o Active Parking Assist (sistema de assistência ao estacionamento), que estaciona o veículo automaticamente em vagas paralelas ou longitudinais. Outro destaque é o sistema Command Online, que oferece navegação GPS e conectividade ampliada com Smartphones. Especificamente a versão Sport (avaliada aqui), incorpora um visual mais interessante, pois inclui kit visual AMG e câmera de ré como equipamento de série.
Outro equipamento que faz bastante diferença no GLA é o amplo teto-solar panorâmico. Dividido em duas partes, o teto vai até a parte traseira do carro. Apenas a parte da frente que abre, basculando sobre a porção traseira que é fixa. E o bom aerodinâmico do GLA, permite usar o teto aerto, inclusive em velocidades superiores à 120 km/h. Também faz parte do pacote do GLA 250, os dois bancos dianteiros com ajustes elétricos completos. Eles trazem inclusive três memórias de posições e ajuste lombar também elétrico.
O sistema de ar-condicionado é digital de dupla zona. Ele conta ainda com uma saída traseira passiva, para melhor climatização. O porta-malas conta também com abertura e fechamento automático, inclusive podendo ser acionado pela chave com controle re moto .
Completam o pacote de equipamentos os faróis bixenon (sem ajuste dinâmico em curvas), iluminação interna em Led com tom pálido (mais confortável); sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré e espelhos laterais retrateis.
Motor 2.0 litros turbo
O grande destaque na GLA 250 é justamente o moto r turbo, 4 cilindros em linha, que possui 211 cv(@ 5.550 RPM), com um torque máximo de 350 Nm, disponível entre 1.200 e 4.000 RPM. Entre os destaques tecnológicos, está sistema de injeção direta. A tecnologia incorporada a este moto r de quatro cilindros engloba inovações apresentadas inicialmente nos moto res V6 e V8 da Classe S da Mercedes-Benz. O processo de combustão, por exemplo, é baseado na terceira geração da injeção direta da marca, que utiliza a precisa tecnologia da múltipla injeção piezelétrica.
Transmissão de dupla embreagem
Toda a eficiência do moto r turbo é otimizada pela transmissão automatizada 7G-DCT com dupla embreagem. Pesando apenas 86kg, esse câmbio tem sete marchas, distribuídas em duas subtransmissões, cada uma com sua própria embreagem. Assim, uma embreagem se encarrega das marchas impares, enquanto a outra fica com as marchas pares. Graças a essa configuração, as mudanças de marcha são quase imediatas, sem perda da força de tração. Enquanto uma marcha esta engatada, a outra esta pré-engatada na outra embreagem. E a troca da marcha junto ao moto r, é quase instantânea. Na GLA também se observa uma melhora considerável na gestão de trocas de marcha no câmbio, quando comparado ao que é visto na Classe A e B, que também utilizam câmbio de dupla embreagem.
E com um moto r forte mais um câmbio eficiente, o desempenho da GLA 250 é muito bom. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece apenas em 7,2 segundos e velocidade máxima de 235 km/h. Para um veículo de 1.455 kg, a marca é muito boa.
Função ECO start/stop com partida direta
Para ajudar na economia, o GLA traz de séria o sistema ECO start/stop. Assim, quando o moto r é desligado, a posição do virabrequim é registrada por um sensor para que a unidade de controle saiba a posição de cada um dos pistões. No momento de dar novamente a partida, ela seleciona o pistão que está melhor posicionado para receber a primeira ignição. Assim que o moto r de partida começa a girar o moto r, é possível acionar a injeção e ignição no cilindro selecionado, e a combustão se inicia imediatamente. O processo é mais ágil na GLA, não dando a sensação de que o carro pode não pegar. Isso ajuda também no consumo. Na cidade, a média registrada em nossos testes foi de 8,5 km/l. Na estrada, a melhor média foi de 12,5 km/l.
Dirigibilidade
A direção eletromecânica dá maior sensibilidade ao condutor e contribui para a eficiência geral do veículo, pois só utiliza energia quando o volante é realmente esterçado. Ela também permite a incorporação de várias funções de assistência, como a unidade de controle ESP (controle de estabilidade), correções direcionais ao frear em superfícies com diferentes níveis de aderência e compensação de ventos laterais e inclinação da estrada. Com tudo isso, o GLA se mostra um veículo bastante leve para o moto rista, que tem a sensação dele ser menor do que realmente é. Dessa forma, a GLA é bastante agradável para dirigir na cidade, ao mesmo tempo que se mostra bastante disposta e firme na estrada.
Sistemas de assistência
Vários sistemas de assistência dão apoio ao condutor no GLA 250 e reduzem a necessidade de esforço. Um importante sistema de segurança é o Attention Assist, que alerta o condutor em caso de sonolência e sugere uma parada para descanso. Luzes de freio adaptativas são outro recurso: em caso de frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos moto ristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão traseira.
Outras duas funções de assistência, associadas ao sistema de freios ABS, contribuem para maior segurança e conforto no Mercedes-Benz GLA. A primeira é a função Hold, que imobiliza o veículo em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o condutor precise manter o pé no pedal do freio. O automóvel é liberado automaticamente assim que o acelerador volte a ser pressionado.
Já o sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o automóvel recue antes de arrancar.
Conectividade e interatividade
O sistema multimídia COMAND Online é operado por meio de um comando ergonômico localizado no console central. As informações do sistema são exibidas na tela de 17,8 cm instalada bem no centro do painel. O senão é o desenho da tela do multimedia parece não combinar com o painel do carro.
Além das funções oferecidas pelo sistema Audio 20, o COMMAND Online possui sistema de navegação GPS, permite acesso à Internet por meio de conexão Bluetooth a dispositivos móveis com pacote de dados e tem memória de 10 GB para arquivos de áudio. É possível copiar musicas de pen-drives e SD Cards direto para a memória do sistema. Existe ainda um outro tipo conexão que, por meio de cabos específicos, permite conectar aparelhos como iPhones.
Todas as versões do GLA
O GLA 250 chega ao mercado brasileiro nas versões Sport e Vision, juntando-se ao GLA 200 Style, GLA 200 Advance, GLA 200 Vision, GLA 200 Vision Black Edition e GLA 45 AMG 4MATIC.
Todas as versões, a partir do GLA 200 Advance, contam também com o sistema de estacionamento Active Parking Assist, que permite estacionar automaticamente tanto nas ruas, em vagas paralelas, como em estacionamentos de supermercados ou shopping centers, onde as vagas são perpendiculares. O GLA 250 Sport e o GLA 45 AMG 4MATIC trazem também câmera traseira.
O GLA 200 Style e o Advance trazem sistema de ar-condicionado digital Thermatic. Já as versões GLA 200 Vision, 250 Vision e 250 Sport são equipadas de série com o sistema de climatização Thermotronic, com duas zonas de temperatura independentes na dianteira. As versões Vision, Sport e o 45 AMG 4MATIC se destacam visualmente pela presença do teto solar panorâmico, um forte elemento de estilo e sofisticação. O teto solar tem acionamento elétrico, criando uma abertura para ventilação. O vidro escurecido mantem o isolamento térmico e o conforto no interior do veículo sob luz solar.
No GLA 200 Vision, 250 Vision e 250 Sport, o banco do moto rista oferece ajustes elétricos com memória, permitindo registrar o posicionamento individual para até três condutores com apenas um toque. O banco também conta com ajustes lombares elétricos.
Os preços são os seguintes:
GLA 200 Style - R$ 128.900;
GLA 200 Advance - R$ 136.900;
GLA 200 Vision - R$ 154.900;
GLA 200 Black Edition - R$ 157.900;
GLA 250 Vision - R$ 171.900;
GLA 250 Sport - R$ 189.900;
GLA 45 AMG - R$ 298.900.
Revista Comprecar
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