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BMW i chega oficialmente ao Brasil

BMW i chega oficialmente ao Brasil

Os modelos híbridos BMW i3 e i8, iniciam as vendas em setembro

O BMW Group traz ao mercado brasileiro, a partir deste mês, a sua divisão BMW i. Os dois primeiros automóveis da marca são propostas complementares do futuro da mobilidade. O BMW i3 chega com dimensões compactas, linhas futuristas e utilização em ambiente urbano. Já o BMW i8 é focado no prazer de dirigir esportivamente, com o máximo de economia e o mínimo de emissões de dióxido de carbono. Os modelos BMW i estarão disponíveis, inicialmente, em poucos concessionários autorizados da marca, apenas em grandes cidades brasileiras.
 
BMW i3
 
Com foco no deslocamento urbano, o BMW i3 combina a propulsão elétrica por meio de sua bateria de íons de lítio de alta capacidade e um moto r à combustão interna de dois cilindros, 650 cc (0,6 litro) com 34 cv. Isso resulta em uma autonomia elétrica entre 130 km e 160 km por carga. Com a utilização dos modos de condução ECO PRO e ECO PRO+, a autonomia pode ser ampliada em até 40 km (20 km em cada um). Combinada ao moto r à combustão interna, a autonomia é extendida, podendo chegar até 300 km.
 
Conhecida como LifeDrive, a estrutura do veículo é constituída por duas unidades funcionais separadas: módulo superior Life, uma célula de passageiros de alta resistência e extremamente leve, feita de plástico reforçado com fibras de carbono (CFRP); e módulo inferior Drive, feito de alumínio, que abriga o conjunto do trem de força e os componentes estruturais.
 
O BMW i3 tem tração traseira, mas os seus compactos moto res elétrico (50 kg) e de combustão interna, diferentemente da maioria dos modelos da marca, ficam posicionados sobre o eixo traseiro, acompanhados do conjunto de transmissão. A bateria de íons de lítio desenvolvida especialmente para a BMW i é posicionada abaixo do assoalho, entre os eixos do automóvel. Desta forma, com o LifeDrive, foi possível produzir um automóvel leve (1.315 kg), com baixíssimo centro de gravidade e distribuição de peso exata de 50:50.
 
O BMW i3 com extensor de autonomia oferece melhor desempenho, com 125kW (170 hp) de potência e torque imediato de 250Nm, que propiciam a aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Especialmente desenvolvido para o uso urbano, o modelo traz o conceito “one pedal feeling” – segundo o qual é possível dirigir sem acionar o pedal do freio com tanta frequência, pois o freio de um moto r elétrico é mais forte do que o a combustão convencional. O BMW i3 será oferecido no Brasil somente na opção com o moto r a combustão interna que serve como extensor de autonomia, em duas versões: A i3 Rex Entry e a i3 Rex Full.
 
A versão de entrada traz farol em LED; sistemas de navegação, teto solar, sistema de áudio Harman Kardon; sistema de recarga rápida, roda aro 19, volante multifuncional, sensor de chuva; controle de cruzeiro; espelhos rebatíveis e ar-condicionado automático. Essa versão parte de salgados R$ 226 mil.
 
Já a versão completa acrescenta: interior em couro integral, roda aro 20, sensor de estacionamento frontal e traseiro, assistente de estacionamento, câmera traseira e assistente de condução. O preço sobe para R$ 236 mil.
 
BMW i8
 
O BMW i8 é o esportivo híbrido plug-in da marca, e o segundo modelo da BMW i a chegar ao Brasil. O BMW i8 traz um visual com linhas agressivas e bem demarcadas, incluindo a típica grade bipartida.
 
Combinando as tecnologias BMW TwinPower Turbo e BMW eDrive produz, potência máxima de 362 cavalos. Isso permite um 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos. Porém, o consumo de combustível e emissão de dióxido de carbono são comparáveis aos carros mais eficientes do mercado.
 
O moto r elétrico do BMW i8 foi desenvolvido e produzido pelo BMW Group para este projeto. A unidade desenvolve potência de 96 kW (equivale à 131 cv) e entrega seu torque máximo de 250Nm em toda faixa de rotação e velocidade. Esse moto r elétrico também pode impulsionar o veículo sozinho. Nesse caso, a velocidade máxima é de 120 km/h e a autonomia é de 37 quilômetros. O moto r elétrico recebe energia da bateria de íons de lítio, que foi instalada na parte central do carro, embaixo do assoalho.
 
O BMW i8 também traz um moto r a gasolina de três cilindros e injeção direta TwinPower Turbo de 1.5 litro. Esse moto r gera potência máxima de 231 cv, com torque máximo de 320Nm.
 
Dentre os destaques do i8 tem-se: farois em LED (com opcional de laser disponível em 2015) , BMW Head Up Display em cores, pacote Pure Impulse que inclui painel central em cerâmica, pinças de freio em azul BMW i e revestimento em couro carpo carum. A comercialização do modelo ocorrerá sob encomenda, pelo valor estratosférico de R$ 800 mil!
 
Carregamento rápido
 
Os modelos poderão ser carregados por meio do acessório BMW i Wallbox, que será capaz de carregar a bateria de forma mais rápida (cerca de três horas). Esse tipo de estação será comercializado pelas concessionárias BMW i no mercado nacional e sua instalação poderá ser feita por empresas homologadas pela BMW do Brasil.
 
Além disso, é possível carregar os carros BMW i por meio de tomadas convencionais aterradas de 220v e 110v (cerca de oito horas e 16 horas, respectivamente), uma vez que todos os carros possuem os cabos para tal modo de recarga como equipamento de série. Além disso, o cliente poderá carregar seu BMW i em estações instaladas nos concessionários BMW i.
 
Maior conectividade

O BMW i3 e o BMW i8 são equipados com o novo BMW Connected Drive. Os carros já saem de fábrica com um SIM Card que mantém o veículo conectado à internet 100% do tempo, sem a necessidade de pareamento com o celular do moto rista. Por meio da tecnologia, o moto rista terá à disposição facilidades como o aplicativo BMW i Remote (que permite acessar funcionalidades do veículo pelo smartphone, como ligar o ar-condicionado, enviar rotas para o GPS e ativar a buzina ou os faróis), o serviço de chamada de emergência, serviços especializados de guincho e uma plataforma de aplicativos como Google Local Search e o Street View.