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Carro tecnológico: conheça o novo Ford Explorer

Carro tecnológico: conheça o novo Ford Explorer

Modelo está entre os SUVs mais vendidos dos Estados Unidos

A Ford lançou a sexta geração do Ford Explorer, que está entre os SUVs mais vendidos dos Estados Unidos. O lançamento ocorreu durante o Salão de Detroit e trouxe várias modificações ao veículo, tanto estéticas quanto funcionais.
 
As atualizações foram focadas na tecnologia, de modo que os motoristas tenham a melhor experiência possível enquanto dirigem seu veículo, o que pode levantar ainda mais o número de vendas e a popularidade do modelo.
 
Veja quais foram as atualizações que farão com que a nova versão seja, conforme afirmação da própria Ford, “o Explorer mais potente e divertido ao volante da história”.
 
Mudanças da sexta geração do Ford Explorer
 
Externamente, não há mudanças significativas no Explorer. O design segue as linhas da versão anterior, embora a grade seja mais larga, de formato hexagonal e com faróis mais estreitos.
 
A coluna C tem inclinação para a frente, o que já existe desde seu lançamento em 1990, e foi mantido, assim como as lanternas traseiras, cujo formato remete bastante ao triangular.
 
As mudanças mais consideráveis vieram em seu interior. O novo Explorer se baseia na plataforma mais nobre e maior do Lincoln Aviator, picape que também é da montadora norte-americana. 25% da carroceria é de aço altamente resistente, além de outras partes que são de alumínio, como torres dos amortecedores, travessas dos para-choques e capô, o que ajudam a entender o peso 90 kg menor que o modelo anterior.
 
A tração traseira volta a aparecer no Explorer, que havia sido abandonada na quinta geração, embora ainda haja a possibilidade de adquiri-lo com tração integral.
 
De acordo com a versão escolhida, a tração com gerenciamento eletrônico terá até sete modos distintos de operação: normal, trilha, neve profunda e areia, esporte, reboque/transporte, eco e pisos escorregadios.
 
Os motores estão disponíveis em duas versões, uma 2.3 Ecoboost de 304 cv e 42,8 mkgf e outra V6 3.0 Ecoboost de 370 cv e 52,5 mkgf. O câmbio é sempre o automático de 10 marchas, o mesmo utilizado pelo Mustang no Brasil.
 
O entre-eixos está 15 cm maior que o modelo anterior, o que fez a Ford instalar uma central multimídia na vertical, que possui 10,1” ou 8”, de acordo com a versão escolhida, enquanto o quadro de instrumentos aparece em uma enorme tela de 12,3”.
 
Novo Ford Explorer tem pneus que podem se consertar sozinhos
 
Pode parecer estranho, mas é verdade. Os pneus da sexta geração do Ford Explorer chamados de SelfSeal, desenvolvidos em parceria com a Michelin, conseguem bloquear os furos antes que se perca muita pressão. O modelo será o primeiro SUV do mundo a trazer tal tecnologia.
 
Há um revestimento de selante de borracha natural em seu interior, que se ajusta aos furos para reduzir a perda de ar. Tem a capacidade de vedar 90% dos furos com até 6 mm, como os feitos por pregos e parafusos, enquanto a perda de pressão fica menor 15 lb/pol² por semana, o que é um ótimo indicador.
 
Com isso, a segurança na condução se torna muito maior, já que o veículo pode continuar trafegando mesmo depois do furo, o que permite ter mais tempo para procurar por um conserto de confiança e qualidade. É importante ressaltar que esse é um reparo temporário e que, caso aconteça algum furo, o pneu deve ser consertado ou trocado, se necessário.
 
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