Citroën C3 Attraction
A versão com melhor custo-benefício da família C3
Quando a Citroen promoveu o lançamento dos ano/modelo 2014 da família do C3, a marca inclui novas versões em sua gama. Uma delas foi justamente a Attraction. O objetivo era justamente melhorar o custo-benefício, entregando um carro mais equipado que o Origine (o básico), porém sem o para-brisa alongado. Afinal, existem clientes que ainda preferem um para-brisa tradicional, e buscam por um carro incrementado.
Sem medo de errar, podemos dizer que a versão Attraction do Citroen C3 é hoje a de melhor custo-benefício de toda a gama. Ela esta baseada na versão Tendance, quando o tema são os equipamentos incorporados.
A Citroen sempre posicionou o C3 como um carro do segmento de compactos premium. E a versão Attraction, faz por merecer esse título. De cara, essa versão traz os simpáticos leds brancos de sinalização diurna, instalados nos para-choques dianteiros.
Além disso, o C3 Attraction vem com um interior sofisticado. Ele vem com cinco saídas de ar arredondadas, no painel. A saída central serve para direcionar o ar para o banco traseiro. Os mostradores do painel trazem iluminação em tom branco, feita por LEDs, o que proporciona alto contraste. O desenho moderno do interior proporciona amplo espaço para pernas no banco dianteiro (um dos maiores da categoria) E para surpresa de todos, também oferece o porta-luvas com maior espaço, capaz de acomodar uma bolsa feminina.
Essa versão vem equipada com moto r 1,5 litro. Este moto r chega à 93 cavalos de potência máxima com etanol (a 5.500 rpm). O torque máximo é de 14,2 kgfm (com etanol) a 3.000 rpm. Contudo, 86% do torque já está disponível a 2.000 rpm. A aceleração até 100 km/h acontece em 12,5 segundos e a máxima é de 173 km/h. Para uma versão quase básica, os números convencem.
Um fato importante é a conquista da classificação “A” no programa “Etiqueta Nacional de Conservação de Energia”, do Inmetro. Esse moto r registrou consumo médio de 7,5 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina, o que o coloca na liderança do seu segmento. Para o ciclo rodoviário, a etiqueta “A” indica respectivamente 9,3 km/l e 14,7 km/l. Com um tanque de 55 litros, a autonomia é muito boa. Um detalhe que pode ser melhorado é que o moto rista tem que usar a chave para abrir o bocal do tanque.
O espaço no banco traseiro é bom, principalmente em relação a altura do teto, para pessoas mais altas. Aliás, o banco traseiro vem com apoio de cabeça nas três posições. O porta-malas também tem espaço amplo, com 300 litros de capacidade.
Outro diferencial do C3 é a direção com assistência elétrica. Ela é a mais leve e permite manobrar o carro com total facilidade. Aliás, o C3 é em todos os sentidos um carro com foco no conforto. Desde a suspensão macia, até o estofamento de maior qualidade e maciez. Na versão Attraction o C3 está equipado com pneus 195/60 R15 e rodas de liga-leve. Os pneus vem de fábrica com tecnologia “verde”, com o objetivo de diminuir o coeficiente de resistência ao rolamento.
Quanto aos equipamentos, o C3 Attraction oferece um bom pacote. Os vidros tem acionamento elétrico, porém apenas o do moto rista conta com simples toque. Não existe o recurso de levantar ou fechar os vidros pela chave. Os retrovisores laterais trazem regulagem elétrica, o banco do moto rista tem regulagem de altura e a coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade. O computador de bordo traz as principais funções e todos os cinco ocupantes contam com encosto de cabeça. Mas falta a regulagem de altura para os cintos de segurança dianteiros.
O rádio CD Player também merece atenção. Ele é compatível com MP3 e WMA, traz conexão bluetooth tanto para viva-voz quanto streaming de áudio além de porta USB e entrada P2. Fornecido pela Pioenner exclusivamente para Citroën, o rádio incorpora a função “Hifi-like” que promove a espacialização do som. Além disso, traz comando satélite na coluna de direção para controlar funções de áudio e telefone.
Segundo Guilherme Marchette (gestor do grupo Notre Dame) o C3 Attracion tem uma ampla gama de clientes. É difícil definir a idade e perfil médio. Segundo o gestor, a versão Attracion é, ao mesmo tempo, o primeiro e o último carro do cliente. Primeiro porque atende muito bem aquela pessoa que esta indo comprar o seu primeiro carro. E último, porque também atende aquele cliente que já teve vários tipos de carros, e agora quer um que seja prático, funcional e barato de manter. Para Marchette, o típico cliente do C3 Attracion se encanta por essa versão em função do “kit visual” de uma categoria superior que o carro traz, por um preço justo. O cliente dessa versão, ou não tem filhos, ou seus filhos já estão crescidos e não andam mais junto. A versão Attracion é a segunda mais vendida da família C3, praticamente colada na Tendance (que é mais vendida).
O preço sugerido da versão é de R$ 44 mil. O único opcional é a pintura metálica R$ 1 mil. Existe ainda uma cor especial, que é o branco perolizado por R$ 2 mil. Sua garantia também é de 3 anos, sem limite de quilometragem.
Revista Comprecar
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