Conhecendo o caminhão leve HD 80 da Hyundai
Modelo pode ser encontrado na concessionária Hyundai Abrão Reze, em Sorocaba
Para quem não sabe, a Hyundai CAOA tem um caminhão leve, para as situações onde um furgão ou uma picape de grande porte, não sejam suficientes. Trata-se do HD 80, que é produzido aqui no Brasil, em Anápolis (GO). Ele foi desenvolvido para ampliar os atributos de qualidade, economia, fácil manutenção e boa relação custo-benefício, do seu antecessor HD 78. O produto é indicado para variados ramos de atuação, desde autônomos, passando à frotistas e até órgãos do governo e grandes empresas.
Como principal diferencial, tem-se o preço competitivo e a versatilidade do HD 80, quando comparado com os principais concorrentes do seu segmento. Disponível em versão única de acabamento este caminhão leve foi desenvolvido sobre um chassi resistente e que possibilita ao cliente configurá-lo de acordo com as necessidades do seu ramo de atividade. Entre as diversas opções de implementos que podem ser instalados estão: baú carga seca, baú isotérmico, baú frigorífico, carroceria aberta, plataforma de guincho, cesto aéreo e até mesmo, truck food.
Dirigir o Hyundai HD 80 no dia a dia dos grandes centros urbanos ou em trajetos que incluem estradas e rodovias é confortável. O modelo sai de fábrica equipado com motor biturbo à diesel com 3.0 litros e quatro cilindros. Ele conta com intercooler e sistema EGR, que dispensa o uso do ARLA.
Esse motor entrega potência máxima de 170 cv a 3.500 rpm, e torque de 40,8 kgfm (400 Nm), entre 1.500 e 2.200 rpm, ou seja, a força máxima é observada a partir das faixas de rotações mais baixas, o que confere ao HD 80 força e agilidade para encarar o anda e para das cidades.
Sistema EGR
Entre os principais diferenciais do motor do Hyundai HD 80 está a tecnologia EGR (Exhaust Gas Recirculation, em português: Recirculação de Gases do Escape), que elimina a necessidade da utilização de ARLA e reduz a emissão de poluentes, atendendo, assim, as exigentes normas da sétima fase (P-7) do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE).
A tecnologia EGR realiza a incorporação (recirculação) de uma parte dos gases decorrentes da queima à mistura ar/combustível que será injetada na fase de admissão dos cilindros. Com isso, há um aumento da temperatura na câmara de combustão, aumentando a eficiência da mistura e diminuindo a formação de gases poluentes, como o Óxido de Hidrogênio (NOx).
Outra vantagem do motor do HD 80, quando comparado aos motores utilizados pela maioria de seus concorrentes no segmento, é o fato do sistema EGR eliminar a necessidade de utilização de ARLA 32, que é uma solução de ureia usada para reduzir a emissão de gases poluentes NOx. Com isso, há uma diminuição nos custos de operação do veículo para condutor ou frotista, além da simplificação da manutenção que deve ser realizada pelo motorista.
Sistema de arrefecimento
Outra novidade do HD 80 que facilitará a realização das manutenções rotineiras é o novo sistema de arrefecimento, responsável por manter a temperatura ideal de funcionamento do motor. Totalmente redesenhado para atender às especificações de transferência de calor do propulsor FPT F1C 2ST, o reservatório de expansão do liquido de resfriamento passou a ser instalado externamente, logo atrás da cabine do modelo, o que torna a verificação do nível simples e rápida.
Transmissão
Complementando o conjunto motopropulsor, o HD 80 está equipado com uma moderna transmissão manual de cinco marchas, com sistema de embreagem servo-assistido, item que torna o acionamento do pedal mais leve para o condutor. O câmbio utilizado por esse lançamento possui um escalonamento de marchas projetado para proporcionar o melhor aproveitamento do torque e da potência gerados pelo motor.
A caixa de câmbio é ligada ao diferencial traseiro por um novo eixo cardan, do tipo monotron, ou seja, os dois segmentos que compõem o eixo (frontal e posterior) são balanceados em conjunto. O diferencial traseiro conta com uma nova relação entre pinhão e cremalheira (6,50:1), mais curta quando comparada ao do seu antecessor, contribuindo, assim, para uma melhora no desempenho.
O conjunto motor/câmbio foi desenvolvido com as mais modernas tecnologias, que ampliaram os já reduzidos níveis de consumo de combustível e emissões de poluentes. E, para aumentar a autonomia do HD 80 nas operações do dia-a-dia, o novo modelo passou a ser equipado com um tanque de combustível, confeccionado em material plástico, com capacidade para 150 litros de diesel.
Freios eficientes
O Hyundai HD 80 vem equipado de série com sistema de freios pneumático, em substituição ao hidráulico utilizado até então pelo seu antecessor, e tecnologia antitravamento das rodas (ABS). Com essa evolução, as frenagens são mais seguras, independentemente da situação.
O HD 80 também contará com sistema de ajuste automático da folga das lonas de freios, o que elimina a realização manual dessa regulagem. Outra novidade está no acionamento do freio de estacionamento, que passou a ser realizado por uma alavanca situada no console central, entre os bancos do motorista e passageiros.
Maior PBT
Outra evolução percebida é o aumento do Peso Bruto Total (PBT), que é o resultado da soma do peso total do modelo e a sua capacidade de carga. Ele passou de 7.800 kg, no HD 78, para 8.000 kg, no HD 80. O que representa dizer que este lançamento da Hyundai CAOA tem 5.263 kg de capacidade de carga, contando com o implemento (baú, carroceria – aberta ou fechada, entre outras), que normalmente pesa 800 kg, ou seja, ele é capaz de transportar como carga líquida - considerando o peso do implemento - em torno de 4.463 kg.
Chassi
O chassi do novo HD 80 é produzido em aço e conta com um sistema de travessas parafusadas e rebitadas, o que confere excelente resistência às forças de flexão e torção, de modo a assegurar um baixo nível de deformação durante toda a vida útil do veículo.
O quadro do chassi do HD 80 foi desenvolvido para oferecer elevada flexibilidade para a instalação de uma ampla gama de implementos. Além disso, ele proporciona um ótimo desempenho dinâmico nas mais variadas e exigentes condições de operações do dia-a-dia.
Eixos e suspensões
Com o objetivo de proporcionar ainda mais conforto aos ocupantes do habitáculo, além de adequar o conjunto para receber os sistemas de freios pneumáticos e de antitravamento das rodas, o modelo HD 80 está equipado com novos eixos e suspensões dianteira e traseira.
Entre os itens que passaram por evoluções nas suspensões estão, por exemplo, os novos feixes de molas, amortecedores e barras estabilizadoras dianteira e traseira, redimensionados para garantir conforto e estabilidade em qualquer condição de operação. Já, nos eixos dianteiro e traseiro, os destaques das mudanças são: ponta de eixo, braço de direção, carcaça do diferencial traseiro, entre outros.
Mais conforto para motorista e dois passageiros
A cabine do HD 80 está montada sobre coxins hidráulicos e conta com uma barra de torção, proporcionando, desta forma, uma melhor absorção dos impactos e torções provenientes das irregularidades do solo, aumentando, consequentemente, o conforto para os ocupantes do habitáculo. Os serviços de manutenção e verificações de rotina são realizados facilmente, graça ao basculamento da cabine com inclinação de 45°, o que garante acesso rápido ao motor e demais itens mecânicos.
Também merece destaque a facilidade que o motorista tem para encontrar a melhor posição para dirigir. O assento é reclinável e corrediço, e em conjunto com a coluna de direção com ajuste de inclinação, permitem ao condutor um ajuste ideal conforme a sua estatura física.
Garantia e serviços
O novo HD 80 está coberto pela garantia por um período de um ano, sem limite de quilometragem. Além disso, durante similar período, o cliente conta também com o serviço de assistência 24 horas da Hyundai, com cobertura em todo o território nacional. Ele providencia, em casos de pane imobilizante, a remoção do veículo para a concessionária mais próxima com atendimento para veículos comerciais.
Em relação à manutenção, a empresa concentra todos os esforços na oferta de um serviço ágil e de qualidade, além da disponibilização rápida dos componentes, graças ao Centro de Distribuição de Peças da CAOA, na cidade de Barueri (SP). O objetivo é que o veículo fique o menor tempo imobilizado durante as realizações de eventuais reparos, algo fundamental se tratando de um caminhão leve.
Os proprietários do HD 80 também contarão com as vantagens e comodidade proporcionados pelo plano de revisões programadas de fábrica com preços fixos, que já incluem os valores de peça e mão de obra. Com isso, os Clientes saberão, de forma antecipada, os custos das revisões periódicas e, assim, podem programar esse gasto em seu orçamento.
O HD 80 pode ser encontrado pelo preço de R$ 108.990 na concessionária HYUNDAI Abrão Reze, na cidade de Sorocaba. O cliente ainda leva a documentação completa GRÁTIS! Mais informações podem ser obtidas no site >>> www.abraoreze.com.br/hyundai/
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