Anuncie seu veículo já! Saiba mais

GM comemora 100 anos da Chevrolet no Brasil

GM comemora 100 anos da Chevrolet no Brasil

E anuncia cinco lançamentos em 2025

A General Motors comemora seu centenário no Brasil em 26 de janeiro de 2025, consolidando seu legado sólido e inabalável de inovação e traçando ainda planos ambiciosos para expandir mais sua presença no país.

A GM é uma fabricante de automóveis com maior tempo de operação contínua no país, enquanto a Chevrolet é a marca de veículos mais querida pelos brasileiros.

Em uma palestra realizada nesta quinta-feira (23 de janeiro), a GM revelou que vai expandir ainda mais seus investimentos no Brasil até 2028, diversificar suas áreas de negócios e lançar 10 modelos eletrificados nos próximos anos. Além disso, a empresa apresentará ao mercado cinco novos produtos ainda neste ano, incluindo modelos inéditos com diferentes tecnologias. Mais detalhes sobre essas ações serão compartilhadas oportunamente.

O evento contou com a presença de clientes, colaboradores, concessionários, fornecedores, jornalistas e líderes globais da GM, incluindo Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM e presidente da GM International. Autoridades também estiveram presentes, entre elas o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin; os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas; e Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. A cobertura completa do evento está disponível no canal oficial do Instagram da GM:  @gmsouthamerica.

Legado e Inovação
Desde sua chegada em 1925, quando o Brasil ainda vivia um período de recursos limitados e transporte escasso, a GM ajudou a modernizar a vida dos brasileiros. Da primeira fábrica instalada em São Paulo, a GM fez do automóvel um símbolo de liberdade e progresso.

Nos últimos 100 anos, a GM sempre foi líder em inovação. Pioneira em conforto e segurança, foi a primeira a introduzir carros com tetos de aço, vidro laminado e suspensão mais confortáveis. Na década de 1960, abriu o primeiro centro de experimentação local para o desenvolvimento computacional de veículos, um marco tecnológico que ainda influencia a indústria local.

A GM continua liderando com uma agenda contínua de inovação: investindo em veículos mais conectados, seguros e eficientes. A empresa está desenvolvendo carros cada vez mais inteligentes, com sistemas de propulsão customizados ao Brasil – incluindo híbridos flex-fuel inéditos e elétricos –, recursos independentes, conectividade avançada com o OnStar e veículos definidos por software, transformando a experiência do consumidor.

Legado impactante
Em seus 100 anos de atuação no Brasil, a GM produziu quase 20 milhões de veículos, com a Chevrolet se destacando como a marca de maior sucesso, representando um em cada cinco carros registrados no país. A Chevrolet lançou, em mídia, um novo produto ou geração de veículos a cada seis meses – um ritmo que nenhuma outra marca do setor conseguiu alcançar.

Essa trajetória de sucesso inclui modelos icônicos com mais de um milhão de unidades, como o Opala, Chevette, Corsa, Celta, S10 e Onix, que ajudaram o Brasil a se tornar o terceiro maior mercado da Chevrolet no mundo. Desde o primeiro veículo da GM, um furgão com carroceria de madeira que já traz inovações como a partida elétrica, a empresa sempre esteve à frente, oferecendo carros com sofisticação, conforto e dirigibilidade de ponta.

Hoje, a GM continua inovando, um exemplo de sua linha de SUVs de emissão zero com o Equinox EV e o Blazer EV, que alcançam quase 500 km de autonomia, um feito impressionante para a categoria e mais um exemplo do compromisso da GM com o futuro da mobilidade.

Sustentabilidade
A GM sempre apresenta práticas sustentáveis ​​em suas operações industriais, focando na redução das emissões de carbono, no uso de energia renovável, no reaproveitamento de água e na produção de veículos elétricos mais eficientes. Essas ações visam minimizar o impacto ambiental de suas fábricas e apoiar uma transição para um futuro mais sustentável.

Além disso, a GM também se destaca pelo apoio à preservação ambiental, com destaque para a proteção de 430 mil hectares de áreas naturais, incluindo biomas como o Pantanal, a Amazônia e a Mata Atlântica. Esses esforços fazem parte do compromisso da empresa em preservar ecossistemas restritos para o equilíbrio ambiental.

Adicionalmente, o Instituto General Motors, que celebrou os seus 30 anos em 2024, desempenha um papel crucial no apoio a iniciativas socioambientais. No ano passado, o IGM lançou um novo reposicionamento institucional, com foco em pilares como Educação STEAM, Proteção Climática e Voluntariado. Essas ações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e reforçam o compromisso da GM com a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Instalações
A GM iniciou suas operações de fabricação no Brasil em 1925, em um galpão oferecido no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Nesse ano, 2.778 veículos foram montados, utilizando componentes, em sua maioria, importados dos Estados Unidos.

Hoje, a empresa conta com uma estrutura verdadeiramente global, incluindo a exportação de desenvolvimento de veículos para outros mercados, incubação de negócios e qualificação profissional para tecnologias futuras, tudo com os mais altos padrões de eficiência, qualidade e sustentabilidade.

O Futuro
No ano passado, a GM anunciou a primeira fase de seu novo ciclo de investimentos para suas operações no Brasil. O valor total, que soma R$ 7 bilhões, será investido entre 2024 e 2028, com foco na mobilidade sustentável. Esse investimento inclui uma renovação completa do portfólio de veículos, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras adaptadas ao mercado local e a criação de novas oportunidades de negócios. As fábricas também passarão por melhorias que se tornarão ainda mais modernas, ágeis e sustentáveis.

Em 2025, a GM planeja lançar cinco novos modelos em diversos segmentos. Além disso, a empresa está trabalhando no desenvolvimento de 10 modelos inéditos eletrificados nos próximos anos para o Brasil, com o objetivo de fortalecer seu portfólio e oferecer opções oferecidas para os consumidores que buscam soluções de mobilidade mais sustentáveis ​​e eficientes.

A empresa também conta com uma das maiores redes de concessionárias do país, com quase 600 concessionárias autorizadas da Chevrolet. Além disso, a GM apoia milhares de fornecedores locais, muitos dos quais foram criados ou realocados do exterior, incentivados pelo programa de industrialização da GM, que continua a fomentar negócios e criar investimentos inovadores no Brasil.

No Brasil, a primeira concessionária Chevrolet foi a Vigorito que existe até hoje, e também está fazendo 100 anos. 

Toda linha Volkswagen completa você encontra nas concessionárias Vecol Vigorito em https://www.vecolveiculos.com.br/