Já conhece as qualidades do Volkswagen Up?
Subcompacto da Volkswagen reúne uma série de vantagens em relação aos concorrentes
O Volkswagen Up já não é uma novidade entre os consumidores brasileiros. Desde seu lançamento, muitos concorrentes se mexeram, apresentaram respostas ao Up. Afinal, quando o Up chegou ao mercado, pegou a concorrência de “calça curta”, em função de uma excelente tecnologia agregada, e conjunto mecânico equilibrado e confiável. Mas mesmo com a resposta da concorrência em novidades e evoluções, o Up continua a ser um subcompacto bastante diferenciado, com muitas qualidades a oferecer ao seu proprietário.
O Up é oferecido em opção duas e quatro portas. Ele tem as seguintes versões: Take Up, Move Up, High Up, Black Up, Red Up e White Up. Ainda existe versões especiais como Cross, Track e Speed.
O Up pode estar equipado com duas opções de motores, sempre 1.0 litro de 3 cilindros e 12 válvulas. Uma é aspirada, e outra é turbo, sempre com a versatilidade do sistema flex. Mesmo com a chegada de muitos novos concorrentes, o Up continua sendo um dos 10 carros mais eficientes do Brasil, seja na versão aspirada ou turbo, segundo o INMETRO.
Motor 1.0 aspirado
A primeira opção de motor é o 1.0 litro aspirado. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm, mantendo-se por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. O motor 1.0 litro é equipado com sistema “e-flex” de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina. Esse foi o primeiro motor do país nessa faixa de cilindrada que recebeu esse sistema.
Esse motor vem combinado a uma versão atualizada da transmissão manual MQ200. As relações são longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões.
Motor 1.0 TSi (turbo)
A sigla TSI no Up representa algumas tecnologias como: injeção direta de combustível combinada ao turbocompressor, e o conceito downsizing (redução da cilindrada mantendo o desempenho).
Esse motor TSI é 90% novo quando comparado ao 1.0 litro aspirado MPI. Sua potência máxima é de 101 cv a 5.000 RPM, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de 16,8 kgfm, com gasolina ou etanol, disponível já a partir de apenas 1.500 RPM e constante até 4.000 RPM.
Essa tecnologia TSI com injeção direta, faz o combustível ser injetado sob altíssima pressão, diretamente na câmara de combustão. Em comparação com o sistema de injeção convencional, a injeção direta possui as vantagens de ser mais precisa, e de não depender dos tempos de abertura das válvulas, injetando a quantidade adequada de combustível em todas as condições de uso.
Outro diferencial é a utilização de um compressor compacto e leve com válvula wastegate, com comando elétrico (uma inovação na categoria). Essa válvula é capaz de desempenhar abertura e fechamento rapidamente, quando necessário. A válvula wastegate (ou válvula de passagem) é o “acelerador” do turbo, controlando a passagem dos gases de escape pela turbina. No novo motor 1.0 TSI Total Flex, a válvula wastegate possui abertura variável, controlada eletronicamente, de forma a manter sempre o torque ideal.
Esse motor ainda traz mais diferenciais. O virabrequim é forjado, uma característica construtiva encontrada apenas em motores altamente sofisticados. Os pistões de alumínio e bielas forjadas têm peso reduzido.
Outra evolução é o duplo comando de válvulas de variação contínua, tanto para admissão, como escape. A variação contínua das válvulas de admissão permite uma abertura de até 50 graus em relação ao ângulo do virabrequim; enquanto o comando de escape permite até 40 graus de variação. Com esses recursos, o motor três-cilindros consegue alcançar seu pleno torque já a partir de baixas rotações.
O novo motor 1.0 TSI Total Flex possui triplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. Com esse recurso, é possível utilizar maior temperatura de funcionamento para o bloco, tornando o óleo mais fluido e garantindo menor atrito entre os componentes. A temperatura de arrefecimento do cabeçote, por sua vez, é menor, o que minimiza a possibilidade de detonação, melhorando o desempenho do veículo e diminuindo o consumo de combustível. Um circuito de baixa temperatura, alimentado por uma bomba elétrica, circula líquido de arrefecimento para o intercooler, e a carcaça da turbina, conforme necessário.
Transmissão ainda mais alongada
No up! TSI, a transmissão manual de cinco marchas traz relação do diferencial alongada em 26%. Diferente do Up MPI, o TSI vem com a transmissão MQ200. Assim, no Up TSI as relações de transmissão manual são as mesmas do modelo com o motor MPI. Mas o diferencial foi alongado para 3,625:1. Isso faz com que o motor trabalhe em rotações mais baixas quando o carro trafega em estradas. Em 5ª marcha e a 100 km/h, o motor está girando a aproximadamente 2.300 RPM. De forma complementar, o modelo também vem com o instrumento que indica a marcha ideal a ser selecionada no painel. Como em outros produtos da Volkswagen, a unidade de comando (ECU) calcula continuamente qual marcha deve ser engatada para uma condução mais econômica.
Excelente desempenho
O Up TSI leva apenas 9,1 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 184 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22), ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, e chega a máxima de 182 km/h.
Os números de consumo de combustível, declarados conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012, são de até 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22). Com etanol (E100) no tanque, o up! TSI é capaz de percorrer 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. Mas, em velocidade constante na estrada, é possível chegar até a 20 km/l, com gasolina. E com um tanque de combustível de 50 litros, tem-se a autonomia de mais de 800 quilômetros (abastecido com gasolina E22 e medido conforme NBR 7024, corrigido pela Portaria Inmetro nº 10/2012).
Muita segurança
Seja qual for a versão, o Up também foi o primeiro automóvel da categoria de subcompactos a obter cinco estrelas na proteção de adultos, e quatro estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos. Nenhum outro subcompacto fabricado no Brasil, até hoje, tem cinco estrelas na proteção de adultos nessa categoria. O veículo recebe 15.86 pontos, de um máximo de 17. Na proteção de crianças, o Up também é único com quatro estrelas. Ele recebe 39.54 pontos, de um máximo de 49. Com esses números, o subcompacto Up supera todos os concorrentes em sua categoria, e ainda modelos de categoria superior como compactos e até sedans médios.
Outra importante conquista do up! é o melhor índice geral no CAR Group, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. O modelo obteve índice Car Group 10. O melhor entre todos os veículos participantes do estudo e é também o melhor da história do levantamento, que é realizado pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).
Espaço interno
O Up brasileiro, que tem três anos de garantia total de fábrica, recebeu aprimoramentos específicos para se adequar ao consumidor do Brasil. O tanque de combustível no modelo brasileiro teve sua capacidade ampliada para 50 litros (15 litros a mais que no modelo europeu).
Outra alteração importante em relação ao Up europeu foi realizada nas janelas traseiras, cujos vidros podem ser abertos verticalmente, o que garante melhor ventilação do habitáculo. Seu porta-malas tem 285 litros de capacidade, o que representa ganho de 64 litros sobre o do modelo europeu (221 litros) e o torna um dos maiores da categoria. Além disso, o porta-malas pode receber o sistema de ajuste variável de espaço “s.a.v.e.”, que altera o seu tamanho e permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples e prática.
Os bancos dianteiros “one shape” são de série para todas as versões e possuem regulagem milimétrica de altura do banco do motorista e estilo moderno, além de recurso antimergulho e assento mais longo. Os revestimentos dos bancos são diferentes a cada versão, com oferta do revestimento em couro sintético “native” como opcional.
Linha 2017
À linha 2017 chegou com evoluções. O Up existe numa oferta completa de versões, com duas opções de motores (MPI e TSI), duas carrocerias (duas e quatro portas), transmissão manual ou automatizada I-Motion (SQ100).
Para a linha 2017, desde a versão de entrada Take Up, o carro traz rodas de 14 polegadas com pneus “verdes”, de baixa resistência à rodagem, nas medidas 175/70 R14. Pneus “verdes” têm composição diferenciada que colabora para a redução no consumo de combustível. Além disso, as versões Move Up e High Up passam a ser identificadas por adesivos nas laterais (localizados nas portas dianteiras).
As versões com o motor TSI trazem como diferencial a tampa do porta-malas pintada na cor preto ninja, com a nomenclatura TSI. Além disso, o Up TSI é equipado em todas as suas versões com o controle de tração M-ABS.
As versões
A versão Take Up tem opção de carroceria de duas ou quatro portas e é oferecida com o motor 1.0l MPI, de até 82 cv. Desde a versão take up! o modelo oferece extensa lista de equipamentos, entre os quais destacam-se chave tipo “canivete” sem controle remoto , limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas “aerowischer” – que têm funcionamento mais silencioso, melhor desempenho e durabilidade, mesmo em comparação às palhetas convencionais de maior eficiência.
O Move Up, sempre em carroceria de quatro portas, está disponível com o motor MPI ou com o TSI. Também é oferecida a transmissão I-Motion, que é combinada ao motor MPI. A versão move up! adiciona à lista de itens de série o sistema “s.a.v.e” de ajuste variável do porta-malas (285 litros), espelhos retrovisores e maçanetas na cor do veículo e itens como antena no teto e faróis com máscara escurecida. Na cabine há detalhes como porta-objetos removível, acabamento em “chrome effect” no painel, maçanetas com acabamento “siberian”. O move up! também conta com o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa.
O High Up, também disponível com motor MPI (com opção de transmissão I-Motion) ou TSI, é equipado com rodas de liga leve aro 15 polegadas “são paulo” e pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15. Traz, além dos itens disponíveis no move up!, faróis e lanterna de neblina, bancos revestidos em tecido com faixa em couro sintético “native” e volante com apliques em preto brilhante. Há cinco opções de cores para o acabamento (“pad”) do painel, duas opções de ambientação interna (escura preto “titan” ou na clara cinza “dublin”) e duas luzes de leitura para motorista e passageiro. Também traz chave do tipo “canivete”, que concentra o sistema de alarme com comando remoto “keyless”, direção com assistência eletromecânica “easy drive” e com regulagem de altura, trava elétrica das portas e vidros dianteiros elétricos – os comandos ficam localizados na porta do motorista – e sensor de estacionamento traseiro “park pilot”. Os retrovisores externos têm ajuste elétrico e luzes indicadoras de direção integradas “side blinker” (esse recurso é opcional para a move up!).
O Cross Up pode ter o motor MPI (com opção do câmbio I-Motion) ou o TSI, e traz componentes exclusivos para quem busca um hatch urbano que concilia desempenho, economia de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes, evidenciando o espírito aventureiro do modelo. A lista de equipamentos do cross up! é baseada na do high up!, acrescida de ar quente e rodas de liga leve de 15 polegadas “zurique”.
As versões mais equipadas do Up – Black, Red e White - estão disponíveis com o motor TSI e se diferenciam externamente pelos retrovisores, frisos laterais e aro dos faróis de neblina em “chrome effect”, soleira das portas dianteiras com aplique em alumínio e pelas rodas de 15 polegadas com design exclusivo “berlin”, com o fundo da parte central pintado conforme o nome da versão (preto, vermelho ou branco). Na versão white up! a roda é toda branca. Os pneus são de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15. Há também tapetes de carpete, que trazem bordado o nome do veículo. Na cabine, há revestimento de couro sintético “native” para as alavancas de transmissão, do freio de estacionamento e para o volante, que tem apliques em preto brilhante; os bancos são revestidos em tecido estilizado, com faixa em couro sintético “native” e costura diferenciada. Os modelos nessas versões são equipados com ar-condicionado com filtro de poeira e pólen e trazem sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player e entradas USB e auxiliar, com quatro alto-falantes e dois tweeters.
O Speed Up faz uma “homenagem” a modelos consagrados da marca, como o Gol GT e o Gol GTi, trazendo identidade exclusiva e esportividade em uma linguagem icônica. A lista de itens de série do speed up! é baseada na do black/white/red up! TSI, com as exclusivas rodas zurique II, de 15 polegadas. Estão incluídos bancos revestidos de couro sintético “native” – alavancas de câmbio, freio de estacionamento e o volante também são revestidos desse material. O modelo é oferecido unicamente na cor branca, com os retrovisores laterais pintados na cor azul.
Automatizado mais acessível do mercado
Primeiro modelo do Brasil com motor 1.0 litro a oferecer câmbio automatizado, o up! I-Motion também se torna o veículo mais acessível do País equipado com câmbio de operação automática. A transmissão é oferecida a partir da versão Move Up.
Revista Comprecar
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