Jeep Renegade é o carro mais seguro, feito no Brasil
Modelo da Jeep se junta a VW Golf, em seleto grupo de carros com 5 estrelas
O Latin NCAP divulgou os resultados dos testes da fase 6 do programa. O melhor colocado foi o Jeep Renegade, SUV compacto produzido pela FCA, na fábrica de Goiana (PE). Mesmo sendo avaliado na versão de entrada, a Sport que conta apenas com os obrigatórios airbags frontais, o modelo surpreendeu: obteve a nota máxima (cinco estrelas) tanto em proteção para adultos quanto para crianças.
Dessa forma, o Renegade torna-se o automóvel mais seguro entre todos os que são produzidos no Brasil e já passaram pela avaliação da entidade. Ele se equipará ao Volkswagen Golf, fabricado no México, sendo o segundo modelo vendido no Brasil, a receber número máximo de estrelas nos dois quesitos.
O subcompacto Up da Volkswagen, e fabricado no Brasil, também já tinha recebido cinco estrelas em proteção para adultos em janeiro de 2014; mas recebeu quatro estrelas em proteção infantil.
No teste do Jeep Renegade, em colisão frontal a 64 km/h, a estrutura habitáculo se manteve praticamente intacta, com nível aceitável de deformação do painel. O Latin NCAP considerou ainda que cintos de segurança (com pré-tensionadores) e airbags funcionaram bem de forma conjunta, proporcionando segurança boa ou adequada para cabeça, tronco e pernas de moto rista e passageiro adultos.
A proteção para as duas crianças de 1 ano e meio e três anos também foi eficiente. Seguindo a nova regulamentação para prender as cadeirinhas com ganchos Isofix, o Renegade conseguiu evitar movimentação excessiva dos bonecos de teste.
Já no teste de colisão lateral a 50 km/h, o chassi seguiu os padrões recomendados: apresentou deformação maior na parte de baixo, protegendo a parte superior das colunas e, consequentemente, a cabeça dos passageiros. Por fim, o veículo ganhou pontos por acrescentar um guia claro de instalação das cadeirinhas no manual, além de etiquetas explicando quais são os posicionamentos mais indicados.
Chery QQ com nota ZERO!
O Latin NCAP também avaliou o Chery QQ. Trata-se de uma versão da nova geração, mas sem airbags. No Brasil, os airbags são obrigatórios. E, como em outros carros chineses, o resultado ficou muito abaixo do aceitável. No choque frontal, o moto rista bateu cabeça no volante e seus braços foram em direção ao painel. As crianças não ficaram protegidas pelos assentos e sofreriam ferimentos graves. A Chery não indicou qual marca de assento usar, o que obrigou o Latin NCAP a escolher um modelo genérico. Isso comprova a já conhecida “baixa qualidade” dos carros chineses, de uma forma geral.
Revista Comprecar
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