Mercedes-Benz Sprinter celebra 30 anos de sucesso internacional
Celebra 30 anos da Sprinter desde seu lançamento na Alemanha, em 1995
Em 2025, a Mercedes-Benz celebra 30 anos da Sprinter desde seu lançamento na Alemanha, em 1995, quando a marca revolucionou o segmento de veículos comerciais leves. Desde o início, a Sprinter representa qualidade, inovação e versatilidade, impressionando clientes em todo o mundo com seu alto valor de revenda. O veículo também recebe destaque por sua popularidade entre os implementadores, que continuam utilizando o modelo para uma ampla gama de aplicações, uma vez que 75% das Sprinter vendidas no mundo são transformadas.
A marca dá início às comemorações do aniversário de 30 anos do lançamento mundial da Sprinter com uma edição especial no Museu Mercedes-Benz, em Stuttgart, que contará com a apresentação da primeira geração da Sprinter, além do modelo atual e da versão totalmente elétrica, a eSprinter. As ativações são acompanhadas por uma campanha de marketing com o tema "Um Ícone por 30 Anos", destacando a influência da Sprinter na criação desse segmento de vans.
Há 30 anos, a Mercedes-Benz Sprinter tem moldado o cenário urbano em todo o mundo. Fabricada em três continentes, sendo eles América do Norte, América do Sul e Europa, o modelo conta com os seguintes principais marcos ao longo de sua trajetória internacional:
1995: O início de uma nova era de vans
A Sprinter fez sua estreia em 1995, na Alemanha. Esse ano foi um marco de várias formas, visto que o modelo sucedeu a lendária T1/TN e foi a primeira van com a estrela a ter um nome, em vez de números e códigos alfanuméricos. Ela herdou apenas o conceito técnico básico de seu predecessor, sendo o resto projetado e desenvolvido do zero. A combinação de uma carroceria única, com tração traseira de alta aderência e chassis modernos com suspensão dianteira independente e motores potentes, era única na época. Nenhuma outra van oferecia tantos recursos de segurança na época como a Sprinter. Há 30 anos, o veículo já contava com freios a disco em todas as rodas, sistema de freios ABS, diferencial de freio automático, cintos de segurança ajustáveis em altura e fivelas de cinto presas ao banco como itens de série, além de airbag para motorista como opcional.
A primeira geração da Sprinter foi lançada em 1995 como chassi, carroceria plana ou basculante, cada uma com cabine dupla ou simples, como furgão ou van de passageiro com cinco ou nove lugares e teto baixo ou alto. As distâncias entre eixos variavam de 3.000 a 4.025 milímetros. A Mercedes-Benz também enfatizou o tema da segurança na atualização extensiva de 2000, na qual o airbag para o motorista passou a ser item de série e opcional para passageiro dianteiro, que também protegia os ocupantes no banco duplo do passageiro da frente. Cortinas de janela e controle de tração ASR também estavam disponíveis a partir de meados de 2000 e, com a introdução do Programa de Estabilidade Eletrônica ESP®, a Sprinter estabeleceu novos padrões de segurança ativa a partir de 2002.
2006: atualização tecnológica e de segurança para a segunda geração da Sprinter
A segunda geração da Sprinter foi lançada na Europa no início de 2006. Os clientes passaram a ter mais variações disponíveis, pois poderiam escolher entre três distâncias entre eixos, quatro comprimentos, três alturas de teto e peso total de 3,0 a 5,0 toneladas. Além disso, o Programa de Estabilidade Eletrônica ESP® foi introduzido como item de série nas versões fechadas até 3,5 toneladas de peso bruto e, dois anos depois, ele se tornou padrão em todas as versões de carroceria até essa tonelagem. Além disso, um sistema de suspensão a ar opcional foi adicionado à linha a partir de 2008 para aumentar o conforto e a segurança.
Outro marco ocorreu em 2009 com a introdução do BlueEFFICIENCY. A tecnologia com a nova caixa de câmbio manual de seis marchas e o sistema de partida e parada automático aumentaram a dinâmica e reduziram o consumo de combustível de forma significativa. Em 2013, a Sprinter introduziu o Crosswind Assist, um sistema de segurança completamente novo em vans e, a partir de 2016, o veículo passou a estar disponível com 5,5 toneladas em alguns mercados.
2018/2019: conectividade e versatilidade no centro da terceira geração da Sprinter
A terceira geração da Sprinter foi lançada em 2018 e o modelo manteve sua gama existente de versões, mas também a expandiu, com a introdução da tração dianteira e da nova versão com tração dianteira. O veículo estabeleceu novos padrões, especialmente em termos de infoentretenimento e conectividade, com o sistema multimídia MBUX (Mercedes-Benz User Experience), que foi oferecido pela primeira vez em um veículo comercial.
Desde então, a Sprinter obedece a comandos de voz e permite o uso de serviços centrais para frotas, veículos e motoristas. Em termos de recursos de segurança, a marca novamente elevou o nível do veículo com, por exemplo, o Active Break Assist. O próximo marco aconteceu em 2019, quando a primeira van de produção da eSprinter foi lançada na Europa, oferecendo a possibilidade de mobilidade local sem emissões de CO2 para o comércio, logística e negócios com seu motor totalmente elétrico.
2024: mais versátil do que nunca
A combinação de eficiência, autonomia e capacidade de carga torna a atual Mercedes-Benz eSprinter sinônimo de versatilidade. Lançada no Brasil em dezembro do último ano, a versão totalmente elétrica da Sprinter apresenta a maior autonomia do segmento e está disponível no país nas versões Truck, Furgão e Furgão Vidrado, com PBT de 3,5 e 4,25 toneladas.
O veículo apresenta uma série de inovações técnicas que proporcionam uma condução ainda mais confortável e segura, além de tornar a utilização comercial mais sustentável. A linha conta com duas opções de bateria (81kWh e 113kWh) para oferecer a melhor relação entre autonomia e capacidade de carga aos clientes brasileiros. Assim como no portfólio a combustão, a eSprinter conta com o maior portfólio da categoria com versões elétricas em diferentes opções de tonelagem e entre eixos.
Ícone no mercado brasileiro
Após o lançamento mundial, a linha Sprinter chegou ao Brasil em 1997, onde já foram comercializadas mais de 200 mil unidades do veículo. Com o maior portfólio de vans elétricas e a combustão do país, a Sprinter oferece diversas possibilidades para atender às demandas dos clientes, desde transporte de carga e passageiros até serviços de emergência.
Revista Comprecar
- Notícias 03/02/2025 Mercedes-Benz Sprinter celebra 30 anos de sucesso internacional Celebra 30 anos da Sprinter desde seu lançamento na Alemanha, em 1995
- Notícias 03/02/2025 Lexus revoluciona segmento premium com inédita garantia Adesão à garantia estendida é ativada automaticamente, sem custos adicionais aos clientes
- Notícias 30/01/2025 Toyota anuncia garantia estendida de até 10 anos Todos os modelos da marca, fabricados a partir de 2020, estão elegíveis ao programa
- Notícias 30/01/2025 Chevrolet prepara série especial aos 100 anos de Brasil Onix, Tracker e S10 são os modelos nacionais escolhidos para a edição comemorativa
- Notícias 27/01/2025 Fiat Toro Ultra é a nova opção no topo de gama Versões equipadas com motor Turbo 270 Flex