Na liderança do mercado brasileiro, Fiat é a marca que mais cresceu no último mês
Chega ao recorde no ano de 23,6% de market share em junho.
A Fiat encerrou o primeiro semestre de 2023 com chave de ouro. Além de manter a liderança do mercado brasileiro durante os primeiros seis meses do ano, a marca conquistou importantes feitos em junho comparado ao mês anterior.
A Fiat foi a que mais cresceu de forma geral no mercado, obtendo recorde de market share em 2023 com 23,6% (2,9 p.p a mais que em maio). Quando considerado apenas o varejo (venda para pessoas físicas) - foco do plano do Governo, a marca também foi a maior com um ganho de 4,1 p.p. em relação a maio, liderando no canal e apresentando sua melhor participação no ano: 19,1%. A Fiat também teve o modelo que mais cresceu em vendas para pessoa física no período: o Mobi, que garantiu um acréscimo de 168% em volume. Para completar, a Fiat também teve recordes nos volumes de vendas mensal em 2023 com Mobi, Argo, Cronos, Pulse e Fiorino.
A indústria como um todo aumentou 8% em junho em relação a maio. A Fiat teve um resultado ainda mais positivo na mesma comparação, crescendo 23,1%, quase três vezes mais que o mercado. A marca chegou a 42.389 unidades emplacadas no mês, mais de 13 mil à frente da segunda colocada, elevando o número de emplacamentos em 7.959 unidades em relação a maio.
Os grandes responsáveis pelo sucesso da Fiat em junho foram o Mobi e o Cronos com crescimento acima de 60% em relação ao mês anterior, seguidos por Argo e Pulse que tiveram aumento de volume de 43% e 26%, respectivamente, versus maio. A Fiat também se destacou em diferentes segmentos no sexto mês de 2023, com a liderança em hatches (25,3%), picapes (40,8%) e vans (53,1%). A marca ainda garantiu quatro modelos no Top 10 do mês: Strada com 9.005 unidades emplacadas, Mobi com 6.895 veículos, Argo com 6.747 emplacamentos e Cronos com 4.969 veículos vendidos.
No varejo, em junho a Fiat teve 19.787 unidades comercializadas, o que representa um aumento de 6.479 emplacamentos e 4,1 p.p. quando comparado ao mês anterior. Vale dizer ainda que a marca liderou no segmento B-SUV nas vendas varejo com os emplacamentos somados de Pulse e Fastback, ficando com 22% de market share. A Fiat também foi a número um em Vendas Diretas, com 29,6% de participação no mercado.
Liderança no semestre com mais de 200 mil veículos vendidos
A Fiat também cresceu no comparativo do primeiro semestre de 2023 com o do ano passado. A marca encerrou o período com 22,1% de market share e quase 207 mil unidades emplacadas, um aumento de 10,5% em relação aos primeiros seis meses de 2022 (aproximadamente 20 mil emplacamentos a mais). Vale dizer que foram cerca de 58 mil veículos vendidos acima da segunda colocada.
Nos primeiros seis meses do ano, a Fiat conta com três modelos no Top 10, sendo a Strada a primeiríssima do ranking de veículos mais vendidos com 50.544 unidades emplacadas, Argo na sétima colocação com 31.920 e Mobi em oitavo com 30.443.
Para completar, a Fiat também é destaque no primeiro semestre em diferentes segmentos. A marca ocupa a liderança nas categorias de hatches, com 24,2% de participação, picapes com 42,8% e vans com 40,2% do mercado.
Revista Comprecar
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro
- Notícias 18/11/2024 Executivo da GWM Brasil é eleito um dos 30 mais influentes da tecnologia no Brasil