Nissan aprimora as baterias dos carros elétricos

Novo método de análise promete impulsionar a capacidade das baterias de íon-lítio
A Nissan Motor Co. Ltda. e sua subsidiária Nissan Arc Ltda. anunciaram o desenvolvimento de uma metodologia de análise atômica que auxiliará na melhora da performance das baterias ion-litío e, eventualmente, estenderá a autonomia dos veículos elétricos.
A nova análise examina a estrutura de monóxido de silício amorfo (SiO), amplamente visto como ponto-chave para impulsionar a capacidade da próxima geração de baterias ion-litío, permitindo que os pesquisadores possam entender melhor e estrutura dos eletrodos durante ciclos de recarga.
O silício (Si) é capaz de armazenar grandes quantidades de lítio quando comparado a materiais comuns de base de carbono, mas, na forma cristalina, possui estrutura que se deteriora durante os ciclos de carga, impactando na performance. Entretanto, o SiO amorfo é resistente a tal deterioração.
Sua estrutura-base era desconhecida, dificultando o processo para que fosse fabricado em massa. A nova metodologia, porém, fornece um entendimento preciso da estrutura amorfa de SiO, baseado numa combinação de análise estrutural e simulações feitas em computador.
A estrutura atômica do SiO foi pensada para ser heterogênea, tornando seu arranjo atômico preciso o tópico do debate. As novas descobertas mostram que sua estrutura permite o armazenamento de um grande número de Li ions, gerando melhor performance da bateria.
Revista Comprecar
- Notícias 22/04/2025 Fiat Cronos chega mais moderno e sofisticado na linha 2026 Modelo é o mais vendido da categoria na América do Sul desde 2023
- Notícias 22/04/2025 GR Corolla inova com inédita garantia de até 10 anos No segmento Inclusive para seminovos
- Notícias 22/04/2025 Mustang completa mais um ano na liderança global de vendas O Mustang completou seu 61° aniversário, 17 de abril
- Notícias 17/04/2025 Cresce a adesão aos planos de revisão pré-paga da Ford E garantia estendida
- Notícias 15/04/2025 Audi do Brasil confirma a chegada do novo Audi A5 Ao País em 2025 com 272 cavalos de potência e tração quatro