Volkswagen confirma novos modelos 100% elétrico no Brasil
O primeiro carro elétrico da marca será o SUV ID4, além de trazer a sucessora da Kombi também 100% elétrica.
Durante as comemorações dos 70 anos da Volkswagen no Brasil, o SUV elétrico ID4 foi lançado oficialmente, sendo o primeiro carro da marca a ser introduzido ao mercado exclusivamente pelo programa de assinatura, o VW Sign&Drive.
Com legado marcante desde sua primeira aparição na América Latina em 2021, o modelo foi anunciado oficialmente em março deste ano. Ao lado do seu parceiro recém confirmado no Brasil, o ID.Buzz, a Volkswagen completa mais um passo no caminho em direção à mobilidade elétrica e sustentável, seguindo o compromisso global da marca e as estratégias locais ACELERA VW e Way To Zero.
Com o VW Sign&Drive, serviço de carro por assinatura da Volkswagen, oferecerá a possibilidade de contratação da assinatura em 24 meses -, com preço de R$ 9.990,00 já com todas os serviços do programa: manutenção, seguro, documentação, logística de entrega, assistência 24 horas, gestão de multas e serviço de rastreador. Além disso, clientes poderão optar por incluir um wallbox de 7,4kW e, pela primeira vez no sistema de assinatura, o ID4 poderá ser entregue blindado ao cliente, como opcional.
ID4 Pro
O ID4 será disponibilizado em versão única, a Pro. Assim como as unidades que já estavam em testes no Brasil, o conjunto elétrico montado no eixo traseiro de 150 kW segue oferecendo 204 cv e 31,6 kgfm de torque, com tração apenas nas rodas traseiras.
A bateria de 77 kW oferece sistema de recarga rápida e é capaz de completar até 80% da carga em aproximadamente 40 minutos, considerando um carregador a recarga DC (150 kW). Ela, assim como o motor elétrico, estão montados no assoalho do ID4, permitindo um melhor aproveitamento do habitáculo.
No exterior, os já conhecidos faróis e lanternas com tecnologia IQ.Light Matrix com Light Bar da Volkswagen, são acompanhados por rodas de 21 polegadas “Narvik” que estão conectadas ao Controle Adaptativo de Suspensão (DCC), permitindo que o carro se adapte de acordo com modo de condução e terreno.
Nas laterais, o emblema com nomenclatura Pro confirma a versão do modelo. O ID.4 poderá ser configurado em duas opções de cores: Azul Dusk e Cinza Moonstone. Ambas possuem o teto em contraste na cor Preto Piano.
Os bancos ergoActive são o primeiro contato e contam com ajuste elétrico, acabamento artVelours em couro e tecido 100% reciclados, além das funções memória, aquecimento e massagem.
No painel, o volante multifuncional touch, que pode ser configurado na cor preta (disponível apenas com o Cinza Moonstone) ou branca, acompanha o ID.Cockpit: painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas que está conectado a coluna de direção, entregando uma experiência minimalista, sem atrapalhar a visão do condutor.
A central multimídia “Ready 2 Discover Max” tem tela de 10 polegadas com conexão sem fio para Apple Carplay e Android Auto possui funções exclusivos. São quatro portas USB-C, carregador de celular por indução, ar-condicionado AirCare Climatronic Touch de três zonas e o ID.Light - fita de LED que percorre todo o painel e interage com o condutor ou passageiro, usando os comandos de voz.
São sete airbags, ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) + AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) com função Stop&Go, Turn Assist (Assistente de Conversão Transversal) e o Travel Assist, que acompanha o ACC e mantem o veículo na faixa de forma ativa (Side Assist).
Atrelado a condução semiautônoma nível dois, graças ao sistema Park Assist Plus, o SUV recebe um item inédito, o Memory Park Assist Plus. Com ele, você pode treinar seu ID.4 para armazenar até cinco trajetos do dia a dia. Após os treinos, ativando a função gravada, o carro fará o trajeto e estacionar no destino de sozinho, utilizando as funções semiautônomas.
A lista de equipamentos vai além: abertura e fechamento elétricos da tampa do porta-malas de 543 litros, câmera 360° com vista completa pela central multimídia, iluminação interna em LED com 30 opções de cores, para-brisa conforto com anti-embaçamento e isolamento acústico e o teto panorâmico de vidro de série.
VW Sign&Drive
Com o sistema de assinatura Sign&Drive, a Volkswagen proporciona uma experiência única. O cliente paga uma mensalidade R$ 9.990 e tem acesso ao ID.4, sem precisar se preocupar com o processo de revenda ao final do contrato, seguro ou manutenção. É a oportunidade perfeita para aproveitar tudo que a mobilidade elétrica tem a oferecer, de forma simples e descomplicada. A contratação do ID.4 por assinatura já poderá ser realizada a partir de hoje, através do site do VWSign&Drive de forma on-line ou pela rede de concessionários que aderiram ao projeto da marca.
Kombi elétrica no Brasil
Assim como o ID4, o ID Buzz passou pelas mesmas etapas de pesquisas e testes no Brasil. O modelo produzido em Hannover, na Alemanha, teve uma chegada digna de uma estrela do rock ao longo de 2022. Lançado em setembro, foi coroado com o prêmio de “Carro Elétrico do Ano” pela publicação inglesa Top Gear. A versão Cargo, voltada para trabalho, foi eleita como “Veículo Comercial Internacional do Ano” durante o IAA Transportation 2022, na cidade em que é produzido.
E seu legado no Brasil começou rapidamente. Já no mês de lançamento, fez sua primeira aparição na América Latina no maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio, no Rio de Janeiro. A “camper van” do futuro fez jus ao histórico em festivais herdado de sua ancestral, a T1.
Semanas depois, sua passagem seguiu em São Paulo para um encontro histórico: a própria Kombi T1 de 1961, carinhosamente chamada de “Corujinha”, recebeu o ID Buzz na Garagem VW, na fábrica da Anchieta. E hoje, semanas após a criação do Dia Internacional da Kombi, em 2 de junho, a Kombi Elétrica decidiu que veio para ficar.
A sua chegada por aqui marca não só mais um passo da Volkswagen do Brasil no segmento de elétricos - que cresceu 21,7% de 2021 para 2022 no Brasil -, mas, também, por sua conexão com os brasileiros. De 1957 até 2013, foram mais de 1,4 milhões de Kombi comercializadas no País.
Totalmente elétrico, o ID Buzz se baseia na primeira geração da Kombi original, a T1, e resgata um dos maiores ícones do design automotivo para a era da mobilidade elétrica. Foi construído sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen. Trata-se da primeira plataforma escalável de grande produção no mundo para carros totalmente elétricos.
O modelo é equipado com uma bateria de 77 kWh que fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv, e que movimenta o eixo traseiro. A potência de carga, utilizando corrente alternada (AC), é de 11 kW. Com uma tomada CCS, em uma estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos.
Assim como toda a linha de elétricos da VW, o pacote de assistências é extenso. Na lista estão sistemas como: Front Assist, Lane Assist, Travel Assist e o Turn Assist, que facilita as conversões transversais, considerando os 4,7 metros de comprimento da Kombi Elétrica. Tudo para uma direção segura e sempre divertida a bordo da lenda.
O ID Buzz, a versão 100% elétrica da Kombi, chega ao Brasil em lote limitado de apenas 70 unidades.
Campanha de 70 anos da VW
Como parte das celebrações de seus 70 anos de história no País, a Volkswagen do Brasil apresenta sua nova campanha institucional destacando a evolução da marca e de seu portfólio de produtos. Afinal, ‘o novo sempre vem’. Com ajuda de inteligência artificial, a Volkswagen proporcionou um reencontro inédito, interrompido há mais de quatro décadas, entre Elis Regina, uma das maiores cantoras da história da música brasileira, e sua filha Maria Rita, herdeira desse talento, e ícone da MPB atual. Ao som de ‘Como nossos pais’, de Belchior, e eternizado na voz de Elis, elas protagonizam, pela primeira vez, um dueto emocionante por meio da tecnologia.
O filme traz esse momento fictício e inicia com Maria Rita ao volante do ID. Buzz, que é a versão 100% elétrica da Kombi. Na mesma estrada, a mãe, Elis Regina, segue dirigindo a Kombi clássica. Juntas, elas cantam ‘Como nossos pais’, mostrando que ‘o novo sempre vem’. Enquanto isso, alguns clássicos icônicos da marca aparecem de forma saudosa, encerrando com a mensagem ‘Volkswagen, sucesso que passa de geração em geração’. Assista ao filme no canal da Volkswagen do Brasil no YouTube.
Numa analogia à própria música, trazendo em seus versos que ‘o novo sempre vem’ e revelando a transição geracional, a campanha também evidencia – sem deixar de celebrar o passado – o fortalecimento da Volkswagen do Brasil na estratégia global de eletrificação da marca.
Para ilustrar esse momento, a gravação do reencontro combina a transmissão de uma série de memórias dos clássicos e também populares automóveis brasileiros da Volkswagen, como, além da Kombi, o Gol, o Fusca, a Brasília e o SP2, que agora dão lugar ao novo portfólio da marca, incluindo os modelos 100% elétricos ID. Buzz e ID.4, além dos SUVs com nota máxima em segurança: T-Cross, Nivus e Taos, as picapes, o Virtus, que é o mais novo sedã do mercado, e o Polo. A escolha de ter as duas grandes artistas, sincronizando com a lembrança de vários sucessos de diferentes épocas da Volkswagen do Brasil foi justamente para reviver e homenagear as várias gerações marcantes do País
Conheça a linha Volkswagen completa nas concessionárias Vecol Vigoritto em https://vecolveiculos.com.br/
Revista Comprecar
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro
- Notícias 18/11/2024 Executivo da GWM Brasil é eleito um dos 30 mais influentes da tecnologia no Brasil