Avaliação: Novo Toyota RAV4 Híbrido
Nesse vídeo avaliamos a Toyota RAV-4, que agora vem pro Brasil apenas na configuração com motorização híbrida, somando um motor 2.5 a combustão com três motores elétricos. O modelo chega para concorrer com modelos como Jeep Compass, Honda CR-V, Volkswagen TIguan, e até mesmo modelos de marcas premium como Mercedes GLA, BMW X1 e Audi Q3. Confira todos os detalhes do modelo como consumo, desempenho, equipamentos, opcionais, como é dirigir, e preço. Mas um modelo híbrido da Toyota que a gente traz aqui no canal pra vocês. Agora é a vez do Toyota Rav4 modelo que chega aí no segmento de suvs médios do mercado brasileiro é bem verdade que em outros mercados esse carro é considerado um suv compacto mas aqui no Brasil as coisas são diferentes e por isso nós vamos fazer uma análise bem detalhada para vocês aqui comigo Jorge Augusto no Comprecar TV. Mas antes de tudo o Rav4 é um sub sim podemos considerar que o Rav4 seja um sub atendendo aos seus requisitos mínimos para essa função afinal de contas ele tem uma boa altura em relação ao solo bons ângulos de ataque e saída e também tem tração nas quatro rodas ainda que ele não tenha um sistema de reduzida mas de toda forma ele tem uma boa capacidade de mobilidade. O Rav4 que está em sua quinta geração já tem no seu próprio nome a função que significa o recreio no active veículo e um for faz menção à tração nas quatro rodas ou seja um veículo para atividades recreacionais agora o detalhe interessante é que infelizmente esse daqui voltou a ter a tração nas quatro rodas porque em determinado momento aí a Toyota meio que descaracterizou o modelo tirando a tração nas quatro rodas e tendo várias versões do Rav4 apenas com tração nas rodas dianteiras portanto descaracterizando aí a proposta de ser um veículo com maior capacidade de mobilidade mas hoje felizmente a Toyota botou a mão na consciência e voltou a trazer aí o Rav4 para o seu dna original. Existem duas versões do Rav4 híbrido mercado.AS e ASX essa aqui é esse ASX topo de linha por isso ela já acompanha o tse sistemas de segurança adicionais que nós temos aí da Toyota ele é composto por uma câmera que vai instalar ali na base do espelho retrovisor ela filma pista e consegue enxergar as faixas de rolamento com dispositivo acionado toda vez que você começa a comer as faixas sem dar seta ele te dá um alerta mas nós não temos aquele sistema de correção automática o volante que já vimos em outros carros junto também temos um radar frontal ele trabalha em conjunto com o controle de cruzeiro adaptativo seu programa velocidade do carro na estrada se o carro da frente e começar a frear ele vai frear o Rav4 para manter a distância que você escolheu no momento em que o carro sai ele retoma a velocidade. Agora cabe destacar que esse controle de cruzeiro adaptativo ele não funciona na cidade ele só está disponível a partir de velocidade ai em torno de 40 a 50 quilômetros por hora se você estiver abaixo dessa velocidade o sistema é desligado portanto você não consegue usar aí no trânsito da cidade como a gente também já viu isso em outros modelos e também temos o alerta de colisão frontal e se funciona em qualquer faixa de velocidade se você se aproximar muito rapidamente do carro à sua frente ele vai te dar um alerta no painel e pré condicional os freios para tentar evitar ou mitigar uma colisão traseira. Aqui na frente do Rav4 gente já tem algumas dicas interessantes sobre a proposta dele começando pelo símbolo da Toyota toda vez que o símbolo a Toyota tem esse acabamento azulado significa que o carro tem uma proposta de sustentabilidade sendo ou um híbrido o wii do plugin um elétrico aqui no Brasil nós ainda não temos os híbridos plug ins os elétricos da Toyota temo sim por enquanto apenas os híbridos e a gente consegue ver isso no símbolo ali na frente que é a mesma coisa que acontece no prius ou até mesmo no Corolla. A iluminação do carro é um pouquinho confusa porque a Toyota em vez de colocar tudo em led ela não fez dessa forma então aqui na frente nós temos assinatura luminosa do carro em led que é o drl é aquela luz de posição de urna que também faz a função de lanterna temos o farol alto e o farol baixo em led porém faltou alguns leds aqui como por exemplo na luz do pisca que continua sendo incandescente e até mesmo na luz do farol auxiliar em baixo é uma lâmpada halógena estranho isso porque quando a gente vê aí o primo irmão do Rav4 que inclusive tem aí uma digamos assim a plataforma parcialmente compartilhada o Corolla já tem iluminação ful led por exemplo na versão altis. Sob o capô aqui nós temos um complexo sistema de engenharia eu vou começar falando do motor a combustão táxi e de um quatro cilindros 2.5 litros 16 válvulas com duplo comando variável aliás o comando de admissão têm um sistema de avaliação eletrônica enquanto o comando de exaustão tem um sistema de variação mecânica outra diferença aqui o ciclo é ótimo som em vez do ciclo otto neste ciclo o que muda quando você tem o que estão subindo para fazer a compressão a válvula de admissão ainda fica um tempinho aberta e a vantagem disso além de economizar combustível é oferecer menor arraste dessa forma o motor acaba ficando mais eficiente aliás nós vamos colocar uma animação aqui para vocês entenderem como esse sistema funciona esse motor entrega uma potência máxima de 178 cavalos e o torque máximo dele é de 22,5 quilograma força metros. Agora ele não trabalha sozinho ele trabalha junto com mais dois outros motores elétricos e esses motores elétricos e se manterá como são eles estão ligados a um sistema que a Toyota chama de transacção muita gente fala que isso aí é um câmbio cvt mas não é aquele cvt convencional que a gente conhece no mercado com polias aliás até o Corolla tem esse câmbio com polisa aqui é bastante diferente ele usa um sistema de engrenagens para poder fazer a junção das duas forças para você entender melhor isso nós temos um vídeo no nosso canal do lançamento aí do novo Corolla que eu tive lá inclusive com o gerente produto até então a gente mostrou o funcionamento desse câmbio para vocês aí nós temos dois motores elétricos aqui na parte dianteira do carro e mais um motor elétrico que fica dedicado ao eixo traseiro do carro o eixo traseiro não é propulsionado por força mecânica do motor portanto não existe o eixo cardã esses três motores elétricos dois aqui na frente mais um atrás a potência combinada deles é de 120 cavalos e o torque também combinado deles é de 20,6 quilograma força metro aí vocês devem estar pensando bom então a gente vai somar a potência do motor a combustão com os elétricos e um torque para ter a potência final não é assim que funciona a pessoal a potência combinada de esse carro aqui é de 222 cavalos como vocês podem ver a potência não se some por que acontece isso quando a gente pega os motores elétricos eles são sobretudo eficiente em baixas velocidades e quando digo baixas velocidades e ali na casa de areia até 40 50 no máximo 60 quilômetros por hora já o motor a combustão ele é muito mais eficiente em altas velocidades então quando você olha o gráfico do motor a combustão se percebe que em baixa rotação ele não atua tanto que é onde os motores elétricos têm atuação e por conta disso nós não podemos simplesmente somar as duas potências porque eles fazem trabalhos diferentes em faixas diferentes mas o complemento das duas coisas deixa o carro bastante eficiente. O entrecho da raiva de 2 69 uma medida bastante próxima do seu primo-irmão Corolla inclusive muito compatível com os Sedan médios no mercado brasileiro. A suspensão da Rav4 é assim lá na frente àquele sistema que a gente já conhece de muito tempo o mac pherson que você tenha um amortecedor no meio da moda sistema bastante resistente e que pouco espaço na construção já que atrás a suspensão é bem mais elaborada ela uso dobe que aquele sistema de 2 vezes na suspensão que faz com que a roda ao subir e descer não mude o seu vamos assim a sua cambagem ela consegue subir e descer bem na vertical isso é muito bom tanto para conforto quanto para a estabilidade. A Rav4 vem equipada com essas rodas em liga leve com essa pintura em alumínio polido as medidas aqui são o período 225 de largura perfil 60 raio 18 outro equipamento legal é o sistema de chave presencial então basta você colocar a mão na maçaneta que ela diante tranco carro pra você trancar o carro se coloca a mão nesta posição aqui você ainda também tem a possibilidade de abrir os vidros basta apertar e segurar ele faz a abertura dos vidros inclusive a abertura do teto solar e também outro diferencial ainda a versão SX para você fechar também a mesma coisa apertou o botão e segurou ele vai fechar os vidros inclusive o teto solar isso é especialmente útil quando você deixa o veículo em regiões muito quentes e aí o carro ficar bastante quente por dentro consegue abrir o carro à distância deixar o carro ventilando antes de você chegar no veículo. Aqui atrás o jogo destaca a dupla saída de escapamento que dá um visual mais encorpado aí ao carro a iluminação aqui também é parcial em led temos luz de freio luz de lanterna em led já a luz de piske luz de ré incandescente convencional. A tampa do porta malas tem abertura elétrica só acrescenta praticidade enquanto ela está abrindo se percebe que tem um sinal sonoro justamente para avisar as pessoas do movimento aqui atrás temos 580 litros o que é uma capacidade elogiava a gente vê poucos carros com uma capacidade porta-malas assim a gente também tem iluminação no porta malas tomar dinheiro 12 volts e um compartimento ali na lateral para você organizar coisas pequeninas que podem ficar rolando aqui dentro e tem mais temos também a cobertura aqui do acabamento para você poder esconder as coisas e olha só quanta gente levanta essa parte aqui a gente tem acesso aqui é o pneu do estepe que obviamente é um pneu de uso temporário mais fino e assim é muito difícil você colocar uma roda daquele tamanho aqui no porta malas sem perder espaço agora tem mais uma outra coisa aqui do lado você tem essa tampinha que você consegue levantar isso porque aquele acabamento ali que protege o porta-malas se você precisa rebater os bancos ele pode ser desmontado e acondicionado aqui embaixo ele fica numa posição bastante discreta firme e você consegue usar o carro como carga precisou voltar à posição de passageiro e voltar o equipamento só tirar ele daqui portanto não vou deixar ele em casa tem muito carro que quando você desmonta você precisa deixar este acabamento em casa aqui não vai na própria Rav4. Sabemos que a medida dê em trecho está diretamente ligado ao conforto no banco traseiro e aqui nós temos 2,69 devem estar imaginando um espaço apertado pois bem não é esse espaço de 2,69 é melhor do que qualquer outro Sedan médio e às vezes até com em trechos maiores e por que acontece isso como aqui nós temos um sul o carro mais alto você consegue fazer uma distribuição do espaço diferente e olha só o banco dianteiro ajustado por uma pessoa de um metro e oitenta a gente tem mais aqui de 10 centímetros entre o joelho encosto do banco além disso a movimentação de pés é sensacional parece que tá andando aqui até mesmo num Sedan de grande porte o banco também é muito confortável e mais você ainda consegue fazer a inclinação do encosto para ficar um pouco mais pra trás e deixar ainda mais confortável você também tem aqui descansa braço escamoteava com dois porta latas e olha só a saída de ar condicionado para o banco traseiro aliás crítica e que a Toyota recebe muito no Corolla porque ela não ofereceu isso aqui no Corolla brasileiro e temos também mais duas tomar dinheiro ali embaixo do padrão usb de 2.1 amper que é o processo de carregamento em mais rápido temos também aqui ó a alça de segurança no teto com um ganchinho para você poder pendurar em um cabide com um paletó ou um vestido feminino para não amassar como a gente está vendo viajar que atrás do Rav4 é extremamente agradável tanto pelo espaço quanto pelo desenho e como os recursos vamos dizer assim essenciais para você tem um bom conforto. Vamos conhecer agora central multimídia a equipa o Rav4 híbrida essa central não é uma central muito avançada pessoal a primeira coisa que eu vou testar a canela é o fato dela não trazer o gps embarcado e aí tem mais um outro pênalti ela também não tem integração nem android alto nem época play o que ela tem é uma plataforma mirrorlink uma plataforma relativamente obsoleto mas a gente já vai explicar isso a central ela tem tela touch é um pouco mais rápida do que aquela que a gente tinha e no Corolla geração anterior o que a gente ainda acha por exemplo na Toyota Hilux ou até mesmo na SW4 ela melhorou um pouco em matéria de velocidade mas ela ainda é um pouco limitada. A gente está aqui no menu principal dela que o menu home ela coloca aliás as últimas funções que a gente usou né então ali na parte superior você tem por exemplo a informação do sistema híbrido do carro você pode acessar ou pela tecla home ou por esse botão infoque ele vem pra essa tela e aí você consegue ver esta imagem que mostra dinamicamente como está sendo o uso da bateria do motor a combustão se está carregando se está descarregando você consegue ver isso em tempo real você também é que uma informação da viagem que você está fazendo inclusive com médias de o de tempo de o de uso do carro alcance do tanque de combustível e você também tem aqui um outro gráfico que mostra o histórico das suas viagens e como foi a performance aí de consumo você também tem esse botão menu aqui que você aí consegue ver ali o áudio o telefone os apps a informação e configuração. No caso do telefone quando você tem um telefone conectado que inclusive nós estamos usando aqui um Galaxy note 10 pulso está conectado por bluetooth ele já te dá lhe a informação diretamente para você poder usar o telefone ainda que na função de menu você tem essa função de apps e essa função de apps é que usa essa plataforma mirrorlink que infelizmente o note 10 plus não tem essa plataforma em rolim que mas eu já vou explicar para vocês como é que funciona ela depois aqui no função menu você também tenha que o hino de informação que é aquele mesmo ifo que você tem várias formas de acessar aí uma determinada informação da central e por fim aqui a configuração onde você pode fazer vários ajustes desde uma configuração geral da central se inclusive pode mudar o tema que nós estamos usando o tema azul e se pode por exemplo colocar o tema vermelho e também temas de fundo claro aí para quem prefere obviamente vai fazer o uso que achar melhor também tem aqui um menu de bluetooth para você adicionar os aplicativos um menu de áudio para você escolher qual fonte que você quer detalhe a central tem uma entrada que em cima que você pode colocar cd e dvd então é um recurso aí a mais que hoje você não está encontrando isso mas nas centrais multimídia tem aqui a parte de configuração do telefone e até mesmo a parte aqui de há instruções de voz que você pode utilizar nela. Bom voltando à questão aqui do sistema de integração que essa central tem uma coisa legal que os celulares da Samsung tem a maioria deles né assim toda a linha s da Samsung toda a linha no último e alguns celulares da linha principalmente precisar mais novos que tenha duas letras né é uma letra e dois números que o A 30 50 70 é o sistema mira cast então quando você vem aqui no menu de fonte você pode escolher ea emi fm bluetooth usb então se tiver um pendrive conectado a ele no sb do console você também vai conseguir fazer isso ou esta função aqui que é a função me aquece a função viera cast ela integra no celular via o smart viu inclusive eu já deixei até o smartphone aqui conectados estão vendo ali na tela o que ele está reproduzido diretamente aqui a partir da tela do smartphone se eu colocar o smartphone de lado e se é que tem um recurso de colocar os menus principais aqui na horizontal você está vendo ali na tela eles também na horizontal e aí o que acontece essa função que é a função smart viu ela copia tudo o que está na tela do smartphone diretamente na central precisa acessar essa função você tem aqui o drop down no menu e aqui do ladinho você tem um menu do smart viu que você acessa a ele e aí você faz a conexão ao carro pelo sistema de wifi não é o bluetooth que o uso smart viu ele usa uma conexão wifi do smartphone para a central feita a conexão tudo é automaticamente copiado ali na tela agora porque eu falei que eu ia falar pra vocêso link. Esse aqui é o site da merrill lynch que mostra quais são os aplicativos compatíveis quais são os aparelhos compatíveis e aqui você consegue ver todos os modelos eu estou fazendo isso aqui justamente para demonstrar a essa função aí do smart viu que você consegue copiar e aí as pessoas acompanhem o que você está vendo por exemplo a gente consegue ver que nós temos ali alguns aqui para o equipamento da htc tem um equipamento da raul e alguns da raia um pouco e tem alguns da Samsung alias a Samsung até tem bastante o equipamento a gente percebe que sim momentos mais antigos como por exemplo o note 4 o S5 S6 é de o note ad o A3 o A5 A7 o S6 é de plus o note 5 s 77 edge e assim sucessivamente mas a gente percebe aqui olhando esses equipamentos que são os equipamentos mais antigos da Samsung só tem Galaxy S8 ac S8 Plus Galaxy note 8 ou seja o que caracteriza bem aqui é que esse sistema a adi mirrorlink ele é uma plataforma já mais obsoleta mas você tem a opção de usar e de repente aí o smart link pra você conseguir reproduzir conteúdos inclusive quando você o youtube você coloca que diretamente do seu celular ali só tem o problema aqui tá pessoal eu tou reproduzido aqui um vídeo que a gente fez inclusive com a Toyota Gazoo Racing vocês estão vendo que a tela está espelhada no momento em que eu engato carro e andou com o carro ele já coloca a informação que o vídeo não ficará disponível enquanto você está usando você consegue manter o áudio mas você não consegue manter a a imagem até por uma questão de segurança. Então o que a gente pode dizer dessa central multimídia é uma central relativamente obsoleta por assim dizer em matéria de conectividade então ela tem esse miracaxi que acaba sendo um recurso um pouco limitados e só consegue usar ele o carro parado tenha conexão bluetooth que a gente já conhece ele os aparelhos e consegue usar um pen drive mas a gente não tem integração android alto e época play a partir de consolação de tudo isso é uma brincadeira que até o pessoal muito fez quando eu apresentou um novo Corolla né fala que a central multimídia aparecia em uma televisão de tubo a gente até falou lá com o vice presidente até brincou em relação a essa é esses comentários e quando você vem aqui no Rav4 é que ele tenha televisão de tubo você tem um acabamento aqui na parte de trás da central que ele é um pouco saltado e porque existe esse acabamento aqui existe esse acabamento lá no Corolla porque essa central se você quiser substituir ela por uma outra tal do plugin você consegue fazer isso por conta desse acabamento que tá aí atrás que existem outros mercados que não o mercado brasileiro que às vezes esses carros são vendidos sem o equipamento original da Toyota então é você tem a condição de colocar o acessório então é ilegal porque aí você vai no mercado am escolhe uma central para o carro que tenha mais recursos mais conectividade e até entregue integra com as funções de volante e aí você vai ter uma central e vai conseguir instalar porque existem carros hoje que se você tirar central original do carro você não consegue colocar o maiô e aqui e no Corolla por conta este acabamento e que parece a tv de tubo e pessoal brinca você consegue substituir central e aí é uma opção do cliente pensar se quer ou não fazer a substituição ainda central que vem no Rav4 ib do original de fábrica. Hora da gente diria que o Rav4 mas antes as nossas tradicionais considerações carro tem um sistema de partida por botão com chave presencial chave só precisa estar aqui dentro como o carro é híbrido ele não necessariamente da partida como os outros carros se ele tiver carga na bateria dele ele vai fazer exatamente o que ele fez agora ligou já o ar condicionado nem com central multimídia ligou o painel igual até mesmo aqui a ventilação dos bancos top é que na frente tem bancos ventilados para motorista e passageiro em três níveis mas o motor está desligado porque nós ainda temos carga na bateria do sistema híbrido e muita coisa legal aqui pra gente falar desse carro é jogos destacar o ar condicionado digital automático de bi zone falamos aí dos bancos também e ele tem uma série de recursos que eu acho que é interessante aqui no veículo a gente destaca pra vocês aqui no lado do motorista tem um espaço que cabe exatamente uma carteira masculina muito legal esse espaço para você colocar a carteira dele não cabe smartphone mais a carteira fica muito bem acomodado não temos um lugar específico para deixar a chave mas aqui no console a gente deixa aqui no porta copos que ele tem ele também tem carregador de celular por indução gente usando aqui o Galaxy note de 10 plus que é um modelo bastante avançado da Samsung justamente para demonstrar essa função do carregador por indução e se você não quiser usar o carregador se tem um botãozinho que você pode desligar o carregador o que é legal e se você quiser usar como porta-objeto você desliga o carregador que ele não interferir com outras coisas tipo um pen drive um cartão smart que você tenha porque o carregador pode danificar esses itens se ele estiver ligado a gente também tem aqui o pará sol com a tampinha no espelho e iluminação temos aqui também importa o óculos detalhe portal óculos para óculos normais nem aqueles óculos de sol ti máscara eles não cabem aqui neste compartimento banco do motorista e também tem os ajustes elétricos aqui você inclusive tem um lombar e até mesmo duas memórias são marido e mulher que vão dirigir o carro acabou não tendo este problema aí pra ajustar o banco aqui no console nós temos um freio de estacionamento elétrico com a função road e temos também um seletor do modo de condução você pode escolher que se você quer o modo normal o modo econômico tem um modo mais esportivo por assim dizer um modo dinâmico que até mundo ali o painel o modo treino que seria pra você fazer um uso digamos fora-de-estrada offload leve que isso aqui não é um subir pra dentro das radicais e também temos aqui o botão ev que quando você tem carga na bateria você apertando esse botão ele uso e um veículo apenas no modo elétrico mas até uma determinada velocidade na casa de 40 quilômetros e acelerando suavemente e você tem que ter um pouco de carga na bateria para você conseguir fazer esse uso ev. Como a gente está vendo um Rav4 ele está muito bem desenhado por dentro pra questão de conforto posição aqui é bem confortável os painéis e uma qualidade de acabamento bem interessante boa parte do painel aqui é sensível ao toque na parte superior é que também o acabamento aqui no console também é bastante bonita que você tem um material plástico de qualidade volante revestido em couro com uma costura bonita e você tem os controles é de fácil acesso como acontece em outros carros da Toyota a Toyota procura desenhar um carro bastante é espartano não quer dizer que ele é simples mas as funções são todas diretas então se tem um botão para cada função é uma forma simples das pessoas interpretaram que elas estão fazendo no carros não ficarem menos em ok - em ali com o mandarim a interatividade muito boa e o conforto também a gente percebe que é bastante proeminente. Aqui no veículo antes de dirigir o rabo destaca algumas funções aqui no computador de bordo que já nesse teste urbano vão aproveitar para ver o consumo do carro afinal de contas é justamente no uso mais moderado e urbano que o híbrido faz toda a diferença se estão aqui já o primeiro menu que a gente tenha a gente interage aqui os botões lado esquerdo do volante ele já está mostrando ali a média de consumo que eu acabei de zerar temos também aqui a pontuação é que ela também está zerada temos aqui os sistemas de assistência parte de áudio temos mais essa outra função de velocidade média e distância percorrida ali o gráfico mostrando o fluxo de energia que agora nesse momento o motor ligado carregando a bateria do sistema híbrido mas esse sistema que mostra a indicação do uso da tração do carro como a gente buscava e tração mecânica e elétrica na parte dianteira e somente elétrica no estrangeiro temos aqui os sistemas de assistência à condução e aqui o menino pra avisar se tem alguma anomalia no sistema. Bom vamos dirigir o carro agora vou colocando o carro em marcha ré temos ali a tela com a câmera de ré e inclusive a gente tem aqui é duas opções divisão então tem uma visão mais angular uma visão menos angular e temos também a linha de guia que você pode mudar que o formato para você usar da forma que achar melhor inclusive com a linha de guia dinâmica. Vamos lá vamos fazer a manobra o volante óbvio assistência elétrica o carro híbrido ia ser diferente disso a câmera de ré não é de alta resolução é uma câmera boa mas não é aquelas câmeras HD se que a gente já está encontrando em alguns veículos vamos fazer a nossa manobra de aproximação do obstáculo a gente consegue ver que a linha de guia que funciona muito bem em termos mal sensor traseiro com vocês estão vendo informando a proximidade do objeto. Agora vamos para o nosso teste paixão lembrando que isso aqui é um crossover barra sub-11 de suv ele tem que sair muito bem nessa prova vamos lá. A suspensão macia conseguiu absorver bem obviamente é o ponto alto do carro da Toyota o isolamento acústico vou dizer para vocês eu esperava um pouquinho mais não chega a ser ruim mas por um carro dessa categoria dessa faixa de preço de espera um pouco mais aí do isolamento acústico. Agora vamos aqui pro teste de lombada 30 por hora vão acertar que a velocidade que vamos ver aí como é que o Rav4 se sai aqui passou numa boa que na primeira lombada um pouquinho de barulho atrás do acabamento além da cobertura do portamalas mais nada fora disso vamos prá 2ª lombada agora 30 por hora de novo para que estão escutando é o acabamento além do porta malas que taxa quase andando cobertura não é um barulho de acabamento do carro nem de suspensão a suspensão está saindo aqui muito bem é tá passando com muita tranquilidade. Agora vamos ver o do crédito aqui lamenta acústico tá muito bom ver terceira lombada 30 também passou com tranquilidade o carro não está batendo não está raspando não está demonstrando qualquer tipo de fragilidade na suspensão quarta e última lombada 30 por hora bom suspensão super ok o carro macio consegue absorver com muita tranquilidade as irregularidades do piso é bastante confortável isolamento acústico que já está bem melhor e a suavidade é plena e suspensão muito resistente bem adequada Brasil alina que o carro com o lado direito da guia vamos lá vou virar todo o carro agora vamos ver como é que fica aqui a nossa manobra aliás o carro já está no modo elétrico está o motor a combustão apagou agora e olha pessoal e sensor de estacionamento dianteiro como vocês estão vendo funciona muito bem e pra esse tamanho de carro ela virou 90 graus a gente sabe que aqui os carros grandes sofrem na hora de fazer essa manobra mas Rav4 eu vou dizer pra vocês que ela surpreendeu é sair um pouquinho desalinhada aqui pra rua por um lado esquerdo não totalmente alinhada mas pro tamanho da Rav4 que não é um carro que já teve carro menor que a Rav4 que usou mais espaço aqui e ela foi muito bem nessa manobra então assim apesar do volume da Rav4 é um pouco grande né comparando a economia dos carros ela é gostosa de dirigir o volante é muito leve a suspensão é muito macia tem um bom isolamento acústico a suspensão também está bem adaptada para essas intempéries brasileiras buracos valetas lombadas tira de letra e para nossa surpresa na hora de fazer a manobra a gente percebeu que ela é boa de manobra então ela vira bastante proporcional aí o tamanho dela então vai ser um carro muito agradável para as pessoas que querem fazer esse uso aí no dia a dia. O carro híbrido tem situações específicas para ser mais econômico do que os outros essa situação não é nem quando você anda na estrada porque aí você tá em velocidade constante contra combustão está funcionando sempre e nem quando você está em baixíssima velocidade porque ele precisa desenvolver um pouco de reta momentos em que você não tem carga no acelerador para ele ser mais eficiente ou seja é basicamente o uso tradicional da cidade. Agora você tem formas de entender o que está acontecendo com o carro e até mesmo melhorar sua forma de condução pra isso aqui do lado esquerdo do painel a gente tem aquele indicador ali que mostra quando o sistema está fazendo uma carga na eletricidade quando você está com aceleração suave que é justamente o que estou fazendo agora ali na região eco ou quando você entra na região de força estão prestando atenção naquele ponteiro você consegue ser mais econômico outra coisa também você tem um gráfico ali do fluxo de energia por exemplo agora nós estamos andando suavemente sem carga no acelerador o motor a combustão está desligado com vocês estão vendo e as rodas estão gerando energia para a bateria está fazendo uma regeneração de energia e isso é muito importante no carro híbrido porque são essas regenerações que fazem com que ele se torne econômica nesse momento além de você não está tendo o consumo com motor a combustão você está armazenando energia para o carro poder andar em modo elétrico então ele vai fazer isso sempre que você faz uma aceleração bastante suave que no caso está vendo que estou usando energia da bateria agora pra andar com o carro tirei o pé do acelerador ele faz a regeneração de energia quanto mais você tem essa constância no movimento do carro na condução do carro é aí que você consegue ter médias de consumo melhor. Outra vantagem legal aí do carro híbrido é que quando você já tem alguma carga na bateria que é exatamente a nossa situação agora além do carro está funcionando totalmente modo elétrico quando você pára o carro a gente não tem ruído nenhum porque o motor a combustão está desligado agora o volante está funcionando o ar condicionado continua climatizando carro porque o ar condicionado no carro híbrido ele também elétrico não é um ar-condicionado mecânico e no momento que você arrancar com o carro desde que você faça isso de forma suave ele arranca em modo eléctrico ele consegue ir em modo elétrico dependendo da situação até velocidades de 40 45 55 quilômetros de novo depende do tipo de terreno da carga de ar condicionado e outras coisas que ele precisa para ver se vai fazer muito esforço o sistema elétrico ou menos esforço se ele precisar ele automaticamente liga o motor a combustão e a partir daí você tem os dois sistemas combinados para você manter o desempenho e também a eficiência. Basicamente quando você está na estrada o motor a combustão está permanentemente ligado são muitos raros os casos na estrada onde o motor a combustão desliga e aí você tem os dois sistemas também trabalham em conjunto com o motor elétrico mesmo na estrada contra combustão ele continua apoiando o sistema pra você tem mais eficiência no consumo. Vou ver como é que fica a nossa média no nosso teste aqui controlado malha urbana que nós não andamos muito andamos ali 5.8 quilômetros sob a gente tem uma idéia o a nossa média que está em 15.4 quilômetros por litro segundo o inmetro no uso urbano esse carro faz 14.36 podem ver que está um pouquinho acima da média e aí a gente tem aqui o gráfico inclusive temos aqui a pontuação eco e vocês podem ver que a gente não tá nem com um número tão alto assim estamos com 86 essa pontuação vai de zero a cem aqui nós fizemos basicamente um teste controlado a gente poder ver como é que a coisa acontece mas vamos tentar fazer um teste mais compreensivo mais longo para a gente poder ver como ele se comporta numa situação mais real de uso. Agora vamos tentar fazer um teste consumo um pouco mais compreensivo uma viagem de aproximadamente 20 quilômetros num percurso semiurbano eu vou usar o carro de maneira moderada vou também passar o carro aqui para o modo de condução econômica e vou usar o ar-condicionado aqui também na posição econômica. Vamos ver como é que vai ser a média na prática do Rav4 nesse percurso. Eu estava chegando aqui próximo do nosso destino final percorremos aí um pouco mais de 18 quilômetros para ser preciso 18.3 e vamos conferir nossa média de consumo olha só 17.1 quilômetros por litro eu acima do que o número do inmetro afinal de contas nós fizemos um semiurbano e não urbano de toda forma o número foi bom a nossa velocidade média foi de 28 quilômetros por hora o que caracteriza bem um circuito semiurbano o tempo decorrido da nossa viagem foi de 40 minutos. Então vocês conseguem ver que o carro híbrido nessas situações de urbano e semiurbano exatamente onde ele consegue ser muito melhor do que o carro equipado com um motor puramente combustão porque nos momentos de desaceleração paradas ou até mesmo de velocidade constante é onde ele vai conseguir ter uma melhor performance em relação ao motor a combustão pois ele vai estar com o motor desligado nesses momentos de toda forma a gente gostou bastante do número 17.11 como vocês puderam ver vale sim muito a pena o modelo híbrido. Hora da gente está o Rav4 administrada e eu já vou avisando que o carro tem luz de posição de urna em led assim você não precisa ligar o farol e além disso ele também conta com todo o sistema de iluminação dianteiro também led o que é muito eficiente à noite. Aqui lado do campo você tem um botão para escolher o modo de condução tem o modo eco que deixa o painel a viver o modo de maior eficiência energética quando você aperta o botão ele foi o modo de condução normal o painel fica azul e você também tem um modo de propulsão esportivo que ele deixe o painel vermelho você também tem um botão e vermont mas esse só vai funcionar se você tiver em baixíssima velocidade e como carga na bateria e o modo treino também funciona em baixa velocidade quando você vai pra pelo sim fora de estrada você tem um controle um pouco maior de sistema de tração a permitir melhor mobilidade. Vou aproveitar para fazer uma rancadinho aqui no pedágio delas inclusive vou passar o carro para o modo sport e vocês podem ver ali que ele acrescentou o marcador a mais vão acelerar tudo vou ver como é que o carro se comporta dá pra ver um medidor de força g funcionando bem ali e aí chegamos a 100 quilômetros por hora detalhe aqui é que como você tem motores elétricos e tem uma transmissão que funciona com uma continuamente variável não é aquela continuamente variável tradicional mas ela funciona dessa forma você tem uma aceleração progressiva e nem interrompida e os motores elétricos desde a mínima rotação eles já conseguem entender o torque máximo deles isso tudo ajuda dessa forma o Rav4 tem uma aceleração aí de zero a cem inferior a nove segundos o que é muito ou um veículo desse tamanho. Como veículo possui sistema de transmissão transacção que funciona como seletiva é o carro hibrido olha que interessante quando a gente muda aqui o seletor de eco é normal e pra esporte as coisas não mudam tanto pelo menos pelo que a gente percebe como acontece no carro convencional o modelo comum você passou para o modo sport e automaticamente já sob a rotação do motor é deixar o carro mais disposto a pagar o que acontece aqui todo mundo apertei o modo normal o painel quase um lado mas não tivemos nenhuma mudança perceptível no carro passei para o modo sport mais uma vez não percebemos nada de diferente por que acontece isso com esse carro um carro híbrido e tem essa transmissão ele não precisa necessariamente fazer uma redução de marcha no motor até porque ele não tem essa marcha o que acontece é quando você muda esses modos e ele vai deixar um comportamento do carro diferente então no modo eco por exemplo o pedal do acelerador fica menos sensível você também tem automaticamente já coloca o ar condicionado numa posição mais econômica por assim dizer uma vez que será condicionada é o sistema elétrico quando se coloca o modo normal que ele vai fazer vai privilegiar o conforto do carro então ele já coloca o ar condicionado numa condição normal de uso o volante fica mais leve e você tem aí uma resposta moderada do sistema quando você põe no modo sport aí ele vai deixar o pedal do acelerador mais sensível e toda eletrônica do carro preparada para quando você acelerar o carro ele te entregar o melhor de performance mas isso só vai acontecer quando você demandar por essas coisas do contrário os modos de condução não vão interferir no uso digamos assim suave do carro. Outro recurso presente aqui é o acidente de faixa que faz parte do TSS se um Toyota cientista tem um botão no volante quando se aperta e área no canto superior esquerdo do painel aparecem aí as duas linhas brancas e um indicador de que o sistema está ativo quando você começa a comer a faixa da estrada aliás vou fazer isso agora olha só não aviso sonoro que você está comendo a faixa por fazer também pelo outro lado que o porém aqui nesse carro e apenas dá o alerta sonoro existem veículos que fazem a correção do volante não acontece do Rav4 apenas o alerta sonoro pra adivertir o motorista que ele está comendo as faixas. Parte do pacote TSS temos também o radar frontal desse carro que trabalha em conjunto o controle de cruzeiro adaptativo e também com alerta de colisão frontal normalmente um dispositivo está desligado você precisa acionar-lo através de um botão aqui que a gente tem do lado direito o volante quando você aperta ele e coloca nem até informação de que o radar está pronto e um ícone verde em cima aí você pode escolher a distância de alerta em relação da frente só será que de forma perigosa em relação ao carro na minha frente como vocês viram ele dá o alerta dizendo que você está se aproximando de forma perigosa domingo na frente mas você também tem controle de cruzeiro adaptativo pra isso com o radar ligado você precisa fazer os sete da velocidade que você quer eu vou escolher aqui uma velocidade vou aumentar ela aqui pra 100 quilômetros por hora que a velocidade permitida na via e vocês podem perceber que ele não está acelerando o carro até cem porquê porque tenho um veículo à minha frente eu posso escolher uma distância menor ele vai acelerar para manter essa distância do veículo da frente e até à velocidade de 100 quilômetros por hora se o veículo da frente diminuir a velocidade ele vai diminuir também a velocidade do Rav4 para mantenha distância que você escolheu e quando você não tiver um veículo à sua frente que é o caso agora ele vai acelerar até a velocidade de cem quilometros por hora que foi a velocidade que a gente escolheu aqui na via. Cabe destacar que esse sistema do rav4 e tem uma faixa de velocidade para funcionar ele funciona a partir de 40 quilômetros por hora assim você não consegue usar ele na cidade como existem alguns veículos que possui o recurso mas também tem um assistente de trânsito aqui você só consegue fazer uso esse controle de cruzeiro adaptativo na estrada. Exatamente como acontece em baixa velocidade rosa urbano a gente vê o mesmo conforto do Rav4 na estrada aliás eu diria até que na estrada e até mais confortável do que tem da cidade suspensão trabalha muito bem o isolamento acústico do carro é excepcional na estrada e você tem que rodar muito mas muito macio mesmo isso é uma característica que dna da Toyota se pega os carros da Toyota quando você compara eles os concorrentes diretos você sempre vê isso a gente fez um comparativo do acórdão quero foi assim do Corolla como o Civc foi assim que ela tem mesmo quando a gente pegou Yaris com o City também observamos isso o carro da Toyota é bastante confortável eu já dirigi o CRV não conseguimos fazer o comparativo nesse momento mas eu posso afirmar com toda certeza que o Rav4 mantém esse dna da Toyota que é um carro verdadeiramente confortável. O Toyota Rav4 híbrido é um veículo interessante sobretudo eficiente muito confortável para dirigir amplo espaço interno mesmo no porta malas ou até para quem vai no banco traseiro e tem tudo aquilo que um cliente mais conservador espera conforto e eficiência aliás na parte de eficiência o carro vai muito bem se dirigido de forma moderada você consegue fazer até 17,5 quilômetros por litro e isso é muito bom pra quem pensa também na questão aí da sustentabilidade. O carro não é exatamente um canhão em performance mas ele não vai decepcionar o cliente numa aceleração de 0 a 100 ou até mesmo uma necessidade de ultrapassagem pistas devia simples não podemos esquecer que ele cumpre o papel de vamos dizer assim um surf light com a tração nas quatro rodas você vai conseguir ter alguma mobilidade sem ter problemas em pisos de baixa aderência até mesmo a visita a fazenda de um amigo ou uma casa de praia sem causada em um susto aí é um motorista de forma geral os carros da Toyota miram sempre um cliente muito racional que espera antes de tudo conforto e eficiência e é exatamente isso que o Rav4 entrega. Essa versão Sx é a topo de linha tem um preço sugerido é de 195, 990 cabe destacar que quando o carro foi lançado chegou mercado brasileiro existe uma indisponibilidade do modelo afinal foi grande o sucesso todo mundo queria o carro e a Toyota não tinha e como entregar o carro agora essa situação já está normalizada e você acha aí o carro na concessionária Toyota. E se você quiser fazer o melhor negócio aqui no Rav4 em toda a linha Toyota a nossa dica é procurar as concessionárias Toyota do grupo Ramires Motors com unidades em Sorocaba Tatuí Itapetininga e Itapeva você vai fazer um excelente negócio lá no seu próximo Toyota 0Km. E se você gosto do nosso vídeo por favor deixe o seu joinha afinal de contas é assim que a gente sabe que você está aprovando o nosso trabalho e se você não se inscreveu faça isso afinal de contas é só comigo aqui Jorge Augusto no nosso canal do Comprecar TV que você sempre encontra essas avaliações super detalhadas pra vocês. 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