Avaliação: Toyota Corolla Altis Hybrid 2020
Nesse vídeo avaliamos o novo Toyota Corolla 2020, em sua versão topo de linha Altis, com motorização híbrida. O novo Corolla foi o primeiro carro híbrido flex do mundo, com calibração do motor específica para o Brasil. Combinando um motor 1.8 a combustão com um motor elétrico, o ponto forte do modelo é a economia de combustível no ciclo urbano, suavidade ao rodar e silêncio a bordo. Confira todos os detalhes do modelo como consumo, desempenho, equipamentos, opcionais, como é dirigir, preço, e se o novo Corolla tem atributos para continuar como líder absoluto da categoria de sedans médios. Mais uma live que eu Jorge Augusto trago para vocês aqui no canal e não é qualquer híbrido é o Corolla híbrido da marca que mais entende de carro híbrido no mundo e no vídeo de hoje nós vamos conhecer detalhes dessa tecnologia é aqui que certamente será o futuro da mobilidade brasileira a Toyota é a marca que mais entende de tecnologia híbrida no mundo não por acaso é o maior fabricante dessa tecnologia Pouco a pouco ela vem introduzindo a tecnologia no brasil só para vocês terem uma ideia todos os carros da lexus que a divisão premium da Toyota contam com a tecnologia híbrida hoje o brasil foi uma decisão que eles tomaram lá em 2018 no salão do automóvel e ela também está introduzindo essa tecnologia nos carros de marca Toyota começou o primeiro cumpre os depois ela trouxe aí o rav4 e mais recentemente o Corolla com uma importante diferença o Corolla é o primeiro híbrido flex. do mundo não existe mais nenhum outro lugar esse tipo de combinação e isso foi um desenvolvimento feito especificamente para o brasil a gente vê que essa tecnologia tem uma função muito importante as pessoas acham que esse carro precisa ser econômico na estrada mas não é esse o objetivo dele o objetivo dele é ele ser muito econômico na cidade no trânsito pesado e também contribuir muito para a questão de emissão de poluentes uma vez que essa tecnologia híbrida faz com que o carro no trânsito pesado use o mínimo tempo possível o motor a combustão e isso acaba causando o proporcionando vamos assim um círculo bastante virtuoso em matéria de sustentabilidade e até mesmo de economia esse aqui é o Corolla Altis exibido mas a gente tem que entender que existem três configurações diferentes do Corolla OCS começando pelo Corolla Altis que tem um motor 2.0 a combustão que não é híbrido inclusive é o pacote mais completo do Corolla Altis depois nós temos um outro Corolla Altis que é a versão de entrada do híbrido ele tem um pouco menos de equipamentos e aí nós chegamos nesse Altis aqui que é o Altis prêmio ele é híbrido e traz todo o pacote de equipamentos então a primeira coisa que a gente tem que entender é que existem do versões do ao topo de linha com a mesma gama de equipamentos porém um com motor flex. e 1 com motor flex. exibido e tem um outro que é uma versão mais digamos assim enxuta o que acaba acontecendo é que esse Corolla híbrido da versão mais enxuta e têm pouca participação de mercado e quem realmente vende mais acaba sendo o Corolla Altis com motor flex aquele motor 2.0 177 cavalos ainda assim esse Corolla aqui tá indo muito bem em vendas e se você acompanha o nosso canal do Comprecar TV sabe que esse carro híbrido já foi lançado há algum tempo no ano passado certas perguntando por que eu completar só tá fazendo a matéria desse carro agora a explicação é muito simples pessoal aqui na nossa região somente agora é que a distribuição desse carro está sendo normalizada nas concessionárias esse carro vendeu tanto mas tanto, tanto tanto, tanto que a fila de espera em alguns momentos chegou a ser de quase 90 dias da procura tão alto aqui da tecnologia híbrida pra vocês verem como isso foi bem aceito pelos clientes a própria Toyota não esperava uma procura tão grande uma vez que ela mesmo sabe que essa tecnologia está em processo de amadurecimento e o consumidor está começando cada vez mais acreditar nessa solução indiscutivelmente a Toyota caprichou e caprichou muito aqui na frente dessa versão Altis do Toyota Corolla eu vou falar primeiro do design muita gente critica Toyota porque fala que é carro de tiozão isso aqui naquele outro olha pessoal vou ser bem sincero pra vocês eu nunca na minha vida pensei em comprar um Toyota Corolla porque eu não gostava do visual dele do design dele mas pela primeira vez eu acho que a Toyota fez um design que é elogiável pra mim é irretocável esse design e ele ficou muito bonito eu diria até jovial além do design eu posso dizer que a tecnologia que ela usou aqui na frente é muito legal pra começar tudo e LED absolutamente tudo que é LED nesse carro para ter uma assinatura em LED diminuída quando você tem o DR é ligado que a luz de rodagem de urna que aquela luz que se acende quando você liga o carro mas não liga mais nada de iluminação ele tem uma assinatura bem característica aliás DN a Toyota depois aquela mesma guia pode ser a guia de lanterna também em LED aí farol alto farol baixo totalmente em LED inclusive com um sistema de projetor que dá uma definição luminosa muito boa até mesmo à luz do pisca ali dentro é LED e pra completar todo esse conjunto farol auxiliar em baixo em LED e também usando o sistema de projetor sob o capô o Corolla híbrido tem muita coisa legal pra gente falar mas para a gente não ficar com um vídeo tão longo assim primeira dica que eu vou deixar para vocês é que nós fizemos um vídeo de lançamento desse carro com o gerente de produto da Toyota onde a gente mostra detalhadamente cada uma dessas tecnologias mas eu vou fazer um resuminho aqui das coisas legais que a gente encontra aqui dentro então a gente tem de si lado de cá o motor a combustão esse motor o motor 1.8 litro está pessoal outra curiosidade dele e um motor de ciclo at Kingston não é um motor de ciclo otto aliás todos os carros da Toyota híbridos usam essa tecnologia ETH com som o que é isso o sequestro que isso ele tem uma diferença que quando o pistão está subindo já para fazer a compressão ele ainda mantenha a válvula de admissão um pouquinho de tempo aberto pra diminuir o arrasto do pistão e isso faz com que o motor trabalhe como se fosse um motor de cilindrada menor economizando combustível claro você perde em potência mas ganha em eficiência energética no que diz respeito a consumo do lado de lá nós temos ali um motor elétrico na verdade são dois motores elétricos e não um motor elétrico só que esses dois motores elétricos junto com motor a combustão eles estão ligados num câmbio que funciona como um CVT mas olha só a pegadinha não é aquele CVT que a gente vê na versão flex do Corolla que aquele CVT de polias com uma cinta Aquiles um sistema transex e é bem elaborado isso a gente explicou também isso no vídeo inclusive mostramos como funciona o sistema transex é um sistema de dois eixos que consegue combinar a potência de seus motores para então jogar pra roda curiosidade legal aqui além dessas que a gente já mostrou é que o carro possui dois sistemas de arrefecimento independentes todo carro à combustão tem lá o boot Joãozinho que é este daqui que é ligado no radiador por um motor a combustão só que no sistema elétrico Lucas no caso híbrido e tem um segundo sistema de arrefecimento que serve justamente para resfriar o sistema elétrico e eles são independentes com reservatórios independentes com operações independentes o motor 1.8 a combustão tem potência variando de 98 cavalos na gasolina a 101 cavalos no etanol e torque máximo dele é de 14,5 quilograma forçamento os motores elétricos aqui por sua vez tem uma potência equivalente a 72 cavalos e porque equivalente quando a gente fala de motor elétrico nós não falamos em cavalo nós falamos em que lote e nós fazemos a conversão para os cavalos até ficar mais fácil de entender o torque máximo a que equivale a 16,5 quilograma força metro e aí você deve estar perguntando como é que o desempenho desse carro pois bem o zero a 100 dele acontece em 12 segundos de modo que se você está esperando desempenho deste carro aqui não é a proposta dele como é que funciona aqui ainda que os toques nominais sejam relativamente baixos o elétrico com 16,5 e o combustão com 14,5 a gente não pode esquecer de algumas coisas importantes primeiro como ele tem um câmbio que simula um continuamente variável ele consegue sempre achar a melhor condição de uso do estoque outra coisa o sistema elétrico todo o sistema elétrico e consegue ter uma disponibilidade de torque máximo instantânea independente da faixa de rotação então quando detalhe na cidade com o carro a 20 30 40 50 quilômetros por hora você precisa fazer uma retomada de velocidade ele é muito ágil até um pouco mais do que o sistema combustão porque nessa situação ele vai usar tudo que pode do motor elétrico mais um pouco do motor a combustão ele se torna muito eficiente e como ele não tem marcha ele tem um sistema continuamente variável ele vai usar o melhor dos dois motores agora se o seu objetivo é acelerar e acelerar forte na estrada não é aqui objetivo uma vez que o sistema todo está desenhado para ser eficiente na cidade e pra fechar esse tópico de potência cidade perguntando qual é a potência máxima desse carro a gente tem aproximadamente 100 cavalos no combustão e 72 cavalos elétrico se a gente fosse fazer uma conta bastante grosseira 172 cavalos certo e errado a potência máxima desse carro combinada de 122 cavalos porque que isso acontece primeiro motor a combustão se a gente olhar e o gráfico tanto de toque quanto de potência é de que ele não tem um gráfico linear ele vai ficando mais potente à medida que a cotação sobe portanto ele é mais eficiente com o giro alto quando a gente vai para o sistema elétrico é exatamente o ao contrário os motores elétricos que estão aqui estão desenhados para serem eficientes em baixas velocidades então eles se complementam cada 1 opera dentro da sua faixa de melhor o uso então quando está em alta velocidade se usa bastante do motor a combustão e muito pouco do elétrico quando está em baixa velocidade se usa muito do motor elétrico e muito pouco do motor a combustão e justamente por causa do sistema transaction as potências não se somam é um pouco complicado explicar isso mas se você estiver ainda mais dúvidas deixe um comentário que depois eu vou fazer um vídeo tentando explicar essa engenharia que não é fácil de entender mesmo tá pessoal aqui atrás a Toyota também caprichou na iluminação pessoal tudo aqui é determinação da placa LED a gente tem luz de lanterna luz de freio luz de pisca luz de ré e até mesmo a luz de neblina e LED ficou muito bonito se na iluminação a Toyota mandou bem faltou aqui na assistência porque o carro tem uma câmera de ré inclusive muito boa mas não tem nenhum sensor de estacionamento e para algumas pessoas isso acaba fazendo falta o porta-malas existem três formas de ser abertos e tem uma alavanca lado o lado do pé do motorista você tem o botão de telecomando da chave e um botão que inclusive fica aqui do lado que você pode apertar ele destranca só que isso só é possível quando a chavista próxima se você apertar de botão com a chave longe ele não abre porta malas e generoso são 470 litros de capacidade mas tem alguns pilotos estão vendo aqui a dobradiça do tipo pescoço de ganso que acaba invadindo o compartimento então se você não organizar direito aí as malas na hora que vai fechar a dobradiça pode acabar batendo na sua mala de toda forma faltavam algumas coisinhas aqui como aqueles ganchinhos de fixação na lateral muito úteis para você perder aquelas sacolinhas de supermercado uma bolsa para evitar que elas fiquem rolando aqui dentro agora tem uma outra coisa que eu vou dar os parabéns para a Toyota gente sabe que é uma tendência no mercado usar aquele seria o fim eles terem eu não gosto e já expliquei muitas vezes nos vídeos porque eu não gosto esse pneu pois bem a Toyota não colocou um pneu igual o pneu de rodagem mas não é aquele pneu fininho é um pneu integral ainda que a medida seja diferente então quando você usa os pneus têm uma pequena alteração de gibi idade mas você não fica limitado aquela velocidade de 80 quilômetros por hora e o carro puxando um lado ou de outro onde votou o pneu fino quando a gente olha que o Corolla de lado a gente vê que aqui nesse ponto a Toyota já foi mais conservadora no design lembrando mais as outras gerações sair do carro mas ainda assim tem coisas interessantes aqui eu já vou destacar que o pneu que tenha um perfil vamos assim esportivo afinal de contas ele é 12 25 de largura perfil de 45 com aro 17 também estão nessa rodas de 17 polegadas diamantadas por sinal é muito bonita outra coisa legal suspensão traseira do Toyota agora é multi link totalmente independente a gente vê que na categoria tem muito carro aí com eixo semi independente e essa foi uma das melhorias aqui quando o carro mudou de geração a gente também não pode esquecer o entre eixos de 2 e 70 que é o número meio que mágico aí pro sedãs médios do segmento quase todo mundo tá nesse entre estes têm um outro um pouco acima um outro um pouco abaixo mas é uma medida meio que abre aspas padrão aí prosseguimento a esse carro ainda tem o teto solar que faz parte desse pacote premium que a gente tem na versão Altis e também a maçaneta com o sistema de chave presencial aqui atrás nós temos coisas legais e outras não tão legais pra gente contar a começar pelas legais conforto você senta aqui atrás e anatomia do banco é muito legal ele tem uma sensação aqui de te abraçar você fica encaixado no banco isso é gostoso a gente também vê que o espaço para pernas aqui o banco do motorista ajustado por uma pessoa de um metro e oitenta confortavelmente temos um bom espaço aqui de joelho movimentação de pedra que também é legal eu vou dizer que é bastante confortável outra coisa interessante alça de segurança do teto inclusive com o ganchinho caso você queira colocar aqui pendura um terno um vestido feminino e ali na porta a gente tem um espaço para colocar ou uma garrafa de 500 ml e inclinada ou se você não usar esse espaço você pode colocar um óculos uma carteira as duas coisas não têm espaço ou é uma ou outra também temos aqui descansa braço aqui no centro com mais dois porta latas essas são as coisas legais agora vamos aquelas que não são tão legais aliás até bom acabam até decepcionando um pouquinho primeiro não temos saída de ar condicionado aqui no banco traseiro o que é uma pena porque quando a gente vê o Corolla europeu aqui nessa plataforma lá fora eles têm a saída de ar condicionado infelizmente não colocar isso aqui no brasil pior também não tenho ali nenhuma tomar dinheiro nem 12 volts nenhum USB poxa Toyota tem carro de categoria inferior a esse que oferece esse tipo de recurso a única coisa que a gente tem a extensão do console é o porta-objetos que pelo tamanho eu acho que cabe muito pouca coisa ali no máximo uma carteira masculina e também iluminação só temos uma lâmpada que digamos assim faz uma iluminação aqui atrás porque ela está no meio do carro ela não é necessariamente pra quem está aqui atrás dessa forma o carro dessa categoria na versão Altis não ter esses mimos vamos combinar que foi uma falta que a Toyota deveria ter pensado melhor hora da gente diria que o colar bridge mas antes tem uma série de considerações legais pra gente fazer porque tem bastante coisa diferente a primeira coisa que você tá hora já o carro tem chave presencial não basta aqui dentro pra você poder ligar o carro eles não escutaram nenhum barulho de motor ligando isso acontece porque o carro híbrido então quando ele tem carga na bateria que é exatamente o que está acontecendo ali se consegue ver no painel que ele tem aí digamos assim metade da bateria carregada e liga o sistema todo então volante já está ativo o ar condicionado inclusive já está ligado mas o motor a combustão está desligado evidentemente a gente ficar muito tempo aqui nessa posição ele vai começar a descarregar pela bateria por conta do ar continuar o que está ligado e aí ele ligou o motor a combustão pra carregar um pouco essa bateria essa é a principal diferença no carro inmetro jogos acabando aqui o cinto de segurança que têm ajuste de altura e um volante a gente também tem aqui ajuste de altura e profundidade então se consegue achar uma posição bastante confortável banco do motorista têm ajustes elétricos mas não são tão completa assim então você tem aqui o encosto você tem a distância do banco você tem a altura do banco e você também tem aquela inclinação do assento porque eles não são tão completos muitos carros às vezes tem o ajuste lombar e se não tem ele também não tem programação de memórias pra você também vou estar aqui que o carro tem um sistema de rebatimento nos espelhos laterais não se pode fazer isso manualmente ou tem a posição automática que a função do meio quando se trancava ele rebate caso você não queira você tem um botãozinho que se põe pra frente não faz o rebatimento aqui na porta nós temos os controles dos vidros de um evento simples toque para abertura e fechamento em todos os vidros pouco mais de comodidade no carro também destacamos algumas coisas ele tem ajuste de altura do facho do farol do carro e tem um outro botão fica no lado esquerdo que a função do farol alto automático então você pode escolher terá ligado ou não inclusive avisa no painel que a função está ligada quando você aciona aqui o carro também tem um volante multifuncional bem interessante está não temos paddle shift aqui afinal de contas a proposta desse carro não é essa até por conta do câmbio com é funcionamento CVT é do lado esquerdo um volante nós temos os botões que controlam ali a informação do computador de bordo que a gente tem ali na frente então você consegue alternar aqui entre várias funções então se tenha informação do computador de bordo sistema de assistência à condução o áudio do carro com o caso aqui nós temos um celular com Android alto mas qualquer outra fonte de áudio aparecer ali tem esse daqui que mostra também o estado da bateria o fluxo de energia as configurações do carro e se existe alguma anomalia eu vou deixar aqui no fluxo de energia porque é mais interessante porque provavelmente esse teste que a gente vai fazer aqui modo urbano muito provavelmente o carro só vai usar o modo elétrico a gente não deve usar o motor a combustão convencer bateria Itália aguenta pra fazer tudo isso o lado direito do volante aí nós temos aqui as funções que fazem parte até do sistema de assistência à condução né então nós temos aqui o piloto automático o nome certo seria controle de cruzeiro então a gente tem a função de limitador de velocidade que fica desse lado ele é acende uma luz em Aveiro no painel do outro lado você tem aqui aí sim o controle de cruzeiro onde você consegue inclusive definir a distância que você quer do carro da frente se tem esse outro botão aqui que é o LTDA que além de corte morning ou seja é o a função de aviso de saída de faixa é quando você é vai sair da faixa ele te avisa inclusive faz a correção no volante mas a gente vai mostrar isso com o carro andando pra vocês outra coisa legal aqui como expliquei o conteúdo desse carro e não é comum dos outros né é um ar-condicionado elétrico que usa bateria do sistema elétrico para funcionar só que ele tem duas peculiaridades primeiramente é um digital é o ar condicionado digital e automático de dupla zona então você tem aqui a função para você ter uma temperatura diferente para o passageiro só tem dois botões diferente do que a gente está acostumado primeiro é esse botão eco e esse botão quando você aciona ele ele faz um uso mais moderado do sistema de climatização TAM tentar resfriar quanto para aquecer em dias mais quentes caso você queira desligar se tira ele começa a funcionar mais forte apertou a função ele gasta menos energia e têm outra funçãozinha aqui que quando você aperta ela há no caso aquela já tá ligada ele só soltam hora que o motorista então sentar sozinha no carro você não precisa do ar do lado direito quando você aperta ele aí ele ativa o ar do lado direito portanto você consegue fazer aí digamos assim uma gestão energética do controle de climatização de acordo com as pessoas que estão aqui dentro e isso normalmente não vê em outros carros o que acaba sendo bem diferente aqui no colo rapid entrando no tema dos porta objetos aqui nós temos aqui na porta um bom espaço inclusive você consegue colocar garrafinhas aqui do lado você também tem espaço e agora daqui carteiras e óculos na frente da alavanca de câmbio a gente tem mais um espaço bem interessante e cabe várias coisas né cabe carteira carioca Oscar smartphones bem interessante espaço que desenharam ali aqui entre os dois bancos temos também uns porta latas 508 10 aqui com o smartphone incluem está ligada a ele por um Android alto temos esse descansa braço com o porta-objetos e aqui dentro a gente acha uma tomada de 12 volts daquele padrão convencional de automóvel e uma outra tomada USB essa de 2.110 caso você queira guardar um smartphone aqui dentro deixar e carregando lembrando que essa tomada USB não se comunica e com a central multimídia do carro ta a tomada USB que se com que se comunica com a central ela fica ali ao lado do porta-luvas numa posição que iria ter um pouco estratégico é você colocar um pendrive até mesmo colocar aí um smartphone é conectado com as funções o carro ainda tem aqui para só iluminados e com tampinha quando você olha a tampinha ligado no segundo você fecha ele a pagá-los um espelho que é o tom cômico nós temos sistema de iluminação aqui no carro aqui na frente que usam lâmpadas convencionais então decentes não são as lâmpadas em LED como a gente viu entre os carros também aqui o teto solar nessa versão aqui do Corolla e por fim eu vou te atacar a qualidade de acabamento de cigarro que é uma coisa que você que a gente sempre elogia em carros da Toyota então você tem aqui o painel no material digamos assim sensível ao toque aqui nessa porção mais clara do painel a parte superior do painel também tem material sensível ao toque um volante em couro uma cultura muito bem feita né as portas aqui onde você encosta o braço também é material sensível só o meio da porta que você vai ter um plástico aqui um pouquinho mais duro mas o que eu posso dizer o carro da Toyota é normalmente em essa boa qualidade de acabamento e a gente consegue ver bem isso que nessa versão tem gente que gosta tem gente que não gosta eu vou falar pra vocês que eu achei que ficou interessante este essa composição de cores na então você tem aqui uma cor creme você tem um banco num cinza um pouco mais escuro aí você tem na porta um outro cinza que é um pouco mais escuro que o banco você tem partes preta então é uma composição de cores que é uma questão muito pessoal de gosto de cada um quem gosta quem gosta mas eu achei que ficou interessante aqui Nicolau diz bem à frente da alavanca de câmbio nós temos ali alguns botões para você poder fazer uso a dos modos de condução do carro então se tem um drive monte aqui você pode escolher entre o modo eco o modo normal e o modo Power que o modo de força vou deixar aqui no modo é também um outro botão do lado direito que o botão e vê nesse momento o pv está indisponível porque a gente ficou com o carro ligado com o ar condicionado ligado e agora exatamente nesse momento o motor a combustão acionou a gente consegue inclusive tanto ali pelo painel do motorista quando também aqui pela central multimídia que o motor está ligado para carregar a bateria do sistema híbrido c.v. que a bateria está com tracinhos quando a gente começou a fazer aqui o vídeo ela estava com 4-1 então agora o que acontece o motor a combustão carrega um pouco a bateria pra quê para que você possa ter utilização aí no modo elétrico do carro mas agora nós vamos dirigir ele e vamos aproveitar inclusive aqui pra fazer a nossa manobra eu já vou atacar aqui que a câmera de ré desse carro tem alguns modos divisão tem esse é o modo normal tem aqui um modo que é o modo grande angular você está vendo que ela inclusive tem a linha de guia dinâmica e na linha de guia dinâmica quando você faz uma manobra ela tem um modo que acompanha tem um outro modo que ela coloca ali uns traços azuis que é mais pra você poder fazer manobra então você sabe que ali o traço azul se você vir a todo o volante é o caminho que o carro vai fazer e se apertar mais uma vez ele cancela linha de guia mas ele mantenha que uma barra vermelha que indica justamente a digamos assim um espaço mínimo ali pra você poder fazer a manobra sem ter perigo de encostar o carro eu vou usar o modo não grande angular eu vou usar o modo aqui da posição mais normal e vou inclusive ligar que é a linha de guia dinâmica né a gente pode ver aí que a parte dinâmica e amarela e azul caso você ande reto e colocar o volante obviamente com assistência elétrica nem poderia ser diferente nesse carro aqui a gente vê que a câmera ele tem uma boa resolução e as linhas guias são sempre bem úteis para mostrar para onde a gente está indo né temos um obstáculo ali atrás vou me aproximar um pouco mais do obstáculo olha aí você consegue ver muito bem com um posicionamento que você tenha agora romper nosso teste de taxam vamos ver aí como é que o carro se comporta no caixão uma linha o carro aqui já característica de outros carros da toyota suspensão muito boa resistente não indica a fragilidade isolamento acústico muito bom muito bom mesmo até arrisca dizer um dos melhores da categoria e por fim a suspensão também é macia que você não tem aquela suspensão um pouco dura é uma característica já antiga dos carros da Toyota vamos ver agora como é que o carro se comporta que na lombada vão acertar que a velocidade de 30 quilômetros por hora vamos ver aqui como é que ele passa olha primeira lombada ele passou tranquilamente sem bater sem raspar suspensão muito consistente é bem adaptado à situação brasileira nessa primeira lombada vão ver a segunda lombada aqui a 30 por hora vamos ver como ele se comporta também passou bem não bateu nem raspou foi com uma certa tranquilidade agora vamos ver o isolamento acústico no bom crédito e as últimas duas lombadas também a 30 por hora vão acertar que a velocidade dos 30 o isolamento acústico é muito bom carro 30 por hora que na terceira lombada olha aqui pessoal tem uma raspadinha teve outros carros que a gente já atestou que ele bateu com mais força aqui de uma raspada não foi muito grande mas se comportou digamos assim de forma boa para comprar quarta e última aqui também ele de uma raspadinha chegou a bater toda forma que eu posso dizer considerando nós estamos falando de um sedã ele está bem adaptado às condições filtra bem as irregularidades do piso aqui no do recto filtra muito bem isolamento acústico é elogiável aqui no carro da Toyota mesmo uma linha o carro Kiko lado direito da guia e vamos fazer aqui a nossa manobra de fim de rua vão virar todo o volante ópera que o cartão inclusive em modo elétrico agora já desligou o motor a combustão a gente consegue inclusive no gráfico ali na frente ao local viram um pouquinho mais que 90 graus aqui na rua câmera de ré é uma linha de guia agora nós estamos usando carro em modo elétrico já que já têm carga na bateria e ele saiu aqui um pouquinho desalinhado da rua para o lado esquerdo não muita coisa mas quando a gente fala de sedãs médios eu posso dizer que até que um raio de giro bom obviamente comparando com os carros que são concorrentes dele na categoria não é um raio de giro muito pequeno mais adequado o carro é gostoso de dirigir a suspensão não posso dizer que continua bem adaptada para o brasil evidentemente que isso aqui não é um crossover portanto os obstáculos maiores você pode ter um problema de button raspar a parte da frente mas de certa forma ele tira de letra no geral característica da Toyota a suspensão macia e excelente isolamento acústico nesse sentido quem comprar esse carro aqui pensando não uso mais urbano cotidiano e um carro pra você não se cansar dirigir vai estar fazendo uma escolha bastante acertada vou aproveitar agora para fazer o nosso teste de consumo com o carro na rodovia inclusive eu já reinicializar ele como vocês podem ver o computador de bordo temos aqui uma segunda informação que a informação da viagem aqui também temos o gráfico de energia e aqui na central multimídia eu fiz a mesma coisa serei a informação de viagem e também serei o histórico para que a gente possa fazer uma nova barra além de histórico acumulado justamente pra gente ver como é que vai ficar o consumo do carro aqui por exemplo vocês podem ver que eu estou saindo com o carro vai passar aqui na central multimídia o fluxo de energia e também aqui na tela do carro pra vocês verem o carro está se locomovendo no modo elétrico e isso é o que faz muita diferença no carro híbrido quando você está dentro de área urbana porque vem de mouzar o motor a combustão ele usa um motor elétrico para locomoções curtas agora é importante observar que essa locomoção aqui em modo elétrico ela tem algumas limitações primeiro nós precisamos ter bateria para que o carro consiga andar desse modo elétrico segundo essa bateria ela consegue manter o carro modo elétrico em velocidades de até aproximadamente 40 50 quilômetros por hora mesmo você tendo bateria quando você passa dessa velocidade ele liga o motor a combustão no caso agora ele já ligou o motor a combustão para apoiar o sistema elétrico tudo depende também de quanto você tem de bateria agora quando você está na estrada existem casos também que o motor a combustão e desligado a gente vai explicar isso de toda forma a vantagem do híbrido é sempre maior em área urbana do que na estrada porque na cidade você tem muito mais chance de usar o sistema elétrico pra manter o carro locomoções curtas acelerações de semáforo desacelerações do que na estrada na estrada você vai ter situações muito pontuais onde o motor a combustão está desligado dessa forma fica bem claro pra você está pessoal o carro híbrido é sempre mais econômico nas na cidade do que na estrada o Corolla híbrido não possui conta giros e a bem da verdade é que não faz sentido nenhum carro tem conta giros como ele tem um sistema que funciona como um câmbio continuamente variável não vai sentir ct o conta giros uma vez que você não vai ter uma indicação pra você saber o momento ideal de trocar a marcha uma vez que o sistema faz isso automaticamente e sozinho sempre escolhendo a melhor relação para a sua situação de uso o que esse carro tem é do lado esquerdo além do painel inclusive um ponteiro convencional o indicador que mostra para você o que está acontecendo naquele exato momento no cartão por exemplo além da informação que nós temos do fluxo elétrico do carro vocês estão vendo agora nós estamos usando o motor a combustão aquele indicador lado esquerdo ele mostra se você está usando o carro de uma forma econômica se você está usando o carro no modo de força então se você acelerar um pouco mais o ele coloca lá o ponteiro no modo de força indicando que vamos estar usando mais recursos de propulsão do carro e também quando você tira o pé do acelerador olha só ele coloca o carro num modo de chardy ou seja no modo de regeneração de energia lembra que disse que na estrada existem situações pontuais onde o carro desligou o motor a combustão é exatamente nessa aqui nós estamos numa leve subida motor a combustão está ligado apoiando o sistema elétrico na hora que eu tiro o pé do acelerador o que ele faz ele desliga o motor a combustão e uso os movimentos da roda para fazer uma regeneração de energia para a bateria e assim também economizando mais combustível também na estrada aqui nós temos algumas funções para melhor conforto na estrada então a gente tem a função do limitador de velocidade que quando você aciona você precisa definir aqui a velocidade limite eu por exemplo definir ali 105 quilômetros que vai acontecer quando eu acelerar o carro você chegou a 105 eu estou pisando no acelerador mas o carro não passa de 150 obviamente você pode programar a velocidade que for mais interessante pra você no caso aqui eu vou colocar 120 quilômetros por hora que é justamente o que é permitido nesse trecho de rodovia onde nós estamos você pode usar também isso dentro da cidade dessa forma em vias controladas você não tem perigo de passar da velocidade da via e assim não tomar multa outra função que a gente tem aqui é o controle de cruzeiro tradicional né que aqui quando você aperta ele coloca ali radar pronto aí você tem que definir qual é a velocidade que você quer por exemplo eu vou colocar aqui 120 quilômetros por hora agora ele vai manter o carro no 120 só que como ele é adaptativo você pode escolher distância que você quer do carro da frente tem um outro botão aqui que vocês estão vendo no painel que eu posso escolher três opções de distância eu vou deixar essa aqui que é a mais longa daqui a pouco ele vai encontrar o carro à minha frente e nessa situação se o carro estiver abaixo dos 120 quilômetros por hora ele vai frear automaticamente o Corolla pra que ele mantenha distância que você escolheu e quando o veículo sai da sua frente ele retoma a velocidade inclusive nós temos aqui no computador de bordo uma tela de assistência que mostra que ele já identificou o veículo à nossa frente no caso aqui nós temos um caminhão olha só a velocidade sendo reduzida para manter a distância que a gente escolheu se você apertar o botão da distância por exemplo algumas vezes você pode mudar essa distância em tempo real pode escolher a mais longa uma intermediária ou mais curta em relação ao veículo da frente e isso acaba auxiliando bastante durante a viagem outro recurso que você pode usar inclusive com o controle de cruzeiro adaptativo é o sistema de assistência de faixa quando você aperta ele no canto superior esquerdo do painel e acende algumas barrinhas e essas barrinhas ele está indicando se ele está ou não conseguindo fazer a leitura das faixas você também tem essa informação aqui no cluster principal sei quando está na função de assistência ele coloca as barrinhas e aí ele vai manter o carro no centro da faixa num momento em que o carro começa a sair da faixa ou até forçar um pouquinho aqui olha você vai perceber que ele dá um alerta deixa a barriga cheia ali e dar um alerta sonoro para você fazer a mesma coisa que para o centro da faixa própria esquerdo tá vendo ele dá o aviso e faz a correção da faixa pra você agora esse sistema pessoal ele não é uma direção autônoma ou semi autônoma com as pessoas falam é uma assistência à condução sendo que aqui no corolla a gente comparar o corolla com outros carros têm esse tipo de recurso por exemplo carros da volvo por exemplo carros da audi que têm esse tipo de recurso a gente percebe que o carro da toyota um pouco mais tolerante com a faixa ou seja ele só vai fazer a correção depois que já está praticamente em cima da faixa ou seja ele está dando uma assistência ao motorista para prestar atenção não é para você usar isso como direção autônoma e larga o volante deixar o carro fazer sozinho até porque também aqui no carro da toyota se você deixar um tempo mesmo que seja relativamente curtos em pegar no volante as mãos ele já reclama pra você dizendo que você está dirigindo sem as mãos e que ele vai desativar o sistema que você tem que assumir é o volante e como eu disse grande parte das vezes ele acaba comendo a faixa pra fazer a correção portanto é apenas uma assistência assim como acontece no modo urbano aqui na estrada a gente também observa uma suspensão macia e um excelente isolamento acústico do carro com motor a combustão na estrada ele passa grande parte do tempo ligado aliás nesse momento ele está ligado uma velocidade de cruzeiro você praticamente não noto barulho do motor a combustão sua nota pela indicação mesmo além do painel agora quando se faz uma aceleração um pouquinho mais forte aqui ó por exemplo colocar o carro na condição de power nesse momento você percebe o motor a combustão mas eu posso dizer menos do que você percebe nos concorrentes diretos aqui do Corolla agora nós vamos iniciar com uma pequena descida na rodovia vocês podem até que a velocidade estava caindo porque eu tirei o pé do acelerador e aí o que acontece nessa situação o motor a combustão está completamente desligado em que ele está usando essa descida pra recarregar a bateria do carro e ele deixa o motor a combustão desligado portanto se você por exemplo devendo pra praia ela saiu de São Paulo e no litoral ou estiver descendo aí de Curitiba lá pro litoral também ou qualquer outro lugar que desse uma serra a chance chega no final da serra com médias de consumo e na casa de 20 30 ou até 40 quilômetros por litro é muito possível porque o motor vai estar desligado em grande parte do tempo então eu quero destacar que tem um outro modo de posição no câmbio que tem uma letrinha b normalmente vai usar o carro no drive mas esse modo b quando você adiciona ele que é o que nós vamos fazer agora vocês percebam a link que ele já aplica uma espécie de freio motor no carro a gente consegue ver essa indicação inclusive ali no painel na função de chat olha vou colocar no drive e vou acionar o bem novamente perceberam que o ponteiro do chardy deu uma balançada quando você põe esse modo b ele aplica uma espécie de freio motor do carro porque ele coloca o carro modo regenerativo ou seja você tirou o pé do acelerador ele vai tentar regenerar o máximo de energia pra que serve isso bom primeiro você usa - o pedal de freio quando você está dirigindo por que tirou o pé do acelerador ele já aplica uma frenagem segundo serve pra você carregar a bateria e pra que carregar a bateria lembra que eu falei pra você que o carro tem um evento onde imagine que você quer chegar em algum lugar claro que você tem que tá em baixa velocidade e naquele lugar você não quer usar o motor a combustão então você deixando o carro aqui no modo b ele vai tentar regenerar o máximo possível aquela bateria e aí você pode chegar num lugar que não quer fazer barulho e você apertar no evento onde você vai ter esta bateria para poder se locomover por um período curto e em baixa velocidade sem ligar o motor a combustão vou ver como é que a nossa média de consumo a gente rodou um pouquinho mais que 25 quilômetros 25.2 e vamos conferir aqui a informação olha só nossa média de consumo foi de 13.3 quilômetros político lembra que a gente tá com gasolina no tanque como vocês podem ver na estrada a média do carro híbrido não é aquela coisa super espetacular como eu já disse grande parte do tempo você está com o motor a combustão ligado portanto ele vai fazer médias muito parecidas com outros sedãs médios e dependendo do sedã médio ou da tecnologia que o cidadão utilizar pode até ser que o carro híbrido faça menos quilômetros por litro do que um carro com motor a combustão normal porque a vantagem do híbrido mais uma vez é em regime urbano ou semi urbano e não na estrada e o desempenho como é que fica eu vou trocar do drive mode do modo eco pro modo power e agora eu vou reduzir aqui para 80 quilômetros por hora vamos fazer uma retomada até 121 visa tudo nesse caso você escuta mais o motor a combustão o acusado aliada pessoal e olha aí chegamos a 120 quilômetros por hora dá pra dizer que o Corolla abril ganhou definitivamente não até porque a proposta não é essa eu diria que ele vai ficar um pouquinho melhor do que os carros dessa categoria equipados com motor 2.0 aspirado mas certamente fica longe dos modelos equipados com motor turbo vamos ver como é que o Corolla se comporta no zero a cem lembrando que eu vou usar aqui o power mode vamos lá pisando acelerando e saindo a saída até que é esperta como o câmbio continuamente variável a gente não tem troca de marcha é aquela celebração infinita e chegamos a 100 por hora que eu posso dizer pessoal quando o carro arranca por ele ter o sistema híbrido elétrico ele vai bem a gente sente que ele vai bem ali até uns 60 quilômetros por hora depois ele vai perdendo um pouco de rendimento e ele começa a ficar mais comparado aos outros carros com motor a combustão então ele tem agilidade modo urbano porém não é o carro indicado para quem está procurando performance em rodovia como você viu aqui no vídeo o Toyota Corolla Altis Highbridge premiou o híbrido né com esse pacote prêmio é um modelo bastante interessante pessoal a gente precisa entender a proposta desse carro ele tem um preço de 135 1990 é um carro barato não, não é um carro barato afinal de contas você tem aqui uma tecnologia que é diferente de todos os outros concorrentes da categoria de sedãs médios esse carro aqui é um carro para quem acredita nessa coisa da sustentabilidade e faz um uso muito mais urbana do que rodoviário e essa tecnologia ela ainda é uma tecnologia cara portanto não dá pra gente querer comparar o preço de uma tecnologia híbrida com o carro com os combustão convencional a gente tem que entender que essas coisas levam tempo mas de toda forma se você é um cliente que acredita na tecnologia pensa na sustentabilidade não abre mão do conforto e que é um rodar diferente na cidade vale muito a pena você conhecer aqui essa versão agora se você quer tudo o que você viu nesse carro e que é um pouco mais de performances e tem alternativa também você pode comprar o Altis com motor 2.0 de 177 cavalos que como a gente viu no nosso comparativo que a gente tem aqui no canal que a gente fez sair do Corolla X que seria o mesmo motor da versão Altis obviamente com motor flex 2.0 com o Civic LXL o Corolla estava andando muito bem em matéria de desempenho portanto vale sim muito a pena você conhecerá que o produto gostou do novo Corolla em especial essa versão híbrida aqui nós vamos dar uma dica pessoal não perde tempo andando por aí vai direto em uma concessionária Toyota do grupo Ramires Motors eles têm unidades Sorocaba, Tatuí, Itapetininga e Itapeva certamente lá você vai fazer o seu melhor negócio e também vai ter o melhor atendimento de toda a região gostou do vídeo ? Deixa o seu joinha pra gente saber que você está aprovando o nosso trabalho e se você não se inscreveu faça isso afinal de contas essas avaliações super. detalhadas só comigo Jorge Augusto aqui no nosso canal do Comprecar TV Comprecar é ideal para quem quer vender Comprecar é ideal para quem quer comprar se precisou vender ou comprar acesse hoje mesmo comprecar.com.br
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