Avaliação: Volvo V60 T5 Momentum
Nesse vídeo avaliamos umas das pouquíssimas peruas que ainda existe no mercado brasileiro, a Volvo V60 T5. O modelo é uma boa escolha para quem precisa de mais espaço no porta-malas, mas não abre mão da dirigibilidade apurada de um modelo sedan. =11ptComprecar.com.br o melhor classificado de automóveis da nossa região líderes de carros motos e caminhões todos anunciados com fotos acesse agora comprecar.com.br classificados de automóveis é complicar mais uma vez trazemos pra vocês avaliação aqui de mais um veículo da marca Volvo aliás vocês já viram várias matérias que fizemos com carros da volvo com a gente sabe a volvo é uma empresa que muita das vezes vai na contramão do mercado sempre foi referência em segurança e continua sendo referência e nessa de contramão do mercado ela também é uma das pouquíssimas marcas que vendem uma perua no mercado brasileiro um segmento que está praticamente extinto mas tem muito a oferecer e no vídeo de hoje eu Jorge augusto vou mostrar todas as belezas de um carro como esse no caso a ver 65 momento mas a gente falar da v60 vamos montar um pouquinho da história dessa marca porque não é qualquer marca é uma marca que sempre prezou pela questão da segurança e muita das vezes criou coisas que apesar de serem importantíssimas aí para a segurança das pessoas e poderem render um bom lucro para o criador a volvo disponibilizou essas tecnologias gratuitamente para as outras empresas justamente baseado na premissa de que isso salva vidas e não ganhou os lotes disso um exemplo foi o cinto de segurança de três pontos como muitas outras coisas mas justamente por isso a volvo por ter essa filosofia de querer ajudar querer proteger as pessoas foi uma empresa que passou por muitos altos e baixos tanto é assim que a empresa que a sueca de origem sueca num determinado momento da história começou a ter problemas financeiros e aí ela foi comprada pela Ford pela americana forte nesse momento a Ford criou uma tal de pg prime 1 automotive group que não estava lá só a volvo mais marcas como jaguar land rover não por acaso nessa época os carros da Ford melhorar um muito principalmente no quesito segurança porque tiraram toda a tecnologia aqui do carro da volvo só que a Ford e sugou sugou a volvo e na Crise americana em 2009 vendeu a volvo e foi comprado por um grupo chinês o grupo g l e aí começa outra história e para surpresa de todo mundo esse grupo chinês teve uma política pelo menos até agora bastante diferente da forte está apostando alto na volvo em vez de sugar e continua apostando para a volvo ser uma marca expoente no mundo e mais do que isso tá usando a tecnologia da volvo para melhorar a qualidade dos seus carros que no caso são os carros da agere também fez coisas bem interessantes tornou avô uma empresa vamos dizer assim moderna e bastante lucrativa pra isso que eles fizeram unificaram plataformas unificaram tecnologias criaram economias de escala e tudo isso transformou hoje a volvo realmente um expoente não só de segurança como ela ainda continua sendo mas como referência principalmente em desempenho e tecnologia agregada outras mudanças tecnológicas que os chineses fizeram justamente para melhorar a economia de escala dos carros foi criar uma motorização comum a todos eles assim pelo menos aqui no brasil quando a gente olha pra linha a gasolina aí eu tô tirando as versões a diesel todos os carros a gasolina utilizam exatamente o mesmo bloco de motor trata se ainda de um 2.0 litros quatro cilindros em linha esse motor aí da família drive é justamente de e financiou eficiência obviamente os motores não são iguais em todos os carros mas quando você pega por exemplo a volvo 44 ele usa esse bloco e quando você vai lá na x e 98 híbrida plugin ela também usa esse bloco evidentemente que as potências vão mudando então você tem aí no t4 190 cavalos aqui nesse caso aqui que é o t5 são motores turbo aqui nós temos 254 cavalos aí na t 6 nós temos por exemplo 320 carros no caso da t 6 além do turbo nós temos um sistema de compressor mecânico justamente para aumentar a potência mas o bloco do motor em si é o mesmo agente também vê essa colonização de peças no sistema de transmissão a grande maioria dos carros da volvo hoje utiliza um câmbio automático de oito Marchas existem algumas versões t4 que são o que no caso é um câmbio de seis marchas, mas mais uma vez só temos aí dois sistemas de câmbio dentro da volvo e outras coisas também são comuns aos carros como por exemplo o sistema de multimídia hoje pelo menos nos carros mais modernos aí eu tô tirando o v 40 que ainda é um carro um pouquinho mais antigo da Volvo todos eles um mesmo sistema de multimídia exatamente igual ao de um carro pra outro obviamente mudando apenas algumas funções quando o carro híbrido plug-in ou quando é uma versão mais completa mas o sistema em si é o mesmo e tudo isso ajuda a baratear bastante o custo de produção do carro uma vez que a tecnologia seja igual para a linha toda ela tem uma economia de escala bem interessante mas falando especificamente aqui do motor da v60 esse aqui é o motor por exemplo que a gente vê aí com muita similaridade na xc60 que no caso aí a versão sul esse motor aqui em 254 cavalos de potência o que é bastante coisa além disso o torque é bem legal são 350 Nilton metros o que é muita coisa considerando um motor 2.0 e esse motor associado à transmissão automática de oito marchas faço 0 a 100 desse carro em apenas seis pontos sete segundos o que é uma marca bastante generosa muito boa considerando a categoria desse carro que é uma perua mas antes a gente falar demais detalhes aqui da v60 vamos abrir aqui alguns parênteses para conversar sobre algumas curiosidades que envolvem a marca volvo vou começar pelo símbolo que vocês veem ali na grade do carro muita gente deve estar imaginando ao símbolo da rua é o símbolo do homem não é pessoal e sissi mutai na grade da u é na verdade um símbolo histórico que é utilizado para o elemento ferro a volvo usou justamente esse símbolo por dois motivos primeiro para falar da solidez da confiabilidade do carro da volvo uma vez que o ferro sempre foi exemplo disso e mais do que isso o ferro o sueco sempre foi um ferro de muita qualidade é por isso que esse símbolo tá aí na grade do carro é a Simbologia da volvo não param por aí vocês estão vendo aqui a assinatura luminosa do farol inclusive todos os carros da volvo hoje trazem essa assinatura luminosa e como a volvo é uma marca nórdica mais uma vez ela vai buscá-la na origem dela o mítico martelo do deus thor justamente é aqui que é pra da inspiração para essa assinatura luminosa que tem esse formato de t e temos mais uma curiosidade é que a respeito dos carros da volvo a partir de 1994 a volvo mudou completamente a nomenclatura de seus veículos e aí ela começou a utilizar letras e números justamente para fazer a distinção entre carrocerias e tamanhos de seus modelos assim cada letra tem um significado como acontece por exemplo na Mercedes Benz ali atrás e por exemplo nós já tivemos aqui no passado o c30 o Sevilha é justamente aí de cupê mas a letra c também era utilizada para designar o cabriolet vemos no brasil 70 temos também a letra s a letra s pode ser interpretada como o solo ou sedã não por acaso já tivemos o s40 temos o s60 e oeci 90 e também temos um x e o xv foi uma sigla que nasceu há ainda necessidade de designar os carros com uma proposta mais todo o terreno e um x em inglês tem a leitura de cross e os encontre então no ano passado nós já tivemos por exemplo uma perua que derivou aí pra linha x e que no caso era xc70 e hoje a linha x hertha bem designada e através do xc 40 xc60 e xc70 que são modelos SUVs e aí nós chegamos aqui na letra v que muita gente deve estar imaginando e se vê é de van pois bem não Edevan o v é de versátil então a gente tem aqui a v60 como vocês estão vendo uma perua temos a ver 90 que a versão perua do s 90 não temos no brasil mas existe na Europa mas a gente também tem o v 41 e 40 não é uma pirueta wetback mas como ele tem aquele design e vamos assim uma perua pequenininha como vocês podem ver o v significa o produto versátil aqui na traseira da v60 gente tem muitas coisas legais para destaca começando por essas lanternas que tem esse desenho recortado para Dentro da tampa bem característico e da ro outro ponto interessante é que toda a iluminação aqui é feita em led e até mesmo a luz de ré tem iluminação em led vão dar uma olhada aqui no espaço de bagagens a primeira coisa que eu quero destacar essa tampa aqui no caso e se essa cobertura que você pode inclusive ó deslocar ela pra cima só que é bastante útil para você poder colocar as coisas sem necessariamente tem que recolher a cobertura mas caso você queira recolher a cobertura também é possível como vocês estão vendo bem tranquilo o espaço aqui são 529 litros mas aqui tem uma sacada muito legal da volvo suspensão desse carro é bem diferente dos outros ela usa uma denominação que se chama integral link é como se fosse uma multi link mais sofisticado mas o grande diferencial aqui é que este carro não tem aquelas hastes que nós temos geralmente os carros com a mola e com amortecedor em vez de nós temos aquelas molas helicoidais que ocupam espaços na lateral do porta malas nós temos uma espécie abre aspas de feixe de molas fecha aspas que cruza o carro de forma transversal obviamente não é um feixe de mola de caminhão é um feixe de mola especial feito num compósito mas ele substitui as móveis as molas helicoidais dessa forma você economiza espaço na lateral e com isso você tem uma largura bastante grande aqui pra você colocar várias malas e isso é muito interessante porque além de economizar espaço esse tipo de suspensão integral link te dá uma boa independência do marrom em relação à outra e aí você consegue ter uma dirigibilidade muito melhor do carro aqui a gente observa mais coisas aqui no porta malas como por exemplo nós temos aqui os ganchinhos na lateral dois de cada lado que são muito úteis para você fixa a sacolinha de supermercado temos iluminação no porta malas temos uma tomada de 12 volts caso você quer ligar em algum equipamento de recarga ou até mesmo aqueles coolers e temos aí uma cinta na lateral do porta malas que é muito útil para você colocar coisas vasilhames de pé e assim todos mantêm de pé e desse lado aqui nós temos mais um compartimento separado por redinha toda a gente pode ver organização de porta-malas aqui de 60 é realmente muito boa a v60 como diversos carros novos possuem uma série de sistemas de segurança adicionais que muitas vezes os concorrentes não oferecem um deles é o 1 com miley migration traduzido para português quando você está andando numa estrada de pista simples de duas mãos eo motorista se distraiu invadindo a pista oposta e o carro detecta que pode ter uma colisão dianteira o sistema automaticamente traz o volante pra você voltar para sua pista e também aciona os sistemas de freio isso é muito legal outra coisa legal que a gente tem aqui ou se sai de impacto importante chances têm que é composto entre outras coisas pela curtindo inflável lateral e uma estrutura super reforçada na lateral do carro justamente para evitar que quando um carro bateu na lateral do carro ele invada e obsceno o habitáculo do carro ferindo as pessoas dentro do modelo e tem vários outros sistemas que são aí digamos assim bastante exclusivos da volvo outra tecnologia de segurança muito interessante aqui do carro da volvo é o city 7 para ele funcionar ele utiliza uma câmera que vai ali no para-brisa atrás do espelho retrovisor ela filma permanentemente a pista e ela consegue identificar carros e pessoas caso exista a possibilidade de colisão do carro da volvo com o carro que está indo à frente ele vai a dar um aviso no painel e pré condicionar os preços com a mesma coisa caso o pedestre esteja cruzam na rua a volvo disse que até 30 quilômetros por hora os uma pode prevenir completamente qualquer tipo de colisão o banco traseiro aqui da v60 bastante confortável característica da marca Volvo os dois e 87 em trechos medida muito generosa a gente sabe que é da média do mercado brasileiro tem em torno de 2 70 então aqui são 17 centímetros a mais a gente vê que realmente um espaço muito bom olha só nós temos uma Ótima distância de joelhos considerando o banco da frente ajustado para pessoas de 1 metro e 80 então temos uma boa movimentação de pedra que atrás eu voltar ainda o porta-objetos ali na porta que você consegue guardar e óculos carteiras e coisas do tipo outra coisa muito legal também essa saída de ar condicionado na grande maioria dos casos a saída fica ali na final do console central entre os bancos aqui não fica aqui na coluna b do carro então você tem um direcionamento de ar muito melhor pra pessoa que viaja atrás outra coisa bem interessante é o descansa braço que a gente tem aqui no meio ele tem além de um porta objetos também tem aqui dois porta-copos e ainda tem mais um porta objetos com tampa aqui outra coisa legal que a gente pode atacar é a tomar dinheiro 12 volts ali pra você poder ligar um adaptador é de celular, mas existem alguns porém aqui atrás como por exemplo nós temos aqui um túnel trazer o central bem alto quem vai aqui na posição do meio por exemplo tem que abrir os pés pra conseguir colocar eles na lateral ou apoia-lo sobre o túnel central que obriga que as pernas fiquem muito dobrados pra cima outra coisa também a gente tem iluminação aqui no carro mas a gente não consegue ligar ela individualmente ela só se liga quando você abre por exemplo as portas e abre todo e liga todo o sistema de iluminação do carro então o carro é muito bom é muito confortável mas faltam alguns detalhezinhos aí vamos dizer assim pra ficar perfeito aqui atrás a gente dirigir aqui a v60 é mais como sempre aquelas nossas considerações iniciais a primeira coisa sistema de chave presencial que aqui no caso da v60 não é um botão é um sistema giratório pra você da partida é diferente dos outros carros já vou aproveitar para também destacará que ainda que não existe um lugar específico para deixar essa chaga que no console nós temos dois porta objetos bem inteligentes o maior aqui por exemplo que tenha uma tampa corrediça ele tem um espaço bem legal aqui pra você conseguir Deixar aqui na frente nós também temos outro porta objetos que é muito útil para você colocar a moeda inclusive tem um desenho que facilita justamente pra você puxar a moeda para o lado e retirar moeda então isso é muito legal aqui na em 60 ainda que junto ao botão de partida nós temos o outro setor que é o drive mode que você pode escolher modos de condução do carro freio de estacionamento elétrico e um botãozinho que aquele quando você aciona você faz parado-rápidas ele prende o freio você pode tirar o pé do freio o carro continua confeccionado quando você acelera e libera o frei outras coisas que a gente pode destacar em matéria de conforto para o motorista o volante conta com ajuste de altura e profundidade banco do motorista tem todos os ajustes elétricos inclusive aqui na porta nós temos duas memórias para o banco do motorista o banco do passageiro também conta com ajustes elétricos porém não existem memórias o cinto de segurança nós também temos aqui a regulagem de altura para deixar tudo mais confortável aliás um ponto que merece destaque nos carros da volvo é o padrão de conforto dos bancos que o carro tem dificilmente você encontra outros modelos com o mesmo padrão de conforto esses também estão vendo aqui ó esse encosto de cabeça da volvo que é bem típico da marca esse encosto de cabeça é fixo justamente porque ele tem um sistema de segurança chamado o y que é um sistema de proteção contra o efeito chicote então eles são fixos dessa forma e caso um carro bateu na traseira do volvo o banco tem um sistema que vai aproximar o banco máximo possível da cabeça do motorista de modo que o motorista não tem o efeito chicote tem uma lesão aqui na coluna cervical então isso aí não é uma questão de design mas sim uma questão de segurança do carro volvo outra coisa muito legal nos carros atuais da volvo é a central multimídia central um time de Ascenso que parece um enorme tablet e você não só controla a parte de multimídia mais diversas funções do carro diretamente na central inclusive até aqui um botão de home quando você aperta ele é até te dá dicas de como usar aí a tela rolando a tela para o lado ou puxando a informação de cima pra configurações pessoal eu não vou detalhar a central porque a gente já tem um vídeo extremamente detalhado no nosso canal do youtube mostrando todas as funções dessa central que eu vou dizer o seguinte essa central é a mesma hoje na vez 61 x e 40 na xc60 e na x e 90 vai mudar algumas funções quando você tem por exemplo uma versão híbrida plug-in que é o caso da t 8 que vai ter umas funções a mais mas o resto a funcionamento o software são todos iguais e aí vocês podem lá no nosso vídeo para ver todos os detalhes dessa super central que realmente é muito boa outra coisa muito legal o Volvo é um sistema on call através dele você tem assistência de uma consciência de onde você consegue realizar uma série de coisas e até mesmo controlar o seu ovo pelo smartphone nós também não vamos detalhar isso porque também temos um vídeo super detalhado mostrando tudo o que você pode fazer com o col única coisa que vou dizer que aqui em cima junto ao espelho retrovisor detém que os botões vizinhos para você poder acionar tanto o serviço de emergência de ser como também ligar para a central e aí você pode fazer várias coisas como por exemplo pedir para eles mandarem o destino de um determinado lugar que você está procurando diretamente para o gps do carro que a gente consegue ver aqui facilmente na central multimídia senso mas mais uma vez nós temos os dois vídeos do nosso canal dá uma passadinha lá que você vai ter todas as informações extremamente detalhados mas a manobra aqui com a v60 tom chorando aqui a revanche bastante leve inclusive você consegue configurar o peso do volante na central multimídia o carro tem sensores dianteiros e traseiros mas realmente acabou faltando aqui a câmera de rendas têm que ficar bastante atento aí nos obstáculos tanto a parte sonora quanto com a questão dos espelhos Justamente pra você não fazer nenhuma besteira agora vamos lá por uma espécie de taxa o mesmo carro tendo aí uma roda aro 18 ele tem um pneu 235 45 de altura opinião é bastante alto então não tem muito problema passar em caixão vamos ver como é que se comporta pessoal impressionante duas coisas o isolamento acústico do volvo 1 pecava eu e outra coisa também a capacidade com que ele consegue absorver a irregularidade do piso obviamente o carro balançar um pouco mas é muito suave a suspensão desse carro a gás tem umas coisas muito legais que a gente vai explicar um pouco mais pra frente mas realmente a parte de conforto isolamento acústico do ovo é elogiável no teste de lombada nós não vamos fazer o teste a 30 por hora porque a frente do volvo é baixa no dia que a gente já pegou o carro nós já tivemos uma raspadinha em uma lombada então este carro aqui você tem que tomar bastante cuidado em lombadas e valetas porque a frente do carro tem de realmente a raspar nestes obstáculos então é bom você dirigir esse carro aqui como se estivesse dirigindo um esportivo em função da suspensão ser bastante baixo agora vamos aqui pra nós por nosso teste do bloco crédito justamente pra ver o isolamento acústico e o conforto do carro você só concreto olha o silêncio a bordo o pessoal realmente nesse ponto a volvo tem uma suspensão que é sensacional e a parte de acabamento do carro é primorosa em cima você não escuta barulho de acabamento nada nesse sentido a suspensão realmente é muito macia ela é uma dama wisdom na frente e uma suspensão integral link atrás vamos detalhar isso pra vocês depois mas a dirigibilidade o conforto do Volvo jurídico para até mesmo com Audi e Mercedes e BMW seguramente nós vamos ter um carro mais confortável aqui novo vamos agora para a nossa manobra de fim de rua lembrando que esse carro um carro bem grande né pessoal vamos lá vão virar todo o volante e vamos fazer aqui a nossa manobra bom como geralmente acontece com carros dessa categoria carros grandes o carro não viu aqui os 90 graus entrou menos que 90 graus aqui na rua agora vão completar nossa manobra lei manutenção aos sensores uma vez que nós não temos câmera de ré e realmente o esperado ele usa um espaço aqui bem grande com vocês podem ver a gente não saiu aqui alinhado para a rua a gente precisa realinhar o carro aqui na rua então pra manobrar o carro você vai precisar de um pouco mais de espaço mas não vai ser nada muito difícil final de contas o volante é bem macio bem leve então você consegue fazer a manobra e sem muito esforço você só vai realmente precisar de espaço no que diz respeito ao uso urbano em matéria de suspensão e conforto tenha certeza vai ficar muito impressionado com o carro da volvo v60 com essa disponibilidade muito pode torque 350 Nilton metros isso já a baixa votação faz com que o carro respondeu muito bem modo urbano então a gente tá aqui uma pequena subida em ar condicionado ligado a qualquer toque que se dá no acelerador o carro tem uma pronta resposta e o mais interessante esse câmbio de oito marchas conversa muito bem aí com o motor tem uma resposta realmente bem interessante e quando você está conduzindo a v60 numa condição urbana você nem tem a sensação que é um carro tão grande justamente pela leveza do volante e pela resposta do conjunto aí de motor e câmbio agora vou pegar a estrada aqui aproveitar para falar de algumas outras coisas interessantes que a gente encontra aqui na avc santa obviamente a resposta do motor é muito bom mas a gente tem uma coisa que a gente acabou sentindo falta dos conteúdos hospedam chips aqui atrás do volante então se você quiser fazer a interação o campinense vai poder usar a alavanca vai jogar o avan a epo lado esquerdo e aí você vai poder dar toques pra cima ou para baixo para poder fazer a interação aí com as marchas legal aqui particularmente eu gosto é que para você subir marchas em curva pra frente e pra você reduzir você puxa pra trás isso porque em carros que é invertido esse sistema e às vezes fico um pouquinho atrapalhado eu gosto mais desse sistema aqui que nós temos na volvo é lavar o carro é bastante simples de ser utilizado ela tem um curso bem curtindo então é bem gostoso você utilizará que lava no modo drive esse carro não tem aquele botão sport o que ele tem é o drive world você pode escolher o modo de condução e tão apertada que o botão você pode escolher entre o modo de condução econômico o mote condição confortável o indivíduo que você escolhe as configurações e o modo dynamics que obviamente seria o modo esportivo e no momento que foi o modo dinâmico você já percebe que o carro reduz em uma marcha justamente pra deixar o sistema mais esperto ele faz também alterações aí também na cartografia do acelerador de outras funções para deixar o carro mais disposto eu vou até aproveitar que a circular que uma espécie de retomada de velocidade é que nem está tão pra isso eu reduzir bastante a velocidade é que como se tivesse acessando a rodovia que dê bons 60 quilômetros por hora de rodar motor vamos lá jogar tudo aqui de volta agora 60 por hora visando tudo como vocês podem ver olha rapidez que o carro já chega aqui no 120 quilômetros por hora realmente esse conjunto de motor e câmbio vai muito bem para o nosso testes em aqui do zero assim já vou deixar o carro no modo dynamics justamente ele tem um pouco mais de resposta esportiva e vamos fazer aqui a nossa largada estourada lembrar no ar condicionado ligado não acelerando o amor até cantou um pouquinho de pneu programa de estabilidade já entrou 90 a 100 por hora realmente a v60 manda muito bem esquisito vou falar não usassem de 6.7 segundos o que é marca de carro esportivo e como a gente viu aqui a resposta é realmente impressionante nós vamos fazer o teste de consumo com a ver 65 até a cidade de São Paulo para isso a primeira coisa que vou fazer reinicializar o computador de bordo usando os botões que ficam do lado direito do volante acesse o menu do computador de bordo e aí na haste esquerda aqui do lado do volante tem o botão de reset como vocês podem ver a gente aperta um botão e ele faz o reset só que o computador de bordo é importante observar que a gente tenha a marcação da média e temos a marcação da acumulada que a gente só consegue ressuscitar depois que o carro fica muito tempo desligado então aqui nós já temos o reset para a gente poder fazer a medição e aqui na tela principal também a gente tem a opção de reinicializar o gráfico que é exatamente o que eu vou fazer você pode escolher escalas aqui de um quilômetro 10 quilômetros ou 100 quilômetros vou colocar dez quilômetros que é o de homens em um gráfico bom pra gente ver como é que o carro se comporta na viagem e aí a gente vai ter a média outra coisa interessante que eu já vou aproveitar para destacar é justamente a personalização que a gente pode fazer no painel virtual desse carro que a gente tem aqui a função de configurações na função maicá visor do motorista aqui exibir temas nós podemos trocar o tema do painel ele está usando glass aí a gente tem esse aqui que o minimalista tem esse que o tema de performance e esse aqui que é o chrome ruim disse eu vou deixar esse aqui que me parece ser um pouquinho mais bonito então vão pro nosso teste vamos ver como é que a v60 se comporta na estrada no consumo e vou aproveitar para demonstrar outras funções que esse carro tem também a mais importante que a gente não pode esquecer de destacar são os modos de condução que haver 65 tempo então seria instalado aqui no console central temos o drive mode onde você consegue escolher entre o modo eco comfort individual o dynamics esportivo só que quando você coloca no modo eco o painel aqui muda que substitui o conta-giros ali por um indicador de eficiência tom à medida que você tira o teco o ponteiro 10 inclusive informa a opção kostin significa que naquele momento o carro desengatou câmbio para economizar mais combustível e à medida que você acelera obviamente ele vai mostrando que você está saindo da faixa de economia então eu vou ter que alternar entre esses dois módulos até pra gente poder fazer aí o nosso teste de velocidade em função de rotação mas prioritariamente e eu vou deixar o carro aqui sempre no modo é justamente ele poder está na sua máxima eficiência e a gente ver efetivamente quanto que a v60 consomem uma viagem é bastante real são vários os sistemas que esse carro possui para a assistência à condução eu vou começar demonstrando o primeiro deles que é justamente o controle de cruzeiro inclusive nr adaptativo ou seja você define a distância do carro da frente e ele mantém a distância mesmo que o carro reduz a velocidade para isso os motores lado esquerdo o volante eu vou acionar agora que o controle de cruzeiro vou jogar mal e 120 quilômetros por hora que a velocidade da via e aqui nós temos distâncias que a gente pode escolher o carro da frente essa daqui é mais distante e essa daqui é mais próximo agora ele vai começar a identificar um carro que vai à nossa frente aqui e vocês vão perceber que mesmo sem acelerar ou frear o carro ele vai começar a reduzir a velocidade automaticamente já identificou o carro à nossa frente o programa há controle de cruzeiro está programado para 120 por hora e a nossa velocidade nesse momento é um pouco abaixo de 100 por hora eu vou trocar de faixa justamente pra gente poder não ter feito à frente olha só ele está automaticamente acelerando o carro isso aqui é bastante útil na estrada e não de contas você se você ficar distraído em relação ao carro da frente você não vai ter medo de se aproximar demais e você ainda pode controlar à distância que sequer do veículo da frente não sei que é uma distância bastante segura se coloca à distância mais longa quer ficar mais próximo do carro da frente coloca essa quer mais curtinha mas ainda assim é uma distância disse França agora eu vou voltar para a pista do meio era só já tem um carro aqui na pista do meio ora só como ele faz a regressão da velocidade de forma bastante simples e segura certamente um conforto a mais para o motorista que da vez em outro recurso interessante aqui que a v60 tem um sistema de Paulo assiste que inclusive nós já demonstramos isso em outros modelos da rua como por exemplo a xc60 ele é uma digamos assim um grau complementar acima do controle de cruzeiro adaptativo você também aciona ele aqui pelos botões lado esquerdo do volante a gente olha o controle de cruzeiro promocional parou de assistir você aperta que a setinha para o lado esquerdo aí outro monte o verde lá no painel indicando que o bairro jacy estádio para 16 faz várias coisas além de frear e acelerar o carro automaticamente em relação ao veículo da frente ele também tem que dirige momentaneamente o carro pra você também a faixa com sotaque o volante do carro vocês vão perceber que o carro está dirigindo suas portas não parecer mas se eu forçar um carro pra comer rachão vocês vão ver que ele faz a correção sozinha do volante olha só e agora nós vamos começar a pegar de uma curva e vocês vão perceber que ele sozinho também vai aplicar a curva no carro olha só quando entrei na curva na estrada vocês podem ver que o carro está fazendo a curva 12 agora ele não vai ficar o tempo todo assim ele fez saber que não estou interagindo com o volante ele vai dar o alerta e já tocou no código coloca o biquíni amarelo que já viu o vermelho por aplicar a direção ele começa a estar alerta agora que desabilitou o sistema justamente para evitar que o carro seja digamos assim conduzido sozinho por muito tempo de toda forma o sistema é bastante interessante de dar um certo vamos assim conforto na condução e obviamente você consegue dirigir o carro de forma muito mais tranquila e relaxada afinal de contas se você tiver por exemplo opera a central multimídia ou trocar e uma estação alguma coisa você consegue fazer isso sem muito problema e um carro obviamente vai manter a segurança de condução pra você esses rápidos desvios de atenção fica a dica não é pra ficar usando arte zap Nem ser uma hora ficou para trás este afinal de contas isso é um auxílio não é uma condução autónoma vou aproveitar agora pra fazer o nosso teste da rotação em função da velocidade pra isso e vou tirar o câmbio do modo automático um caiaque polo essencial justamente o que a gente está em oitava marcha que vou também entregar o controle de cruzeiro adaptativo vamos ver primeiro assim por ora qual é a rotação também tem que tirar aqui do drive world pro modo ou outro a gente poder ter ali obviamente o conta-giros não a gente não consegue a informação e olha a 100 quilômetros por hora nossa votação tá um pouquinho acima de 1.500 giros giro bastante baixo mesmo agora vou usando o próprio controle de cruzeiro adaptativo vamos citar aqui 120 por hora deixar o carro acelerar aqui sozinho até a velocidade pode ver que ele se manteve a oitava marcha e a 120 por hora nós temos aqui uma rotação um pouquinho abaixo de 2 mil giros continua sendo um giro bastante baixo certamente deve fazer muita diferença aí no consumo de combustível a gente vai conferir lá na chegada do destino Japão chega aqui na área urbana de São Paulo a castelo branco como conferir como ficou o consumo até agora vocês aqui o computador de gordo rodamos 60 quilômetros a média de consumo é de 7.8 e litros para cada 100 quilômetros se a gente fizer a divisão de 100 pra 7.8 nós vamos ter uma média e na casa de 12 pontos sete quilômetros por litro o que é bastante coisa mas a gente ainda vai pegar uma área urbana e vamos ver como é que o consumo fica observação não dá pra gente colocar aqui no computador de bordo do voo quilômetros por litro ela só tem essa medição que é litros para cada 100 quilômetros que é geralmente medida usada na Europa de toda forma é só você dividiria o número que você tenha média aqui do brasil agora a gente chega aqui a São Paulo tão pegando aqui a marginal do pinheiros e obviamente estão pegando um pouquinho de trânsito como confiar que o computador de bordo para ver como é que está o consumo o que mais de 70 quilômetros rodados temos aqui uma média de 7 pontos 6 litros para cada 100 quilômetros é uma média muito boa porque quando a gente faz a conversão de planos políticos a gente tem aqui praticamente um pouquinho mais que em tese quilômetros por litro isso é uma média muito boa a gente ainda tem aqui cerca de 15 quilômetros da marginal para rodar vamos ver como é que a média de consumo se mantém agora uma condição mais urbana o jovem chega aqui em São Paulo nosso destino final aqui na zona sul vão conferir o computador de bordo para ver como é que ficou a total aí de consumo tivemos aí quase 82 quilômetros rodados e a média foi de 7.464 cada 100 quilômetros fazendo a conversão 13.5 quilômetros por litro aproximadamente o que é uma média realmente excelente não pegamos muito trânsito na marginal ou que não só mas a média de velocidade ficou na casa dos 60 quilômetros por hora 50 quilômetros por hora o que na verdade até ajuda a economizar combustível teríamos um consumo maior se tivesse 1 40 mas não tivemos esse problema de toda forma que a gente pode dizer é que a ver 65 aí não dirigida de forma suave e usando aqui o drive mode no modo eco é realmente um veículo muito econômico considerando o tamanho dele o nível de potência que esse carro tem 254 cavalos e até seu em um carro de categoria Premium como a gente pode ver o câmbio de oito marchas faz muita diferença quando o assunto é economizar combustível como vocês viram aqui no nosso vídeo de avaliação a volvo v60 é realmente uma perua muito diferenciada além de bom desempenho é um carro com itens de segurança que realmente fazem a diferença e não podemos esquecer praticamente uma das únicas peruas do mercado brasileiro uma dirigibilidade de automóvel coisa pra quem realmente gosta de dirigir eu só vou deixar uma dica muito legal pra vocês esse carro aqui tem um preço de tabela é de 209 mil reais mas se você procurar a concessionária volvo norte que lado a cidade de Sorocaba certamente você vai fazer o seu melhor negócio porque lá existe uma condição muito diferenciada aqui pra essa vou ver 65 momento complicado e de ampla quem quer a compra ideal para quem quer comprar se precisou vender ou comprar acesse hoje mesmo comprecar.com.br
Confira carros a venda no Comprecar!
Conheça o Comprecar!
Somos um site especializado na venda de carros, motos e caminhões usados. Atendemos as cidades de Sorocaba, Campinas, Jundiaí, Indaiatuba, Americana, Piracicaba, Itu, Limeira, Salto, São Paulo e outras. Confira carros a venda!
Revista Comprecar
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro
- Notícias 18/11/2024 Executivo da GWM Brasil é eleito um dos 30 mais influentes da tecnologia no Brasil