Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Avaliação: Volvo XC90 T8 R-Design (Híbrido Plug-in

Nesse vídeo avaliamos o SUV topo de linha da Volvo, o XC90, em sua versão híbrida plug-in, que pode ser recarregada na tomada para andar em modo 100% elétrico. Nesse vídeo trazemos uma matéria um pouquinho diferente da que está acostumado no nosso canal nós vamos falar do primeiro ponto de recarga de Sorocaba para veículos plugins e elétricos que é um ponto totalmente sustentável uma ação feita em parceria da concessionária Volvo norte que com a construtora planeta e nós vamos fazer algumas coisas interessantes estão vendo aqui a Volvo xc90 t8 r-design nós vamos aproveitar não só para falar um pouco do carro mas mais do que isso trazer alguns convidados que vão andar aqui nesse carro para emitir sua opinião sobre o oe do plugin o evento também vai contar com a participação aqui do s 98 que aí é o sedã de alto luxo executivo da marca a curiosidade entre eles é que apesar da diferença que carroceria que nós temos um sub 17 lugares aqui nós temos um sedã grande de alto luxo é que a parte de engenharia desses carros é realmente muito parecida os dois usam o mesmo sistema de powertrain em que utiliza um motor 2.0 turbo compressor de 320 cavalos com a tração dianteira e um câmbio automático de oito marchas mas mais do que isso como eles são híbridos plug ins o eixo traseiro desses carros é 100% elétrico e aí você tem um motor elétrico trabalhando em conjunto com um motor a combustão estudar uma potência combinada de nada menos que 407 cavalos eo vídeo de hoje nós vamos conhecer não só se 90 mas alguns detalhes desse novo ponto de recarga que a cidade Sorocaba acabou de ganhar como vocês estão vendo aqui é c 90 está carregando aqui no ponto de recarga esse equipamento aqui está ligado um grande sistema de placas fotovoltaicas inclusive nós estamos embaixo dele agora a gente vai conversar com o engenheiro que vai explicar todos os detalhes disso agora eu tô aqui com Lucas de Branco é o gerente de engenharia da fórmula 1 empresa responsável pela montagem de todo o sistema fotovoltaico ele vai explicar aqui pra gente como funcionam Lucas eu tô vendo que a gente tem aqui debaixo de vários painéis fotovoltaicos é isso mesmo exatamente aqui são painéis fotovoltaicos pode cristalinos 330 watts de potência cada um são três módulos de painéis nessa primeira garagem a lateral uma terceira parte que está sobre o telhado de um dos apartamentos decorados da consultora planeta ok totalizando 190 módulo 190 bônus a potência que qualquer que lhes vão gerar a potência total instalada de 63 quilowatt p 63 mil watts pico que gera em torno de 7 mil 508 mil quilowatts hora por mês o que é bastante coisa bastante coisa que vale é o consumo de mais 30 residências unifamiliares olha só que legal o pessoal agora esses painéis eles como é que a ligação deles eles estão totalmente independente da rede elétrica eles a energia jovem da equipe local como funciona isso que o sistema é um ser conectado com a rede ele gera energia em corrente contínua essa energia passa a corrente passa pela universal são dois inversores de freqüência que fazem a comunicação entre a carga está sendo consumido instantaneamente que ele tem esse espaço e o que está sendo gerado há mais como o excedente que entra para a reforma de créditos esses créditos compensa o consumo por exemplo causa planeta do seu escritório no outro é difícil mas também alimenta o ponto de recarga que enquanto tiver os carros oferecendo alimentados a pessoa isso aqui é interessante que o seguinte obviamente esses painéis só gerou os de dia né de noite não gerou os e aí o que acontece não pode ficar sem luz então o que acontece o sistema elétrico da rede continua ligado durante o dia você gera mais energia do que você consome e aí essa energia que é gerada mais é devolvida para a rede vamos à distribuidora normal durante a noite aí acontece uma inversão você não está gerando energia e você usa energia da rede normalmente só que aí você tem uma máquina lhe um medidor que faz o crédito a energia que volta a dirigir aqui então é isso exatamente o medidor é um medidor diferente da concessionária ele mede a energia que vem pra vem da rede para o sistema quanto que entra o crédito ontem mesmo à noite a gente está fazendo é carregamento dos carros aqui a noite usando a energia da região da rede energia do crédito da rede que nós já entregamos hoje a energia que está carregando os carros da energia solar diretamente ele está vindo direto os painéis passa pelo inversor de alimentos circuito aqui tá vendo o pessoal então esse sistema de trabalho e interligados e consegue acontece em qualquer lugar qualquer lugar extremamente versátil tanto a usina fotovoltaica quanto estação de carregamento para carros elétrico podem ser aplicados nas mais diversas situações pode ser feito de forma de garagem como aqui em uma duas ou 50 vagas isso não é não é limitante ao ser modular quanto em telhados e lajes a gente tem por exemplo edifícios pesquisados a gente consegue construir a usina sobre as coberturas sobre casas usinas sobre os solos e tem uma propriedade rural quero colocar uma área em um ba vi de instalação ação extremamente flexível agora o pessoal tem uma outra curiosidade é que quando a gente compra os carros da volvo híbridos plug-in ele já vem com carregador inclusive tem mãe no canal uma matéria completa que a gente fez 4 x 100 98 e vocês devem se lembrar que eu expliquei pra vocês que aquele carregador a gente liga numa tomada 220 e tem que usar a noite inteira pra carregar o carro só que aqui é um pouco diferente não é como é que funciona aqui esse é um ponto de carregamento de recarga rápida ele é um modelo é veronique da bebê de 22 provados e 32 amperes opera em 1380 vou tentar fazer a nossa casa a gente realmente não tem prefácio de 220 ottawa posts uma potência exatamente o tempo de recarga média para o carro modelo desses a Volvo nós temos aqui é de uma hora e meia duas horas recarga completa então quanto em casa vou gastar e 8 horas e que eu vou gastar uma hora e meia tempo de um almoço fazer umas compras ou de conhecer um apartamento aqui no planeta passando tranquila bastante tranqüilo agora pessoal uma dúvida se deve à pensão post aí muito legal demais mas colaborar habilidade de um sistema desse olhos tenho fotovoltaica é uma das também uma grande das grandes vantagens de ea durabilidade ele tem uma garantia de vida útil com eficiência com alta eficiência de até 25 anos e vem com a fonseca de fábrica os inversores que faz a comunicação da energia gerada com a rede garante de fechar de cinco anos mas a vida útil para passa isso muito tempo na europa por exemplo nós temos usinas foto votantes Japão de mais 40 anos gerando como se fossem novas você tem uma longevidade grande exatamente o bebê porque o lema investimento que retorna em poucos anos o 34 anos mas que vai durar por 25 30 anos tranquilamente pessoal ou vocês estão vendo essa tendência de sustentabilidade e mais do que isso a energia realmente renovável para alimentar o carro é realmente o futuro eu tô aqui agora considere godoy gerente de vendas da concessionária volvo norte de Sorocaba ela vai falar um pouquinho a gente dessa partilha companhia estivesse mesmo o jorge é mais uma parceria com a construtora planeta hoje está acontecendo um evento aqui que a inauguração da primeira usina fotovoltaica de Sorocaba muito legal essa oportunidade inclusive o seguinte ver quais são os modelos da volvo que vocês têm hoje com essa tecnologia probyn hoje os modelos disponível na volvo feria a x 60 x e 90 e wef 90 certo esses são os três versões disponíveis hoje pra você a pronta entrega e também para test drive na concessionária agora estamos com pré lançamento do s 68 que o carro ficou jorge sensacional incrível realmente pessoal esses carros são muito legais só para se ter uma idéia aqui a xc90 quando você faz o sistema de carga dela se consegue rodar até 50 quilômetros em modo totalmente elétrico a partir daí se usa o motor a combustão no sistema ida ter uma idéia o tanque numa xc90 chega a durar até mil quilômetros isso é realmente muito autonomia cibele pessoal que reconhecerá que os carros da Volvo onde é que a volvo norte a governante que fica na avenida Antônio Carlos comitre número 1.300 no parque campolim em Sorocaba o telefone para contato é o 15 34 16 2 mil bem a fazer o melhor negócio e contribuir com o planeta eu tô aqui com o Henrique penteado diretor comercial e marketing da construtora planeta ele vai explicar pra gente porque essa preocupação com a sustentabilidade Henrique qual foi a preocupação da planeta pra vocês fazem então esse programa de sustentabilidade bom em primeiro lugar a actividade de construção civil ela acaba impactando né no seu entorno na comunidade no meio ambiente então daí nasceu a idéia de se preocupar com todos os efeitos da nossa actividade e transformar eles em contribuições para a comunidade para os moradores do entorno você me falou que vocês fizeram uma série de ações até mesmo dentro das construções para que a coisa fosse realmente sustentável quais são essas ações são de uns anos pra cá a gente vem marcando muita tecnologia para prover sustentabilidade para os empreendimentos para as regiões onde a gente atua então isso vai desde o do reuso de águas pluviais né a gente com equipamentos que captam a água das chuvas e depois abastecem a utilização de água nas áreas comuns do empreendimento estão pra regar jardim para lavar chão etc depois nós passamos por um outro estágio foi eficiência energética então todas as lâmpadas de iluminação de áreas comuns hoje são led de alta duração e baixo consumo e posteriormente instalamos o tecnologia de captação de energia solar fotovoltaica que está presente no topo das torres ou das casas nos condomínios que a gente constrói e ela gera uma energia justamente também para abastecer a demanda diária comuns então academia é quadra é salão de festas todos esses ambientes consomem bastante energia quando usados que têm ou iluminação de alta intensidade ou arcon Jonathan então a gente abastece tudo isso com energia gerada pelo sol e aí o que é muito bacana disso aqui além de contribuir com o meio ambiente a taxa condominial do nosso cliente é menor muito legal agora essa iniciativa de vocês colocarem o primeiro ponto de recarga para veículos elétricos e híbridos plug ins de Sorocaba saiu como de tudo isso então mais uma etapa se nessa história nossa rumo até uma atitude não dar um exemplo de inovação e sustentabilidade foi a criação e instalação de uma usina solar fotovoltaica aqui no nosso showroom do campo limpo então a gente uniu a alguns pontos de conveniência que foi fazer a cobertura do estacionamento já com as placas de energia solar onde a gente capta energia a gente abastece a demanda de energia de todos os nossos plantões de venda do nosso escritório e ainda oferece para o público de Sorocaba um ponto de carregamento não é dentro do nosso estacionamento do espaço de vendas onde todo mundo que tem carro elétrico foi a vez de carregar seu carro eo melhor de tudo com energia limpa então quem tem um carro compatível pode vim aqui fazer a recarga gratuitamente à vontade e obviamente que a gente convida a todos que vierem carregar o seu carro como energia gerada de maneira muito sustentável é também conheçam nosso showroom dos apartamentos decorados enfim reconheceu que a planeta desenvolve olha aí pessoal iniciativa da construtora planeta pensando na sustentabilidade e nas futuras gerações uma pessoa agora a gente já tá aqui na xc90 como vocês estão vendo aqui eu estou acompanhado de várias pessoas aqui um lado Pedro pinto ok empresário ele vai dirigir primeiramente o carro pra dizer o que ele achou a ideia se 91 atrás eu tenho rodrigo figueiredo quando em viena também empresário inclusive na área de comunicação pessoa conhece bem aí o mercado de mídia que também vai andar aqui no carro com a gente pra gente vai ver ele vai ver pra frente e lá no fundo nós temos o Gabriel caiu que é o representante de vendas da volvo note que Sorocaba a gente vai dar uma volta 590 justamente para que os empresários possam emitir uma opinião de como é dirigir um verdadeiro híbrido plug-in e um carro mais do que isso sustentar vamos dar uma volta pessoal vamos as primeiras impressões aqui do Pedro que você está achando nash 90 carro sensacional viu isso aqui é nota 10 o sueco eles é uma coisa que não tem como você copiar pela segurança pela dirigibilidade é um carro e quando você topa bem o pé no acelerador como diz o mineiro né atola o pé eles têm um carro muito bom ele tem um conjunto que é que funciona muito assim é uma coisa espetacular deve surpreendeu muito esses dois motor dele que trabalha junto uma coisa maravilhosa essa aí me surpreendeu muito e além de tudo a segurança do sistema elétrico ali na cidade quando estava no módulo urbano que estamos em modo elétrico acho que o carro mais silencioso não uta merda eu falei isso canta ligado não têm que é isso aí parece para já estava ligada saiu a gente empurra nesse cargo que diabo é isso é explicar isso é um carro que seria idade é um carro fórmula dele é sensacional bom para os ouvidos o que que tenha presta serviço o valor à altura de qualquer cidadão viu uma pergunta que a gente quiser fazer você tem um só gente né assim o ford edge que é um carro com motor v6 então é um carro que tem uma certa impotência que você achou do desempenho aqui taxas e 90 um motor 2.0 e um motor elétrico então é um motor por ser um motor 2.0 quando você tem a dizer e também o surpreende muito porque ele tem uma resposta muito grande ele enche muito rápido quando você precisa de uma aceleração de um adota outra passar de uma resposta no carro ele tem uma um avanço muito grande enquanto a ad que um caça esse lindo mas é um carro mais pesado em um carro que que às vezes você precisa pisar muito ele responder aquilo que você quer a necessidade daquele que você quer um choque é que mesmo sendo um motor menor civil que a resposta é efetivamente melhor incrível né se esse carro é o futuro não vou falar que que a ao futuro ainda pra ver esse carro futuro já fui a um futuro certo carro maravilhoso um carro que que atende acho que qualquer pessoa e principalmente eu fiquei muito emocionado e espantado por tanta força que um carro desse tem em autonomia economia também que você pode fazer o e logicamente com uma pessoa que compra um carro e se às vezes não vai pensar na economia mas tem que pensar assim porque não estava escutando quantos até mil quilômetros com essas senhoras e só quando eu faça um tanque de 70 havia naquele carro eu então é santa em 800 quilômetros essa é a principal vantagem do híbrido plug in love pessoal e só está atrás ontem como é que é o espaço que vocês têm atletas que estão acha como a andar falar a festa já é bem bastante básico apenas de maio eu tô aqui uma posição bastante confortável no banco tem quase um metro e oitenta e aí atrás támbém movimentar cerca de 374 tá perfeito em sua cabeça quando estava recuado sim é perfeito aqui tentam silenciá lá atrás como é que é perfeito anda muito bem sim é só vocês estão vendo a chance 90 é um carro muito legal mas agora daqui a pouco a gente vai inverter o motorista para atrair a outra opinião e aí vamos ver como é que o pedro acha que o espaço ela traz um com certeza bom pessoal vocês viram agora a gente já inverteu aqui os motoristas rodrigo veio pra frente pedro foi lá pra trás vão começar com o rodrigo e rodrigo que se tachando-as e novembro honestamente parece que a gente entra numa máquina do tempo parece que a gente foi o futuro transportado por uma outra era para um outro lugar porque você não escuta nem o barulho do motor e nem que está acontecendo ao redor nós vamos no trânsito da cidade com ônibus aqui do lado você não escuta o que está acontecendo isso sem falar no conforto do carro era o banco literalmente te abraça com esses diversos modelos de ajuste eu particularmente sempre associei a marca volvo com um segurança que é a mais conhecida por isso mas entram no carro e na esquerda de dirigir esse tablet aqui temos temas em sua semana antes em juízo isso mas é realmente imitam time parece um ipad é exatamente a incrível e o painel totalmente digital então essa parte de tecnologia da vovó ou francamente me surpreendeu mas que esperar mais do que eu esperava pra minha avó era uma marca racional e agora estou entendendo que ele não dá pra você não se emocionar o Pedro falou disso na a dirigir acho que é bem isso né Pedro silva é não dá pra você não se emocionar e no carro é bem diferente é completamente diferente eu tenho tem um Audi A3 que é um é um bom carro mas que o conselho econômico mas esse aqui até mesmo o sistema híbrido você vê que a proposta é realmente diferenciada e inovadora Pedro ken que está achando aí atrás suas impressões os recursos que tem aí o primeiro conforto onde tem aquilo tce o apoio de braço porta-copo coisa muito bem pensada é o sistema de quatro sono do do ar condicionado você tem um ar condicionado que a pressa você pode é temperado independente não é temperatura independente né e outra coisa o silêncio esse carro tem 5 c ele é um ele deve ter um sistema que eu não sei ainda mas com certeza tem um sistema de acústica com ele uma coisa fantástica jim ao trabalho acústico que arrumam faz aqui no modelo é realmente de primeiríssima linha para que realmente ele tem a tenda e essa expectativa de um cliente superprêmio né isso agora e o conforto espaço atrás como é que é um espaço maravilhoso mas não levo 75 têm mais terno bem grande e etec 11 seu banco também para trás eu tô tranquilo aqui é uma viagem maravilhosa a posição da altura das pernas quando você sempre é maravilhoso assim dá para você viajar descansando que não é o caso da eu tenho aérea tem um conforto muito grande mas quando você senta no banco aparecer bem em baixo atrás então dói um pouquinho a perna apesar do espaço com esse carro um carro muito bem pensado em todos os aspectos fantástico esse cara muito fantástico maravilhoso tecnologia sempre já falamos que a tecnologia em primeiro lugar segurança tudo pretendo ter um volvo sim e ii em breve ser breve e com a condição europeu ter certeza vai ser o próximo carro bom pessoal vocês estão vendo o volvo XC90 é um modelo que realmente é diferenciado por si só e ainda mais com o sistema híbrido que permite que o carro tenha uma resposta que impressiona todo mundo gostou da resposta o carro o silêncio de estudo aqui eu toco tô presenteado curtir o momento quero ver me tirar daqui depois Jorge são geralmente é isso que acontece quando os clientes conhecem aí a volvo xc90 um carro híbrido extremamente tecnológico e como vocês estão vendo surpreende todo mundo o pessoal se vocês gostaram do volvo XC90 agora quem vai falar um pouquinho aqui pra gente é o Gabriel e aí Gabriel como lá quais são os modelos disponíveis hoje na concessionária pois a gente tem um modelo híbrido nós temos três modelos x 68 todos deu e temos essa chance e 90 nem chegando em breve o s60 novo s60 chegando uma loja também aliás 70 com esse 90 também da concessionária nem temos mais 90 dias e 90 a pronta-entrega concessionário e oeste 90 ele é bastante parecido com esse carro é bem parecido nos a mesma mesma motorização só que um carro sedan no executivo esse carro é mais familiar justamente por ter sete lugares neves e levado na viatura quem quer um carro um pouco menor também tem né tem 60 também versão de cinco lugares biblioteca pessoal vocês estão vendo o que não falta é opção de carro híbrido ano ou um notebook dell endereço avenida Antônio Carlos comitre mil e trezentos e o telefone é 34 16 2009 15 todos os carros disponível para test drive pessoa conhece os níveis vem conhecer mais e trazer riqueza de vocês a bom jesus e 90 já passou e pela nossa avaliação no canal do complicado revelar no final de 2017 na oportunidade testamos a XC90 t8 inscritos chan hoje temos aqui a x e 98 r design e é que nós temos algumas diferenças além da própria diferença diversão à r design tem alguns elementos estéticos diferentes lá atrás até 8 tinha somente cinco lugares quando você cria sete lugares os e obrigatoriamente tinha que pegar a versão t6 que não era exibida hoje nós temos aqui a disponibilidade dos sete lugares com o sistema híbrido plug-in assim como acontece em outros carros da Volvo os carros na versão r design tem o pressuposto de um visual mais esportivo ea gente consegue ver isso aqui na XC90 começando pelas rodas aliás uma roda bem grande e 22 polegadas e o pneu não é pequeno 2 75 de largura com um perfil 35 isso é bem diferente da versão do script on outra coisa que a gente observa que nesta versão são os espelhos laterais pintados nesse tom aqui vamos assim prata fosco e quando a gente chega aqui na frente do carro a grade dianteira dele também é diferente do tipo colméia acha-se 90 no brasil pode contar com três tipos de motorização a de cinco que no caso seria o motor a diesel a t6 somente a gasolina e até 8 que a híbrida agora tanto até 6 quanto até 8 utilizam o mesmo tipo de motor a combustão trata se de um 2.0 que tem a tecnologia drive detalhe curioso é que todos os carros da volvo no brasil hoje que sejam a gasolina utilizam sempre o mesmo motor 2.0 que é o 2.0 drive desde o lado vê 40 até a xc90 o que difere é a implementação de determinados recursos que o motor pode receber para aumentar a potência então você tem lá por exemplo o motor de 4 que vai ter o turbo ele vai ter ali aproximadamente 190 cavalos aí ele passa por o ter cinco com 252 cavalos também com turbo e aí ele chega no terceiro que é o mesmo motor do t 8 nesse caso aqui são 320 cavalos no motor 2.0 agora tem uma diferença importante além do sistema de turbo ele tem um sistema de compressores qual é a diferença o tubo é aquele que utiliza uma turbina que está ligada na linha do escapamento pra pegar pressão e devolver ao coletor do motor um ar pressurizado o compressor é um pouco diferente ele também faz a mesma coisa que o clube cumpriu o ar porém em vez de usar os gases do escapamento ele é um sistema ligado na polia do motor o motor já tá girando ele já gira o compressor o compressor já tá comprimento então basicamente o compressor e o turbo trabalham juntos o compressor serve para pressurizar o ar quando o motor está com a rotação um pouco mais baixa e aí o tubo não tem tanta influência e à medida que o giro vai subindo e o compressor já não consegue mais fazer a compreensão necessária para o volume de ar aí nós usamos o turbo e com esses dois equipamentos vamos é assim em série você consegue chegar na potência de 320 cavalos o torque também é muito bom nós estamos falando aqui de 400 mil ton metros de torque e esse motor associado a uma transmissão automática também bastante eficiente é uma caixa da isim de oito marchas aliás uma caixa automática não é uma robotizada de dupla embreagem sabe que caixa automática tradicionalmente ela costuma ser um pouco mais resistente do que as caixas robotizada de dupla embreagem a diferença entre a ter seis e até 8 é justamente o sistema o híbrido plugin inclusive aqui na frente do carro a gente consegue ver esta porção aqui que não existe até 6 que faz parte do sistema híbrido do carro e aí nós temos outras diferenças importantes no caso da até 8 às rodas dianteiras estão ligadas diretamente ao motor a combustão esse que tem aí a transmissão de oito marchas porém as rodas traseiras elas não estão ligadas fisicamente ao motor aqui na frente às rodas traseiras são proporcionadas exclusivamente por um motor elétrico e esse motor elétrico que está ligado na bateria de alta capacidade do sistema híbrido ele tem uma equivalência de 87 cavalos não significa que ele tem 87 cavalos a a potência de motores elétricos nós medimos em quilowatts mas para que as pessoas consigam entender essa conversão então fica assim 320 cavalos no motor mais 87 cavalos do sistema elétrico que está só ligado ao eixo traseiro há quem ache 90 nós temos um sistema de farol o foolad inclusive o nome do espetáculo lado foolad active harbin na prática estamos falando de um sistema de farol totalmente inteligente e totalmente foolad vocês podem observar que inclusive o carro não tem mais o farol auxiliar lá embaixo e porque não tem porque não precisa esse farol ele é absolutamente inteligente nas suas funções para começar ele é alto nível antes então você põe carga no carro se a traseira do carro a baixar um pouco ele vai compensar o facho a mesma coisa acontece quando você acelera ou freio carro e faz a correção ele também é ativo dinamicamente então você faz curva ele faz a movimentação do facho do led para acompanhar a curva e mais do que isso ele não o fusca quem está na sua frente ou na contra mão para isso ele usa uma câmera que está ali na base do espelho retrovisor filmando a pista essa câmera entende o que está acontecendo na frente das 190 e como ele tem vários blocos de led separados aqui dentro do farol ele consegue recortar o carro que vai à frente ao mesmo que você esteja com a iluminação no facho alto ele vai recortar o carro à sua frente e ele também faz a comutação automática entre o farol baixo e o farol alto toda vez que ele percebe que está num lugar muito escuro e você precisa de mais iluminação ele aciona automaticamente farol dessa forma temos um conjunto absolutamente inteligente aqui na frente à x e 98 r design possui um sistema de suspensão pneumáticos no lugar dos tradicionais molas e amortecedores ele tem um sistema de bolsa de ar ele é responsável não só pela maciez do conjunto de suspensão mas também pela altura do carro aqui vocês vão ver no carro desligado e ele está na sua posição de descanso além dessa altura você tem outras três posições diferentes a posição do módulo híbrido que é um pouco mais alta que essa é a que você utiliza normalmente aí no dia a dia caso você faça a opção pelo modo off road o sistema pneumático vai subir o carro quatro centímetros justamente para você conseguir transpor aí uma série de obstáculos que seria que é que é necessário que você tenha melhor altura em relação ao solo agora tem uma outra suspensão que é aquela que você usa quando se está no modo dinâmico no modo esportivo nesse caso em relação à altura normal que o modo híbrido ele vai baixar o carro dois centímetros deixando o carro não só mais firme mas também menos resistente aerodinâmica uma vez que ele fica mais baixo dessa forma a suspensão ela consegue ser inteligente adequando o carro a cada situação de uso acho que 90 conta com sensores dianteiros e traseiros para manobras mais uma coisa interessante é o sistema de câmeras 360 graus são quatro câmeras no carro uma delas está instalada discretamente aqui ó nos no símbolo da frente do veículo temos mais duas na lateral uma base dos espelhos laterais e uma quarta lá na parte traseira do carro todas essas câmeras conseguem montar uma imagem como se você estivesse vendo o carro de cima e essa imagem é projetada ali na central multimídia censos do veículo e essas câmeras trabalham integradas com sensores de aproximação tudo isso pra você fazer uma manobra mais simples acha-se 98 conta com o porta-malas com a sua ament elétrico você pode abrir pela chave ou até mesmo fazendo aqui o movimento do chute na parte de baixo do carro e isso faz com que a tampa se abra de forma que se você estiver carregando outras coisas você não vai ter aí o problema de ter que tirar a chave do bolso você também pode fechar ou abrir o porta-malas diretamente pela chave d telecomando isso também ajuda na praticidade e se você não quiser usar nada disso você pode usar tanto o botão da tampa para abrir o porta-malas quanto os botões para fechar o espaço do porta-malas e 90 pode ser bastante amplo para isso basta rebater aí a terceira fileira de bancos a gente encontra algumas coisas legais aqui temos ganchinhos aqui na lateral para você entender as sacolas cada um desses ganchos onde cada lado suporta cinco quilos a gente também encontra iluminação em led nas laterais e uma que na tampa que também ajuda a iluminar e o compartimento do porta malas tem mais recursos aqui temos por exemplo a cobertura retrátil e essa cobertura você consegue colocar ela desse jeito de forma a cobrir completamente o compartimento ou ainda deixar lá correndo no trilho de forma que ela cobre metade do compartimento então o que não falta aqui é versatilidade uma suspensão pneumática você consegue ajustar traseira do carro para facilitar o carregamento e descarregamento para isso nós temos dois botões aqui atrás que dependendo da necessidade você pode baixar o carro ou até mesmo a levantar a traseira do carro vai ficar mais simples de você pode tirar carga temos aqui mais um compartimento que inclusive você consegue deslocar tampa pra frente e aqui em baixo a gente encontra espaço para guardar mais algumas coisas isso aqui na verdade é uma rede que já vem dobrada justamente quando você vai usar carga e você consegue dividir o espaço de carga do espaço de pessoas essa rede vai até a região do teto e também temos essa sacolinha aqui que no caso da tv 8 é muito importante uma vez que este carro ele acompanha este carregador aqui pra você é justamente poder carregar o carro em casa esse lado aqui vai no carro e esse outro aqui vai na sua instalação de casa mas como vocês estão vendo nós temos aqui um conector diferente não é uma tomada padrão essa aqui para uma tomada padrão estético é uma tomada industrial que você pode comprar uma casa de material elétrico essa tomada custa e vamos em torno de 40 50 reais mas ela tem que ter uma amperagem bastante alta ela tem que ser de pelo menos 20 amperes e você só consegue fazer essa ligação a uma tomada de 220 volts com aterramento real do contrário o sistema do carregador não funciona e aqui na parte debaixo desse compartimento encontramos mais algumas coisas levantando esse acabamento a gente encontra aqui o kit selante esse carro não possui estepe ele também não tem sistema anfavea o que ele tem e é justamente o compressor com que selante para quando o pneu fura você conseguir encher o pneu e vedar o pneu para conseguir chegar num lugar de manutenção definitiva esse kit não é para uso definitivo apenas provisório e por fim a gente tem dois cilindros aqui atrás que eles ficam ocultos inclusive protegidos por uma borracha e cilindros aqui é justamente o sistema de pressurização da suspensão a que vai aqui atrás conta com um conforto que dificilmente você vê em outros carros e tem muita coisa para mostrar aqui começar falando espaço acho que 90 tem dois e 98 em trechos por medida realmente generosa banco dianteiro aqui uma posição confortável para uma pessoa de um metro e oitenta olha quantos obra de instância aqui pro meu joelho movimentação de pé se também é muito boa mas isso é um pequeno detalhe dos recursos que você tem aqui eu já vou destacar a saída de ar condicionado então a gente tem aqui uma saída de ar condicionado na coluna b que vem aqui direto no corpo da pessoa e também temos saída de ar condicionado ali na extensão do console central aquela ainda mais comum encontrar nos carros é essa que já é mais difícil só que esse ar condicionado você tem uma tela touch aqui que você consegue controlar a temperatura e também a velocidade e detalhe a temperatura desse lado ea temperatura do outro lado não é um ar condicionado de quatro zonas com temperaturas independentes e temos mais coisas aqui no banco traseiro a gente ainda conta com a redinha de redução solar aqui na porta e se tudo isso não fosse suficiente você ainda tem aqui a possibilidade de trazer o banco pra frente claro que você vai limitar um pouco espaço das férias mas isso é para quando alguém vai sentado ali na fileira na terceira fileira ter um pouquinho mais de espaço e além disso você não pode por exemplo a inclinar o encosto então você quer ter um pouco mais de conforto olha só você tem aqui um impulso no encosto com uma inclinação muito parecida ali com o banco dianteiro ou até mais então o conforto aqui na parte traseira é muito legal você ainda conta com luzia independente mesmo caro rompendo o teto panorâmico aqui lado tem uma luz de led para quem vai aqui poder fazer a leitura e por fim nós temos um descansa-braço escamoteava eu aqui no centro que você conta inclusive com dois porta copos ou seja o conforto da segunda fileira da xc90 é realmente elogiável o espaço aqui na terceira fileira é um pouquinho mais restrito ideal é que você leve aqui crianças ou pessoas de baixa estatura e aí eu me refiro pessoas até no máximo um metro e 65 e mais importante esse banco aqui da segunda fileira ele não está totalmente para trás ele está pra frente pra gente conseguir ter um pouco de espaço de pernas estão tirando a questão da limitação do espaço que a gente pode dizer que o banco é confortável ea gente tem coisas interessantes temos porta-objeto aqui no centro temos um porta latas aqui do lado temos saída de ar condicionado tanto nessa coluna que a coluna c quanto do outro lado então as pessoas aqui não passa um calor ea gente tem até mesmo uma luzinha de iluminação então você vai conseguir fazer uma leitura que no que diz respeito aos recursos é muito bom você não fica por conta do espaço e acessibilidade é que atrás é um pouco difícil porque este banco aqui apesar de rebater para frente ele não tem aquele movimento de escamoteamento que a gente já encontra alguns carros de sete lugares que facilita a entrada então é um pouco difícil de acessar o ideal mesmo é usar crianças ou pessoas com boa mobilidade que atrás com a terceira fileira em posição normal a gente percebe o espaço cai bastante nesse caso temos aí algo que equivale a um porta malas de um hatch beck vamos ver médio outra coisa a cobertura do porta malas ela tem que ser desmontada para você poder abrir a terceira fileira ea gente não tem um lugar específico para guardar essa cobertura ela acaba tomando um pouquinho de espaço aqui na parte traseira aff por dentro na versão r design a gente tem alguns diferenciais específicos como por exemplo o volante que já vêm aqui com escrito r design também temos os paddle shifts atrás do volante os bancos são forrados em nobuck o interior é escurecido e a gente tem esse acabamento que a gente vê aqui em boa parte do painel que lembra bastante um acabamento de carbono agora quando o carro é híbrido no caso o teu 8 ele tem um diferencial que é a alavanca essa alavanca aqui ela é um cristal crystal inclusive de uma marca sueca e à noite quando você liga o carro ele fica parcialmente iluminado - ainda algumas curiosidades como por exemplo a abertura do porta luvas você tem um botão aqui no console para abrir o porta luvas certamente um requinte a mais que a gente encontra que na volvo xc90 e o porta luvas também tem saída do ar condicionados e precisar manter alguma coisa ali dentro um pouco mais fresca você vai conseguir manter um chocolate até mesmo uma bebida uma garrafa de água aproveitando também pessoal para destacar duas coisas que esse carro tem que a gente já inclusive colocou isso em outros vídeos ele tem obviamente o serviço o vôo com mas para a gente não entrar em muitos detalhes não alongar tanto vídeo nós temos no canal um vídeo bastante detalhado de como o qual funciona vamos deixar o link pra vocês a mesma coisa acontece aqui com a multimídia sensus que é exatamente igual em todos os carros da volvo os carros mais novos que a gente também tem bastante detalhado o que nós vamos fazer nesse carro vamos mostrar apenas o que é diferente de si para os outros um detalhe de sofisticação que merece amplo destaque é o sistema de som desse carro tão falando de um sistema de som bauer é um eu quis ele é muito sofisticado e pomos ser sinceros em alguns pontos ele é melhor do que aqueles home theaters de alta gama que nós temos nas nossas casas são nada menos que 12 alto falantes espalhados pelo carro imposições estratégicas inclusive com o subwoofer totalizando mil e 400 watts de potência mas não é só a fidelidade acústica ea qualidade do áudio que impressiona que aqui no sistema multimídia a gente tem 1 e tem a mais que é aqui a experiência do som e nesse experiência do som além de todos os ajustes que você consegue fazer de grave e agudo feira balance equalizador individual você tem essa opção e nessa opção você consegue fazer coisas interessantes se tem aqui opção a primeira que é estúdio e aí você consegue otimizar o som para motorista para todas as pessoas ou apenas para a parte traseira do carro mas o mais legal tac palco individual você consegue ajustar uma sensação de palco no som então você pode definir a intensidade desse palco e o envelopamento que seria em volume aumenta a sensação de 3d do som e por fim você vai ter mais um ou outro ajuste e se é realmente muito legal você tem a opção o concerto que que esse concerto faz em gotemburgo tem uma sala de concerto então o que eles fizeram eles conseguiram fazer com que quando você vai escutar uma música no carro você tenha a mesma experiência sonora da sala da orquestra de gotemburgo e isso é realmente fantástico na x e 90 eu particularmente não vi nenhum outro carro aqui no mercado brasileiro com um sistema de som que eu vou dizer assim tão sofisticado e com tantos recursos de virtualização do som arronches e 90 obviamente tem um sistema de chave presencial mas o sistema de partida um pouco diferente na grande maioria dos carros e tem um botão para apertar aqui não se você tem um controle rotativo então você pisando no freio na partida lá no painel principal o carro já faz uma série de cheques dos sistemas de segurança que estão disponíveis no modelo e como hoje em dia disse você pode configurar vários deles através aqui da tela do multimídia senso agora existem alguns interessantes aqui como por exemplo a leitura das placas ele consegue ler a velocidade máxima da pista mas você pode dizer se você quer ou não isso habilitado você também tem ali para ativar e desativar o rei da pop display e outra coisa interessante que a gente tenha que além dos sistemas de segurança é você poder ajustar o banco do passageiro com os seus controles do banco basta você ligar a central multimídia e você consegue fazer todo o ajuste do banco do passageiro como se você tivesse ajustando o seu banco isso é bastante útil quando você tem que abrir espaço para alguém que está ali na parte traseira ou você mesmo não está usando esta posição mas de repente tem que levar uma pessoa de mais idade alguma coisa assim então você consegue configurar completamente o banco dianteiro até mesmo o ajuste de extensor de perna e lombar você consegue fazer todos os ajustes usando essa esse recurso que é muito legal aqui nasce 90 onde pegar a estrada aqui com a china 90 vão aproveitar para fazer um teste de consumo com ela eu já vou dar partida no carro vocês percebem que a gente não escuta nenhum barulho aqui dentro está em modo elétrico quando a gente acessa que a informação do computador de bordo vocês podem ver que todas as medições estão geradas mais do que isso o lado direito além do painel a gente tem na parte inferior o indicador do tanque de combustível está mostrando 430 quilômetros de autonomia com combustível e um pouquinho mais à direita a gente tem um indicador da carga elétrica ele está estimando 35 quilômetros de autonomia que a gente quer saber como ela vai se comportar nesse trecho rodoviário que nós vamos pegar diferentes tipos de rodovia e aqui no drive mode que são os modos de condução o carro possui cinco modos o modo constante a wd o modo híbrido convencional o modo de força que seria o modo esportivo e offload mas eu vou usar aqui o modo pior que é a justamente a condição mais econômica a gente vê como ela se comporta na estrada aqui nesse trecho mais urbano a gente tem que observar uma coisa no marcador do lado direito a gente tem um indicador ali que mostra justamente como está se comportando o ciclo do carro então esta barra na parte mais azul significa que se você não a se acelerar de forma não passar desse ponto ele vai continuar usando o carro sempre no modo elétrico evidentemente que se você pisar mais e ligue instantaneamente o motor a combustão pra te dar mais potência e toda vez que você tira o pé do acelerador ele já entra no modo de regeneração de energia e utiliza justamente o movimento do carro pra carregar parte da bateria evidentemente que ele recupera uma parte da energia e isso é basicamente uma operação vamos dizer assim pra você ter um pouquinho mais de carga na bateria e à medida que você vai fazer não essa alternância você perde energia quando você anda mas você recupera um pequeno percentual para a bateria do carro agora tem uma uma dica interessante a gente concordar que a respeito das 190 que é a seguinte se você precisar carregar a bateria com o carro em movimento dá para você fazer isso também você tem aqui o sistema multimídia sensus na tecla home na tela principal se joga tela aqui do lado esquerdo e ele aparece em várias funções uma delas é a função chardy quando você aperta essa função chardy o que ele vai fazer ele vai ligar um motor a combustão pra começar a carregar a bateria do carro e pra que serve isso imagine que você vai chegar em algum lugar que você não quer fazer barulho com o carro no brasil nós não temos áreas de restrição para carros vamos dizer assim a combustão mas na europa existem lugares onde você só pode entrar se o carro estiver em modo elétrico então existe essa função para isso mas no caso do brasil se é basicamente para você chegar em algum canto que não quer fazer barulho e aí você usou toda a bateria do carro quando você tem esse modo tarde à medida que você vai andando com o carro ele vai automaticamente carregando a bateria do modelo só que quando você está usando esse modo evidentemente você não vai ter aquela autonomia fantástica da volvo xc90 economia porque aí vai funcionar basicamente como um motor a combustão e obviamente o consumo do carro vai cair bastante existe uma outra forma de você recuperar a energia que no carro de uma maneira vamos dizer assim mas sutil sem necessariamente ficar com motor a combustão ligado o tempo todo você tem o câmbio com as seleções das marchas a gente está em drive mas se você tem um toque a mais na parte de trás do câmbio ele liga ali a letra b no painel e essa letra b significa break força que o carro vai fazer quando a letra b estacionada toda vez que você tira o pé do acelerador ele força a regeneração de energia quando você reestabelece a aceleração ele volta a funcionar normalmente a diferença do módulo b para o modo drive e que no modo drive a regeneração de energia não é forçada e regenera mas ainda deixa o carro um pouco solto quando você coloca no modo b aí ele faz uma regeneração mais consistente e um detalhe quando você está nesse modo b você usa muito menos o frei porque ele já aplica freio motor quando você tira o pé então é uma forma de você manter a bateria carregada por mais tempo e também você usar menos o freio muito indicado por exemplo quando se está numa situação de sendo uma serra ou mesmo quando se está no trânsito de são paulo andando de uma forma mais tranquila ser praticamente só vai usar o freio preparado total do carro você também tem aqui nasce 90 o l'equipe ente que na verdade é que o sistema de manutenção de faixa que corrige automaticamente o carro dentro da faixa quando você começa na faixa da estrada você pode ativar a ilha através da central noite a funcionar aqui link ambiente a partir desse momento ele no painel principal da parte superior ele aparece do lado do relógio duas faixas brancas significa que está lendo as faixas da estrada que vou fazer agora vou forçar a saída da china ou venda da faixa vocês percebem que ela faz a correção automaticamente do volante como a prestar atenção de novo e só eu vou jogar o carro para a direita olha só vocês podem ver que o volante ele dá uma tremidinha agora vou fazer pra esquerda mais uma vez ele aplicou a correção e cilene equipe ele pode funcionar independente de qualquer outro sistema ele só precisa está ativado na central multimídia 4 esquerdo romano de nós temos aqui os controles do controle de cruzeiro que inclusive é adaptativa você pode escolher qual função que você vai usar quando você foi um botãozinho pra esquerda você está no controle de cruzeiro adaptativo quando você põe pra direita você liga o painel de assistir e nesse caso no momento em que você programa velocidade é um problema na cidade de 110 quilómetros por hora ele apareceu um botão 1 o volante verdinho aí nesse momento o carro praticamente dirige sozinho vocês podem ver eu tô fazendo uma curva que na estrada e ele está acompanhando a curva do carro mais do que isso ele está mantendo a distância em relação ao carro da frente o carro está programado para 110 quilômetros por hora o carro da frente está um pouco mais lento ele está mantendo a distância que eu escolhi aqui eu tenho botões aqui volante onde consigo escolher a distância essa é a distância mais longa que a gente pode colocar vocês conseguem ver no painel e essa aqui é a distância mais próxima que eu tenho do carro da frente e agora esse sistema que o bailout assistir não funciona indefinidamente então eu vou soltar o volante ok ele está fazendo a leitura da faixa está mantendo o carro na velocidade dentro da faixa só que se ele perceber que não estou com a mão no volante não vê nenhuma interação ele vai reclamar e vai dizer que ele vai desabilitar o sistema já colocou um aviso a lhe aplique a direção nesse momento ele desabilitou o sistema e deixou lhe uma luzinha vermelha porque ele motorista tem que estar interagindo com o carro isso aqui é apenas uma forma de evitar uma eventual distração do motorista e deixou o motorista dirigir um pouco mais relaxado mas isso não é uma direção autônomo matar o pessoal chama de semi autônoma tá errado só que apenas uma assistência à condução que a volvo xc90 possui vamos ver como é que a nossa autonomia até o presente momento a gente tem 5.9 litros para cada 100 quilômetros isso equivale a aproximadamente 16 quilômetros por litro a gente olhar e no painel nós praticamente zeramos a nossa autonomia em modo eléctrico até o presente momento essa média muito boa foi possível em função do uso de sistema elétrico e sistema combustão então agora o que eu vou fazer eu vou entrar aqui no computador de bordo e vou será o computador de bordo de viagem pra que a gente tem apenas a média do sistema híbrido então vamos ver a que o computador o computador foi gerado a gente pode acessar que olha só aí nós temos o tmz gerado como vocês estão vendo aqui 0.2 e agora ele vai começar a fazer a medição o tea continua ali com o consumo histórico da gente então ver como é que o carro se comporta nessa situação pra gente ver apenas no modo híbrido quanto creches e 90 faz ou não era como é que ficou a nossa média de consumo aqui no caso vocês aqui o computador de bordo e olha só o tm é a média que a gente fez só do modo combustão a gente rodou 38.8 quilômetros ea média foi de 8.7 pra cada oito pontos 7 litros para cada 100 quilômetros o que dá mais ou menos 11 quilômetros por litro então vocês vejam no modo a combustão e o sistema não é tão eficiente mas em que lembrar a chance 91 subir grande de sete lugares a nossa média foi de 83 quilômetros por hora levamos 28 minutos ela na média acumulada a gente andou aqui 88.5 quilômetros e aí a média geral com o modo elétrico mais um modo a combustão foi de 7.2 litros para cada 100 quilômetros nesse caso a gente tem uma média de quase 14 quilômetros por litro mais ou menos aqui a gente tem uma velocidade um pouco mais baixo como vocês podem ver quando você tem aí um modo elétrico usando aqueles primeiros 30 40 quilômetros em modo elétrico se faz uma média muito boa mas quando você vai apenas no modo a combustão aqui 8.7 litros para cada 100 quilômetros a mais ou menos 11 mil anos por litro a xc90 ficar na média ainda assim 11 kms político um carro desse tamanho do modo a combustão que a id o sistema híbrido convencional ainda assim é uma média muito boa vou aproveitar que a cena do pedágio para fazerem um teste de aceleração de 0 a 5 carro inclusive eu vou passar ele aqui para o modo de força o modo esportivo vamos ver como é que ele se comporta que vamos lá dizendo todo dia que um carro muito ágil olha só o pessoal já chegamos a 120 quilômetros por hora e isso é uma das características legais aqui dá x e 98 porque quando ela trabalha com um motor a combustão junto com o motor elétrico você realmente tem um rendimento muito bom se soma o toque dos dois motores e aí você tem um motor elétrico que tem torque máximo já a partir do zero rotação eo motor a combustão que é um motor muito bom tem 408 metros de torque tudo isso com câmbio automático de oito marchas que proporciona relações mais curtas então desempenho é uma coisa que realmente não falta aqui na china 98 mesmo modo híbrido que é o modo de utilização convencional e vou aproveitar para fazer uma espécie de uma retomada como se tivesse aí por exemplo acessando a rodovia go reduzir a velocidade aqui para a cerca de 60 quilômetros por hora e vou acelerar tudo até 120 para vem com o tempo que o carro vai vamos lá dizendo tudo porque a resposta é bastante rápida e consistente e já chegamos a 120 quilômetros por hora o que mostra que dizem bem e certamente o item que quem comprar a t c 98 não vai sentir a gente viu aqui nesse vídeo x e 98 r design é um modelo ímpar temos boa performance e tecnologia de ponta muito conforto e muita sofisticação aqui além do mais essa tecnologia aí até 8 a híbrida plugin é o futuro em nossa opinião é a solução digamos assim mais viável para o mercado brasileiro se você tiver a infraestrutura ou seja os pontos de recarga estão chegando sair ao aos poucos no mercado você consegue usar o carro modo totalmente elétrico e nesse caso o custo por quilômetro rodado é um quarto da gasolina isso em modo totalmente elétrico mas se você não tiver a infraestrutura se consegue usar o veículo normalmente com um motor a combustão e aí no caso da gasolina e nesse caso você ainda consegue fazer médias comparáveis a carros 1.0 de entrada e isso num carro deste tamanho portanto essa tecnologia é muito boa e mais do que isso uma tecnologia mais sustentável essa tecnologia da x e 98 r-design ela também está presente em outros carros da volvo você encontra aí a motorização v8 por exemplo na xc60 que a versão aqui menor dá 90 aí no caso cinco lugares você também tem essa tecnologia no sedã de luxo s90 e brevemente também estará disponível no novo Volvo s60 tudo isso com a tecnologia e plug in da volvo e se você quiser conhecer mais dessa tecnologia ou mais desses carros da volvo a gente vai dar uma dica muito boa tem que dar uma passadinha lá na concessionária Volvo norte da cidade Sorocaba além de você tem ali toda a explicação que você precisa e os carros para test drive é certamente lá que vai fazer o seu melhor negócio no seu próximo vôo 10 quilômetros complicada pra quem quer vender comprecar a ideal para quem quer comprar se precisou vender ou comprar..

Confira carros a venda no Comprecar!

Conheça o Comprecar!

Somos um site especializado na venda de carros, motos e caminhões usados. Atendemos as cidades de Sorocaba, Campinas, Jundiaí, Indaiatuba, Americana, Piracicaba, Itu, Limeira, Salto, São Paulo e outras. Confira carros a venda!