Consumo Real do Virtus GTS - Computador de Bordo x
Nesse vídeo testamos o consumo de combustível do Volkswagen Virtus GTS em várias velocidades diferentes na estrada: a 80 km/h, 100 km/h e 120 km/h. Também conferimos o consumo real do modelo na bomba de combustível para avaliar qual o erro do computador de bordo do modelo. 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nós vamos usar um posto uma bomba e critérios controlados pra gente poder avaliar a questão do consumo do carro em situações diferentes e até mesmo outra coisa muito importante que o pessoal sempre cobra a gente se o computador de bordo é efetivamente confiável para você ter a questão do com som e nesse vídeo vocês vão conhecer toda essa história e todos os detalhes de com o Virtus GTS aí vai se sair nessa prova um detalhe muito importante que a gente precisa esclarecer para vocês esse teste aqui será feito exclusivamente na estrada em velocidades diferentes mas nós não faremos o teste de consumo urbano aliás geralmente nos nossos vídeos vocês não vem esses testes e por que isso o consumo urbano se você for testar numa cidade você não consegue controlar adequadamente os parâmetros ou seja mudou um pouquinho o trânsito já vai interferir completamente na medição de consumo nós preferimos fazer esse teste de consumo quando nós estamos um comparativo os carros nesse momento os dois carros andam juntos na mesma situação naquele mesmo momento então os parâmetros ficam mais controlados de toda forma a gente sabe que dá para simular um teste de consumo urbano mesmo assim esse teste simulado de novo não revela a real situação de um trânsito de verdade na cidade por conta disso dessa explicação que a gente está dando pessoal normalmente nós não fazemos o teste de consumo humano e também não faremos o teste consumo urbano nesse quadro quando o carro foram avaliados isoladamente mas continuaremos fazendo esse teste quando nós tivermos o comparativo de dois carros chegamos agora aqui no posto e o que a gente vai fazer nós vamos reinicializar todas as medições do carro então nós temos um menu aqui de configurações você vem até essa função aqui ó instrumento combinado aqui você pode redefinir os dados desde a partida redefinir os dados de longo prazo e repor o contador do instrumento combinado a gente consegue conferir esses números através aqui dos botões do lado direito do volante na função ali de computador de bordo a você consegue ver aqui vamos lá trip 00 km então ele já está zerado tendo ele o consumo desde a partida vocês podem ver que tá zerado totalmente longo prazo também tá zerado e agora o que que nós vamos fazer aqui desde o bater do abastecimento não está zerado mas nós vamos encher o tanque do carro e essa informação é zerada automaticamente quando você enche o tanque depois nós faremos todo o teste e voltaremos aqui no mesmo posto na mesma bomba e vamos usar o mesmo critério de abastecimento tanto agora quanto depois que será a terceira trava automática da bomba certo pessoal sem arredondar valores de combustível e sempre abastecendo na velocidade mais baixa na bomba pra essa medição aqui nós vamos utilizar alguns critérios nós estamos indo até um ponto determinado na estrada que é onde nós vamos sempre fazer o reinício da medição outra coisa importante uma das primeiras medições usando aqui um modo de condução do carro no modo eco que é o modo mais econômico que a gente quer ver a diferença entre as velocidades também estamos usando aqui o apoio dos cinco blue que ele mostra a pontuação inclusive um gráfico de como você está dirigindo de forma mais econômica agora para ser bastante justo na medição na estrada em velocidade constante o que eu vou fazer é usar o controle de cruzeiro esse que muita gente chama erroneamente de piloto automático agora por que que eu vou usar o controle de cruzeiro se eu ficar sempre acelerando e desacelerando qualquer aceleração que você faça um pouco diferente já pode interferir no consumo quando você usa o controle de cruzeiro você sempre mantem o carro na mesma velocidade dentro do possível até afinal de contas por ter um pouco de trânsito isso muda as coisas mas você mantém o parâmetro mais controlado então a partir do momento que a gente zera no ponto que a gente escolheu acelerou o carro a gente marca a velocidade com que a fazer e segue fazendo dessa forma para gente ver qual é o consumo a cada trecho em velocidades e condições de direção diferentes chegamos aqui no nosso ponto de marcação na estrada onde nós vamos sempre fazer aferição da média de consumo e o que que eu vou fazer o trecho será feito no modo de condução econômico do carro e justamente pra gente ser mais eficiente todo percurso será feito com ar-condicionado ligado e eu também vou aproveitar para utilizar aqui o suporte do treino sync blue que ele mostra a pontuação inclusive um gráfico aqui de como é que você tá fazendo consumo objetivo aqui vai ser medir o consumo a cada um dos trechos em velocidade obviamente diferentes mas aqui nós temos o computador de bordo do carro e a gente tem aqui o longo prazo desde abastecimento que inclusive do ponto que a gente abasteceu até aqui vocês conseguem ver que a média foi muito bom a gente veio de forma bastante suave só que agora eu vou pegar aqui o ponto desde a partida e eu vou zerar esse computador de bordo aqui então ele trazer e agora nós vamos sair vamos fazer o primeiro trecho 80 km por hora e para ser muito justo eu vou sempre usar o controle de cruzeiro porque o controle de cruzeiro se eu fizer uma aceleração um pouco mais forte ou mais lenta em algum momento da estrada pode ser que eu interfira digamos assim na média de aferição então se usar sempre o controle de cruzeiro e sempre a manter o carro na dentro da velocidade que a gente escolheu mais tempo possível e dessa forma nós vamos ter o parâmetro mais controlado para ver como é que o carro se comporta esse primeiro trecho aqui vai ser 80 km por hora a 80 km por hora pessoal o carro tem uma rotação bastante baixa dele ali menos que 1.500 giros você é muito bom reduz ruídos e também reduz o consumo aqui para nos em que sync blue a gente tem 95 pontos de 100 possíveis o que é uma condição extremamente eficiente né a gente ainda rodou pouco a gente acabou de começar a fazer a medição e olha só a gente já tem 12.12 12.3 km por litro mas isso aqui pode mudar ao longo do trecho de toda forma o que a gente quer ver aqui é como o carro se comporta lembrando o controle de cruzeiro está ativado e estamos usando a velocidade fixa em 80 km por hora para diminuir os parâmetros variáveis vamos conferir como é que ficou o consumo aqui do primeiro trecho só temos ali a medição desde a partida rodamos 28km 24 minutos média horária de 69 km por hora porque nós tivemos acessos né de rodovias saídas e entradas e retornos ea gente teve uma média de 15.2 km por litro uma média muito boa tá pessoal 97 pontos no sync blue ou seja de 100 possíveis conseguimos 97 foi uma direção verdadeiramente muito eficiente só por curiosidade vamos ver aqui no nosso consumo de longo prazo ele é um pouco diferente porque tem desde o momento que a gente tava no posto até agora o de longo prazo tá dando 14.4 km por litro cês tão vendo ali uma quilometragem um pouquinho maior então aqui eu vou fazer agora vamos voltar aqui dele já e eu vou reiniciar esse marcador aqui então só guardando bem o número 15.2 km por litro esses 28km vamos reinicializar vocês podem ver que aqui o medidor de longo prazo continua medindo meu medidor desde o abastecimento continua medindo tudo então vamos fazer agora o trecho a cem quilômetros por hora ar condicionado ligado mantendo uma condição econômica a 100 km por hora usando inclusive o controle de cruzeiro temos ali uma rotação que eu diria alguma coisa na casa de 1800 1900 giros o que também é um giro baixo agora o fato curioso aqui desse carro pessoal aqui mesmo a gente usando o controle de cruzeiro quando a gente está em algumas descidas mais acentuadas o controle de cruzeiro ele deixa o carro escorregar para velocidade de um pouco mais altas a gente sabe que tem modelos que o controle de cruzeiro pode atuar no freio para inclusive manter o carro na velocidade correta aqui ele não tem essa atuação no freio o que que ele faz em algumas situações ele aplica uma redução de marcha que você tá em sexta descendo e o que ele faz ele engata quinta para tentar segurar um pouco o carro e isso obviamente acaba aumentando um pouco o giro não muda muito o consumo mas fica apenas a título de curiosidade para vocês saberem como ele faz para manter a velocidade numa descida vamos conferir agora o trecho de 100 km por hora de velocidade máxima 28km levamos 20 minutos mede horário de 82 km por hora lembrando sempre que a gente tem as acelerações acelerações por conta dos retornos e tivemos uma média muito boa 13.1 km por litro fizemos oitenta e três pontos de 100 possíveis do sync blue a gente percebe que a eficiência de condução diminui porque o carro tem que se manter mais tempo acelerado sem subidas e isso faz com que a pontuação acabe caindo só por curiosidade e vamos dar uma olhada como é que tá a nossa nosso consumo de longo prazo então a média acumulada desde o abastecimento é de 13.7 km por litro mas você vem aqui que esse trecho o maior ficou em 13 pontos novamente eu vou reinicializar agora essa marcação aqui e nós faremos agora o trecho a 120 km por hora quando eu vou sair em função de rotação a 120 km por hora eu diria que alguma coisa ali na casa de dois mil e cem giros ainda assim temos um giro baixo quando a gente compara com a grande maioria dos concorrentes diretos aí do Virtus isso é possível graças ao motor turbo né então você tem mais torque aqui embaixo e você consegue alongar o câmbio mantendo um bom desempenho do carro essa é um esse é um dos motivos pelos quais os carros turbo acabam sendo mais econômicos não só pela eficiência da queima né por conta do motorista ar pressurizado você tem uma maior abundância de combustível de ar e combustível mas como também do motor dessa característica de torque baixo e você conseguir para pegar uma boa com juros mais baixos folga vamos de concluir aqui o nosso trecho 120 km por hora a 28 km que a gente percorreu 18 minutos média horária de 90 km por hora e a gente deveria 11.2 km por litro mas quando a gente vem aqui na central multimídia para ver a pontuação do sync blue nós temos 80 pontos de ser impossíveis para gente percebe que a eficiência foi bem menor do que em outros modos digamos assim com velocidades mais baixas afinal de contas o controle de cruzeiro tem que manter o carro acelerado na subida e é justamente aí que ele faz um consumo maior vamos fazer mais uma outra a medição eu vou vamos dá uma olhada primeiro como é que fica a nossa memória ali de desde o abastecimento desde o abastecimento a gente tem 12.9 kms por litro percorremos até agora 88 km totais 1:15 de teste em pessoal velocidade média ali de 70 km por hora então eu vou vir aqui no desde a partida eu vou reiniciar mais uma vez só que dessa vez eu vou fazer o seguinte eu vou colocar o carro em modo sport e não usarei mais o controle de cruzeiro vou manter o carro no 120 mas vou fazer uma direçãozinha vamos assim um pouquinho mais provocante justamente pra gente conseguir ver a diferença de consumo que existe entre uma direção eficiente e uma direção mais ousada com um lindo aqui a nossa última passagem novamente os 28 km percorridos 17 minutos um tempinho um pouquinho menor do que da última vez mede horário 94 km por hora e por que que a melhorar e ficou mais alta respeitando sempre o imite de velocidade da via porém as acelerações de acesso e saída devia a gente fez de forma mais esportiva e olha só a média de consumo 9.9 km por litro caiu de forma considerável aqui no sync blue olha a diferença 24 pontos de 100 possíveis então vocês vejam que usar o modo esportivo e dirigir com um pouco mais de ímpeto você tem uma diferença expressiva ali de combustível agora que nós vamos fazer levar o carro para o posto de combustível vamos abastecer e vamos ver aqui ó nessa informação aqui desde o abastecimento se o consumo vai bater com a gente acabou de abastecer o Virtus aqui no mesmo posto que a gente abasteceu inicialmente usamos etanol mesma bomba e o mesmo critério terceira trava automática pelo computador de bordo a gente fez 11 km por litro percorremos ali 132 km desde o primeiro abastecimento 1:57 mas agora a gente tem que fazer a conta para saber se a informação bate então nós vamos pegar aqui o 132.3 km e nós vamos dividir pela litragem que apareceu na bomba que é 12.87 e olha só o resultado que a gente tem 10.27 km por litro o que é uma diferença expressiva ali tá dizendo 11 km por litro que tá dando 10.27 km por litro dessa forma a gente vai ter que depois aplicar essa correção de diferença para todas as outras medições o fez mas como a gente viu existe sim uma diferença expressiva entre o que o computador de bordo fala e o que a gente constata na bomba mas antes da gente entrar na questão dos números finais vamos analisar uma coisa muito importante vocês percebendo que a nossa medição feita a 120 km por hora apenas mudando o modo de condução como uma diferença expressiva essa diferença foi de mais de um quilômetro por litro isso quer dizer que uma viagem de 100 km você pode gastar um litro a mais só pela condição de mudar o modo de dirigir não estou falando andar mais rápido apenas fazer acelerações um pouco mais fortes ou retomadas mais consistentes o que mostra que toda medição de consumo é sempre um problema porquê depende diretamente da forma de condução de cada motorista resumindo dois motoristas dirigindo dois carros exatamente iguais podem ter resultados bem diferentes apenas a forma de conduzir de cada um deles agora vamos aos números mas antes pessoal olha só esse carro aqui tem 3 modos no computador de bordo ele tem desde a partida que foi aquele que a gente zerou tem a memória de longo prazo que você também pode zerar e tem a desde abastecimento que não dá para zerar isso só acontece quando você abastece o carro como a gente fez a filmagem tudo de uma vez só a memória de longo prazo e a desde abastecimento estavam iguais porque a quando a gente abasteceu a gente zerou o carro e depois nós fomos para o posto abastecer o carro pois bem aqui é importante a gente observar uma coisa a gente constatou nitidamente que existe uma divergência entre o que o computador de bordo informa e o consumo real do carro olha só pela pelo computador de bordo a gente andou 132.3 km a média foi de 11 km por litro e nessa situação o carro supostamente teria gastado 12,02 litros porém quando a gente chegou a na bomba e foi completar o tanque o entraram 12,87 litros e isso dá uma média real de 10,27 km por litro portanto nós temos uma diferença entre o computador de bordo e o que a gente conseguiu aferir na bomba então o que a gente faz aqui a gente cria um fator de correção esse fator de correção é dividindo o número que a gente teve ali da medição da bomba pelo número informado por computador de bordo esse número é um número da 0.9336 e aí a gente pega esse número e multiplica pelos resultados que vocês já viram aí no nosso vídeo então a 80 km por hora a média foi de 15,3 km por litro com o fator de correção vai para 14,28 a 100 kms por hora foi de 13,1 km por litro com o fator de correção vai para 12,23 a 120 km por hora a média foi de 11,2 km por litro com o fator de correção vai para 10,45 km por litro e a 120 km por hora usando o modo esportivo e fazer uma uma direção um pouquinho mais agressiva a média foi de 10 kms por litro como fator de correção 9.33 como vocês puderam ver aqui nesse vídeo o consumo muda e muda bastante de acordo com a velocidade do carro e mais importante que isso muda de acordo com a forma de condução de cada pessoa por isso que o consumo vai ser sempre muito polêmico em qualquer situação o do motorista vai mudar tudo outra coisa neste carro aqui pessoal a gente teve um erro do computador de bordo menor que erram 7 por cento isso não quer dizer que todos os computadores de bordo de todos os carros o r7 por cento isso pode mudar de carro para cá e pode até ter carro que o computador de bordo praticamente não tem erro em relação a medição real por isso que como eu disse sempre que possível faremos esse teste novamente com outros carros no vídeo separado para a gente até saber como é o erro do computador de bordo do carro em relação ao carro que nós o tanto de toda forma pessoal fica aí a nossa dica sempre para vocês entenderem quanto mais suave mais devagar vocês dirigirem os seus carros melhor vai ser a performance de consumo deles e sempre que possível se vocês conseguirem faça uma medição na bomba que como muita gente já disse nos nossos vídeos passados os computadores de bordo não são confiáveis e a gente viu isso claramente aqui no do Volkswagen Virtus GTS então gostaram desse formato de trabalho por favor deixa aí o seu comentário se vocês quiserem também ver algum outro carro que a gente já testou tá com bastante dúvida em consumo deixa o comentário e no vídeo quem sabe a gente consegue testar o outro carro para efeito de consumo e ver se o computador de bordo tem ou não muita diferença e também se vocês preferem esse teste com etanol ou com gasolina como eu disse sempre que possível a gente vai tentar fazer isso afinal de contas nem sempre temos um tempo muito grande com o carro e isso acaba as vezes atrapalhando um pouco mas sempre que possível a gente a fazer esse vídeo aqui para ajudar vocês cada vez mais esclarecerem dúvidas sobre o consumo então pessoal gostou do vídeo deixe o seu like aguardamos seus comentários e se vocês não se inscreveram façam isso afinal de contas esses vídeos diferentes e super detalhados só comigo Jorge Augusto aqui no canal do youtube do Comprecar TV Comprecar é ideal para quem quer vender Comprecar é ideal para quem quer comprar se precisou vender ou comprar acesse hoje mesmo Comprecar Acesse comprecar.com.br
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