Diferenças da tração quattro da Audi
Nesse vídeo fomos até o centro de treinamento da Audi no Brasil, para as diferenças entre todos os tipos de tração quattro da Audi. Embora tenham o mesmo nome, e a funcionalidade básica de distribuir o torque entre as quatro rodas do carro, tem seu funcionamento bem diferente de acordo com o modelo que está aplicado. Hoje comprecar tv vai preparar um vídeo muito especial pra vocês pra isso a gente veio aqui no centro de treinamento da Audi do Brasil pra pela primeira vez no mercado brasileiro fazer um vídeo explicando todas as diferenças que existem entre os sistemas de tração quattro nos carros da Audi muita gente pensa que isso é tudo igual mas não é tudo igual e isso a gente vai explicar para vocês hoje mais para essa explicação ser muito detalhada olha só quem está aqui André Maranhão,tudo bom André Jorge é que vai o André nada mais nada menos que o gerente nacional de treinamento da Audi que faz e coordena todos os treinamentos da rede concessionária do Brasil isso mesmo andré é isso aí treinamos todos os vendedores é o gerente de vendas e pós-vendas técnicos da rede toda a rede de concessionárias eles têm a oportunidade de vir aqui é o centro técnico né pra realizar treinamentos além de também de perder a oportunidade algumas vezes e irem para a Alemanha de fazer em treinamento também outras de outros locais do Brasil bom como vocês estão vendo é a pessoa que vai esclarecer essas dúvidas afinal de contas tem muita polêmica em relação à tração quattro não por acaso o andré foi a pessoa que fez a apresentação do novo Audi R8 pra gente né verdade verdade mês passado um foi espetacular lá no no rebote tartá tivemos oportunidades e de encontrar com vocês os jornalistas do Brasil toda e desvendar alguns mistérios que ainda tinha em relação à tração quattro no novo que oito aí contração thomsen muito interessante acho que vale a pena conferir mais um pouquinho e entra mais profundamente nesse tema hoje é exatamente por isso que a gente está aqui pessoal então hoje nós vamos desmitificar pra vocês todas essas dúvidas que vocês por ventura tinha em relação à tração quattro a audi primeira pergunta por André e essa pergunta é muito polêmica na rede de concessionárias os carros da Audi André tem tração 4 4 como é que é isso sim tem mas também o que determinados momentos também não tem né é um bom exemplo e ficar aqui a fome o twitt convencional que normalmente têm picape mantém jipes enfim que o pessoal utiliza por aí aquela atração os que têm atração fixa uma relação fixa as rodas dianteiras e traseiras do veículo então se você pode ter uma alavanca também que pode fazer a separação você tem uma atração só de duas rodas ea outra roda não ficar e como roda motriz na então essa atração foi o drive no nosso caso a gente tem um biotipo transmissão pouquinho diferente a gente tem a tração 4 4 porém ela um sistema chamado how i drive que você pode fazer a variação de relação entre as rodas da frente e de trás dependendo da necessidade daquele momento então não tem uma relação fixa de é de transmissão isso tudo André automático no carro da audi o cliente não precisa apertarem um botão aaaa funcionamento ocorre de forma transparente sem dúvida sem dúvida você não tem aquela alavanca não tem nenhum botão solicitando que você utiliza aquela tração quattro aquela tração quattro por dois dependendo da necessidade o próprio veículo através de seus sistemas eletrônicos ea própria transmissão mesmo consegue detectar a aquela necessidade momentânea e fazer o ajuste necessário para que você tenha melhor tração de acordo com o tipo de terreno o de acordo com a situação climática do local como vocês estão vendo existem diferenças bem importantes e olha só tração quattro parece que tudo igual mas não necessariamente é isso andré é correto correto nós aqui na audi por exemplo temos quatro tipos é distinto de tração eu tenho já a all blacks torcem ultra eo audax esportivo que o utilizado no R8 cada uma delas entrega tração nas quatro rodas mas a maneira como isso funciona diferente exatamente são tecnologias diferentes porém todas elas têm a tecnologia 4d consegue fazer a variação de torque entre as rodas dianteiras e traseiras agora a gente tá aqui embaixo do Audi rs3 inclusive um modelo que a gente tem um vídeo bastante completo e no canal super esportivo da audi com 400 cavalos de potência andré qual é o sistema de tração que nós temos aqui e se utiliza o sistema de tração rodrix um sistema altamente tecnológico desenvolvido pela audi bom pessoal aloud tem dois tipos de plataforma mqb e a mlb a mlb é a plataforma longitudinal essa aqui é mpb não é correto né as plataformas e mpb o veículo utiliza essa plataforma eles usam esse tipo de de transmissão é o rolex que são eles o tt rs tts rs 3 ps3 da irs que três também o q3 2.04 todos esses veículos da plataforma mqb utilizam essa atração audax bom pessoal o motor é montado de forma transversal aqui não é longitudinal e aí o que acontece nós temos um semi eixo aqui que saia ali do motor não é isso não é correto temos um motor como já falamos na posição transversal ele a força motriz sair do motor vai para a caixa de marchas em si na sequência vem directamente através desse cartão que vocês conseguem enxergar aqui e finalmente chega aqui na tecnológica rodrix bom como é que funciona essa alta é que andré essa aqui eu sou fã particularmente isso foi muito interessante essa transmissão você consegue ter 100% da da força motriz no eixo da frente porém em algumas situações você consegue até ter 50% e 50% vai conseguindo fazer a variação desse toque de acordo com a necessidade então só pra ver se eu entendi direitinho você tem só quatro por dois dianteiro dependendo da necessidade ea copa trazer e vai variando o toque até 50% na traseira exato pode ter alguma situação por exemplo você consegue de 60% nas rodas frontais 40% na roda traseira ou 5050 ou 90% 10% na roda traseira depende do momento depende do terreno e consertar dependendo da demanda necessária para aquele momento e tudo isso é automaticamente sem apertar o botão nenhum sem a porta a apertar botão nenhum você não tem nenhuma alavanca nem o botãozinho lá tudo isso aí o próprio se o sistema do carro faz a intervenção por você de pessoal daqui a pouco a gente vai ver uma outra atração que é uma espécie de evolução dessas aqui que é a do Q5 é isso exato é atração ultra muito interessante também e que essa atração já é mais voltada para a economia de combustível vamos conferir agora a gente tá aqui embaixo do audi r8 que até onde eu sei pela primeira vez nós vamos mostrar pra vocês como é que funciona a atração do áudio que eles estão vendo que oito por baixo andré que traçam que nós temos aqui notting hill e neste caso aqui temos a tecnologia tossin que são uma tecnologia na realidade que ele é montada nos veículos de campo a forma mlb né ou seja motor de longitudinais da ordem olha pessoal aqui tem uma curiosidade muito interessante esta traz tração da Audi é permanente nas quatro rodas sempre não é isso andré exato partir do momento que ligou o carro saiu pode ter certeza que você vai estar com as quatro rodas tracionando obviamente você tem uma variação é de toque dependendo da demanda nesse caso do que 8 a gente tem um toque em que não há condição normal ele ele joga 60% toque na roda traseira e 40% nas rodas dianteiras ele consegue fazer uma variação de acordo com a demanda do terreno das situações de condução do veículo de até 85% do toque se transferir para o eixo traseiro e até 70% para o eixo dianteiro agora queria só as torcem também não são todas iguais existem diferenças entre as forces né exato no caso aqui do que 8 a 6 ea sad tem um toque em que privilegia um pouco mais o toque nas rodas traseiras então a gente tem a condição normal como falei é 60 40 já em veículos por exemplo como o q7 você tem 50 50 ou seja 50% na roda na roda traseira e 50% na roda dianteira bom pessoal então agora pra ficar fácil pra vocês eu vou falar com o andré me corrigiu tiver errado a plataforma mlb os carros que têm esse tipo de tração torcem com de 4 é o a4 a5 a6 e a7 está correta andré usado além do do que 7 e 8 na ea c&a; certo você falou agora bom exata e também essa atração também está nos modelos esportivos mas a gente vai ver que tem um importante diferencial aqui onde é que fica o torcem aqui bom o toshi fique o totó se ele fica nessa peça a quina internamente essa peça aqui que tempo está montado direto lá no cardã que vai jogar todo o esse toque que vai lá na frente do motor para essa peça aqui que é o diferencial desse veículo esse é o diferencial diferencial convencional que privilegia o economia de combustível e também a menor emissão de poluentes esse diferencial não tem nenhum tipo de bloqueio andré exato não tem um bloqueio mecânico no caso aqui tem um diferencial de bloqueio eletrônico ou seja se você necessita de mais toque na roda de traseira esquerda por exemplo a as pinças de freio vão pensar o disco fazendo com que o toque da roda de cá se transfira para a roda esquerda fazendo com que você tenha mais toque naquela necessidade momentânea agora o pessoal tem um detalhe muito interessante quando os carros são da linha rs tem uma diferença aqui atrás e nós vamos mostrar pra vocês como é que funciona isso agora pessoal a gente tá aqui embaixo do lançamento rs4 modelo também que a gente teve aí no lançamento oficial lá no velocitá André quais são as diferenças aqui do rs 4 a princípio torcida igual né é correto temos aqui um toque convencional não é que vai jogar a atração laac do eixo da frente lá para o eixo traseiro então através do cardã como sempre eu e se isso aqui vai jogar todo o toque para trás mas ao invés de um diferencial convencional não é que devemos sair nu que 8 agora nós temos um diferencial esportivo que essa peça aqui né esse aqui privilegia a esportividade né a dinâmica do do veículo a principal vantagem dele é que não é determinada curva por exemplo você vai fazer de maneira esportiva no maneira agressiva então você vai ter com ela o a-ha a força da roda que está fora por exemplo essa aqui tá lá de fora pode ser jogada para a outra roda através de embreagem que tem aqui então temos um pacote de embreagem desse lado e outro pacote embreagem desse lado aqui então todo o toque do eixo traseiro você consegue fazer avaliação lateral desse toque diferente do de uma transmissão 14 convencional onde você tem o jogo frente traz nesse caso aqui você tem o jogo de toque frente e trás e também lateral noite traseiro bom pessoal essa peça nós vamos ver mais detalhadamente aqui na bancada do centro tecnológico da alt agora a gente vai entender como funciona uma dessas atrações 4 que é a 4 ultra não é isso não é exatamente essa a tração quattro outra é utilizada no q5 no Audi Q5 e ela traz uma atração muito interessante que ela consegue fazer de total desacoplamento do eixo dianteiro com eixo traseiro do veículo isso aí é faz com que a gente consiga até te vamos colocar um como exemplo é a cada 100 quilômetros uma economia de 300 mil litros de combustível só por causa desse desacoplamento porque você evita de fazer um movimento neo do cardã do do que cinco uma situação que você precisa não a tração 4 2 então você vai ter a tração dianteira as rodas traseiras vantage girando mas não vamos ser uma roda motriz nesse momento e o cartão vai estar completamente parado né a gente a explicar daqui a pouco como funciona isso lá olha aí pessoal vocês estão vendo o carro sendo desmontado aqui atrás que a gente mostrar isso em primeira mão para vocês a tração quattro ultra nos mínimos detalhes agora a gente está aqui embaixo da Audi Q5 que tem aí a plataforma mlb tem um motor longitudinal pra gente entender quando é Maranhão como é que funciona essa 43 André bom vamos lá olhando observando aqui em cima você consegue daqui tem um pacote de embreagem aqui é essa peça que não é correto ficar aqui dentro um pacote de embreagem que vai fazer com que a transmissão do motor que está aqui na frente não é como você falou de tudo realmente ele está aqui tem a transmissão esse pacote embreagem faz com que a transmissão de movimento vá através desse cardã lá pra trás para o eixo de trás então quando não precisa ele desliga esse sistema de conectar essa parte exatamente aí nesse momento que você tem o desligamento de ciel dessa embreagem onde assim a despressurização naturalmente você tem agora é a partir desse momento um veículo quatro por dois vamos ver aqui atrás que esse cardã ele acompanha o carro até esta outra peça aqui aqui o que acontece andré fato aqui a gente tem um diferencial traseiro e nesse diferencial traseiro tem um outro pacote embragem no momento você tem o desacoplamento da frente você vai ter o desacoplamento decidesse sistema de embreagem também fazendo com que esse cardã aqui fica completamente parado em algumas situações é um peso vão chamar morto não é que você estaria girando e daria com e consumindo combustível naturalmente quando se consome hoje você tem maiores emissões então isso aí faz com que esse veículo eo o Q5 com a transmissão ultra 4 ultra seja muito mais eficiente e tem a menores emissões pessoal esse sistema aqui só está disponível no Q5 no Brasil correto exatamente aqui no brasil exclusivo para o Audi Q5 como seis irão pela primeira vez a explicação integral do Q5 ultra daut agora pessoal mais uma vez com exclusividade do complicar estamos embaixo do superesportivo R8 ea curiosidade aqui nós vamos começar e de trás pra frente todos os carros em que mostrou de frente para trás aquele transparente porque andré porque é exatamente neste modelo aqui exclusivo nós temos a aposição de montagem do motor aqui na parte central traseira do veículo então o motor fica alojado nessa parte aqui na parte de cima da nossa cabeça né mo ligado a uma exclusiva transmissão s tronic aquela uma semelhante àquela de um dos modelos a3 a4 e a5 porém essa aqui ultra esportiva não é ligado a essa transmissão às nós temos ainda também um diferencial de escorregamento limitado esse equipamento é espetacular porque você consegue fazer com que o toque nas rodas traseiras chega a até 80% aqui e mandando 20% para frente resumindo fica altamente esportivo deixa eu ver se entendi normalmente o r8 é um carro com tração traseira predominante exato e já trazer predominante porém sempre com um toque na roda dianteira né nesse caso nós conseguimos até 80% de todo o toque no eixo traseiro fazendo com que o carro fique uma direção ainda mais esportiva agora pessoas estão vendo que o Audi R8 é todo tapado aqui embaixo isso não é por acaso é por uma questão aerodinâmica que vocês conseguem ver este pequeno defletor aqui embaixo que serve justamente para jogar ali no disco pra fazer a refrigeração agora o carro é todo tampado aqui nós temos o o diferente o eixo mês exato tiramos é o acabamento aquino para facilitar a demonstração aí temos o cardã que vai jogar todo esse toque lado o motor central traseiro aqui pra frente e aqui olha que encontramos o rolex então temos um round especial o audax esportivo é para esse modelo R8 sol e 8 têm esta peça que apesar de ele ser um round que ele é feito especificamente sob demanda para 8 exato muito mais robusto não é pra aguentar os 610 cavalos de potência desse veículo aqui né e esse round que a função dele principal que é exatamente o inverso dos outros modelos da mp e que bené ele ele fica montado na frente e faz com que até 50% do toque seja aplicado aqui as rodas dianteiras bom pessoal como vocês estão vendo o r8 é absolutamente específico dentro da família audi ele funciona basicamente ao contrário dos outros carros mas mesmo em oito sendo um superesportivo ele sempre tem tração quattro e pra ficar um pouquinho mais visual aqui o nosso vídeo o andré conseguiu aqui com o pessoal do ct algumas peças para vocês poderem lá a idéia de como cada uma delas funciona isso é correto correto aqui temos aqui um exemplo do do hawks não é utilizado na plataforma mqb nessa pecinha que fica interna aquela aquela peça grande e vocês viram lá no no joelho e no veículo e agente de fazenda de montagem aqui conseguir consegue ver alguns discos não é ora aqui está vendo alguns discos aqui espaçadores isso aqui é o pacote embreagem que vai fazer com que essa transmissão de toque invadir um é do eixo frontal para o eixo traseiro então é esse aqui é o famoso pacote embreagem não é nesse caso aqui temos o top 100 é então já temos o tom sim o antigo 50 por cento e cinquenta não é que é utilizado na compra quanto à condição normal esse toque aqui ele tem uma condição normal de utilização 60% da atração na traseira 40% na dianteira obviamente são peças bem semelhantes característica muito importante do troço em a robustez não é dificílimo de ter uma situação de quebra né de manutenção dessa dessa peça aqui tanto é que ele é tão famoso e tão venerado e por quem gosta de de áudio am e por último temos aqui o diferencial esportivo é que vocês viram no rs 4 então temos aqui no RS 4 RS5 RS6 RS7 toda a linha esportiva net o motor é é da plataforma m mlb né e neste caso aqui o toque vem no cardã por essa peça aqui e é distribuído através do diferencial para as duas rodas dianteira e traseira esquerda traseira direita vale ressaltar que aqui ficam alojados dois pacotes de embreagens né semelhante àquele lado do do round que vocês viram agora a pouco vai fazer com que você tenha um jogo de toque entre uma roda e outra então isso aí dando uma esportividade pra cá o condutor do veículo o pessoal só pra resumir então como vocês viram as atrações da audição bem diferente se a audi aplica as atrações no carro de acordo com a necessidade do projeto então a gente tem aqui basicamente um resumo bem interessante com round que a gente tem nos carros mqb tipo ou a 3 o RS3 o Q3 depois aquele torcem aqui nós temos as duas gerações e esse aqui do carro mais novo que é o que oito é isso é tão correto que 8 a 6 e a7 e esse aqui é o torcem dos modelos um pouco mais antigos e esse diferencial esportivo cabe destacar pessoal que no brasil os carros rs normalmente trazem esse equipamento como série mas na europa ele é um opcional então o carro pode ter ou não ter mais aqui no Brasil a Audi adotou como padrão que sempre lhes no rs é isso exata exato até é pelo perfil de cliente que compra esse tipo de veículo é que eles querem mais esportividade então nada mais justo que dá um pacote completo para eles só lembrando e pessoal esse diferencial aqui não está no rs 3 nenhum rs3 porque eles são a plataforma mqb esse aqui tá do RS 4 pra cima bom pessoal como vocês viram aqui nesse vídeo tá da explicação detalhada de todo o sistema de tração quattro a audi pela primeira vez no Brasil aqui quando Israel que o gerente nacional de treinamento André exato é um prazer para mim contribuir espero que todos já que as estão aí gostem do dar explicações e ajude aí na decisão de compra ou na no dia a dia de vocês bom pessoal se vocês gostaram desse vídeo não esquece de deixar o seu comentário final de contas se essa série de vídeos foi interessante porque não explicar todas as outras tecnologias da Audi aqui com quem mais entende e no lugar onde todos os técnicos da audição treinados o Brasil comprecar tv sempre com os melhores diferenciais pra vocês comprecar é ideal para quem quer 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